Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA - 1971

Fátima do Sul e sua história, a origem do termo: "Cidade Favo de Mel"

Fátima do Sul e sua história, a origem do termo: "Cidade Favo de Mel"

26 Set 2018 - 08h21Por Museu Masuo Yasunaka / Rivaldi Souza (Riva)

FÁTIMA DO SUL - Julho de 1971 - Convite da Administração Manfredo Alves Corrêa - Além da preciosidade histórica que este convite representa, registrando inaugurações importantes, como a do Relógio da Praça Getúlio Vargas, por exemplo, doado pelo Lions Clube de Fátima do Sul e, sendo monumento histórico que é, esperamos um dia sensibilizar as autoridades para restaurá-lo, antes que alguém no futuro o coloque abaixo, destruindo toda a simbologia representativa de uma era, de uma cidade, de um povo.
Queremos, hoje, chamar a atenção para o termo que mexe com a civilidade e amor a terra de todos os fatimassulenses: "Cidade Favo de Mel". 

Foi a partir da primeira Administração do prefeito Samir Chafik Garib (in memorian), "O Bom Samaritano,"como era chamado, que se vinculou a Fátima do Sul, a alcunha de "Cidade Favo de Mel." 
Samir, inspirado pelos formatos regulares dos lotes rurais de 30 ha e sua perfeita organização em quadras, com linhas e travessões, assemelhando-se a uma colmeia, criou a expressão e presenteou Fátima do Sul com a doçura do mel. A partir daí, a "abelha edificadora," sempre esteve presente nas divulgações oficiais do município.

A abelha tem como simbolismo principal, a ordem e sobretudo, o trabalho. Não houve termo mais iluminado, que pudesse representar melhor a característica de seu povo.
Fátima do Sul é uma criação árdua de um povo que enfrentou todos os desafios possíveis de seu tempo. A grande maioria, retirantes nordestinos, bravos migrantes compelidos pela grande seca, que, associados aos portugueses, espanhóis, japoneses, árabes e demais filhos de cada rincão deste país, motivo de seu primeiro nome: Vila Brasil, que aqui buscaram uma vida melhor, um pedacinho do céu.

E estes heróis conseguiram, unidos, enfrentar não só os desafios da selva, mas dos poderosos, que tentavam podar o seu destino, reduzindo o tamanho de seu território, quando de sua criação e, depois, dividindo irmãos, para enfraquecê-los (Fátima do Sul e Vicentina).

A princípio parecia que tinham conseguido, mas nos orgulhamos em ver, que a garra dos pioneiros permanece em ambas as cidades e apesar das dificuldades, prosperam.
A primeira vez que se registrou o termo "Cidade Favo de Mel" foi na edição do Jornal O Progresso do dia 12/07/1967, primeiro ano do primeiro mandato do saudoso prefeito Samir Chafik Garib, que em sua manchete registrou:

"Vinte mil pessoas prestaram homenagem à Fátima do Sul.
Fátima do Sul esteve toda coberta de Faixas, cada uma simbolizando aquilo que se pensam de sua cidade FAVO DE MEL.

Das primeiras horas do momento em que esta reportagem esteve presente fez se sentir a presença de um povo que sabe o que quer e alcança o que deseja pela bravura dinâmica de sua pujança ímpar.
Dentro de um programa extenso e variadíssimo os presentes vibraram deste os primeiros momentos ao término dos festejos.

Uma alvorada festiva fez-se ouvir nas primeiras horas daquele dia em que marcou época nos anais da história do, povo Fátimassulense. Logo mais realizava-se uma Missa Campal jamais vista em Fátima do Sul na praça que se tornou minúscula, apesar de seu gigantesco tamanho ante a numerosidade de pessoas que se acotovelavam naquele átrio público. Terminada a missa deu-se o hasteamento da bandeira com a entoação do Hino Nacional Brasileiro pelos presentes e estudantes que em seguida desfilaram pelas principais artérias da cidade favo de mel. A imagem pode conter: texto

Garbosamente os alunos do Instituto D. Pedro II, Ginásio Batista de Fátima do Sul, este último oferecendo um bolo de aniversário a cidade e uma medalha ao sr. prefeito municipal Samir Chafik Garib, entre os estabelecimento, desfilaram ainda Grupos Escolares Izabel Mesquita, e Fátima do Sul, que saudaram as autoridades presentes no palanque oficial representando tudo isso 12º. aniversário da cidade Favo de Mel.

Competições esportivas faziam parte dos festejos destacando-se corrida de bicicletas, pedestre, e a famosa divertida Gincana, partida amistosa entre o 21 de Abril e o Atlético E. C. de Ponta Porã.
Discursos alusivos a data, proferidos por diversos oradores dentre estes destacada mensagem do Sr. prefeito municipal Samir Chafic Garib.

Lauto almoço foi oferecido pela municipalidade ás autoridades presentes, demonstrando um laço fraternal a todos que ali vieram, nossa reportagem focalizou entre elas: João da Câmara, Prefeito de Dourados; Manoel Joaquim da Silva, prefeito de Itaporã; Armando Campos Belo, prefeito de Caarapó.
Fátima do Sul, a cidade Favo de Mel, viveu um dia de intenso e vibrante entusiasmo jamais vivido da sua vida pública.

Parabéns aos organizadores.”

Que a determinação desta abelha jamais abandone nosso povo e, como os pioneiros, saibamos enfrentar tudo e todos, para elevar cada vez mais este pedaço doce de chão.

Convite: Sr. José Bento Dias (Bentinho) - Distrito de Culturama, Fátima do Sul/MS.

Acervo: Museu Fotográfico Masuo Yasunaka

Edição: Rivaldi Souza (Riva)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Pastel R$ 3,49, copo suco R$ 1 real e estoura balão, veja OFERTAS do fim de semana do Jorge Mercado
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Município de Fátima do Sul recebe incentivo federal para abertura do Centro de Atenção Psicossocial

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis