Menu
SADER_FULL
terça, 19 de novembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
CALDEIRÃO

Fátima do Sul terá o dia mais quente do ano com previsão de chuva para 5ª feira

A madrugada foi a mais quente do ano. As 5:00 hs o termômetro da praça Getúlio Vargas já marcava 30º C. Amanhã deve chover 15 mm.

30 Out 2019 - 09h01Por Adélio Ferreira - Fátima News

Fátima do Sul registrou hoje (30) a madrugada mais quente do ano. As 5:00 hs o termômetro da Praça Getúlio Vargas marcaram temperatura mínima de 30ºC. Às 9:00 hs foi registrado 36ºC.

A previsão é que a temperatura chegue aos42°C nesta quarta-feira em Fátima do Sul. Segundo o instituto de Climatologia, o Climatempo indica previsão de chuva, possibilidade de 90% chover 15 mm, nesta quinta feira, 31.

O pneumologista Ciro Kirchenchtejn, coordenador do Centro de Tratamento do Tabagismo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, lembra que essa condição climática também favorece a manutenção dos poluentes no ar, o que potencializa os danos à saúde.

As vias aéreas são uma das partes do nosso corpo mais sensíveis a essas variações climáticas, de acordo com a médica Ana Paula Moschione Castro, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). “O ar tem que chegar ao pulmão a uma temperatura de 36ºC, com umidade de 60%. Em dias secos, o nariz tem que trabalhar muito para garantir que o ar fique nessas condições”, explica.

Hidratação
A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Ana Paula observa que o ideal é escolher as soluções fisiológicas, que tem a mesma concentração dos líquidos corporais, e não apenas usar água pura ou soro caseiro.

Vaporizadores e bacias de água
Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. Kirchenchtejn lembra que a água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.

Para Ana Paula, a bacia de água ou a toalha úmida no quarto são opções mais seguras. Outra opção mais sofisticada são os umidificadores de ar em que é possível regular a umidade. Neste caso, o ideal é programar a umidade para ficar entre 55% e 60%.

Exercícios físicos
De acordo com o médico Gustavo Wandalsen, professor do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), em dias de umidade muito baixa, é recomendável evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde. “Se estiver muito ruim, o ideal é postergar para outro dia. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco”, diz.

Cuidados com os olhos
Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação.

Para aliviar a secura dos olhos, o médico recomenda que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial. “As lágrimas artificiais não necessitam de prescrição. O que acontece nesses períodos é que muitas pessoas lançam mão do colírio que têm em casa. Aumenta automedicação com colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos que, usados indiscriminadamente, até ressecam mais o olho”, diz Queiroz Neto. Outras dicas do médico são evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CULTURAMA - SUSTO
CULTURAMA: Motoqueiro vítima de acidente é identificado, foi socorrido pelos Bombeiros e passa bem
CULTURAMA - ACIDENTE
AGORA: Grave acidente envolvendo motoqueiro e ônibus próximo a Culturama
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
SEGUNDA DA LIMPEZA é no Mercado Julifran, confira as ofertas em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - NATAL NA CACAU SHOW
Já é Natal na Cacau Show, confira e faça sua reserva dos deliciosos panettones em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - CIA DO BICHO
Cia do Bicho com plantão 24h em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - POLÍCIA
Polícia é acionada e encontra corpo de idoso em estado avançado decomposição em Fátima do Sul
FATIMA DO SUL - TEMPERO & CIA
Neste feriado aprecie uma comida caseira no Restaurante Tempero & Cia em Fátima do Sul
FATIMA DO SUL - REINO DO SABER
Alunos do Reino do Saber de Fátima do Sul emocionam na Mostra de Interação Cultural
SONHO REALIZADO
Sinha Flor de Fátima do Sul ajuda noivos realizarem sonho em Santiago do Chile
CULTURAMA
Vereador Michel do ‘Ceará’ solicita implantação de feira livre no Distrito de Culturama