Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA

Fátima do Sul e seu primeiro Juri, Dr. Ney Rodrigues o principal articulador para implantar Comarca

Realização do primeiro julgamento por um Conselho de Sentença, no Tribunal do Juri, da Comarca de Fátima do Sul. Nele, Dr. Ney Rodrigues de Almeida foi defensor dativo, sendo o réu absolvido por unanimidade de votos.

18 Nov 2018 - 19h58Por Edição e Texto Rivaldi Souza (Riva)

FÁTIMA DO SUL - 07-11-1967 - Realização do primeiro julgamento por um Conselho de Sentença, no Tribunal do Juri, da Comarca de Fátima do Sul. Nele, Dr. Ney Rodrigues de Almeida foi defensor dativo, sendo o réu absolvido por unanimidade de votos.

O Dr. Ney Rodrigues de Almeida foi o principal articulador para fazer de Fátima do Sul uma Comarca.

EM 27/09/2011 - Naquele dia a equipe do Projeto Masuo Yasunaka esteve no escritório do amigo e advogado, Dr. Ney Rodrigues de Almeida, que deixou aqui em solo Favo de Mel a sua grande marca: ter atuado arduamente para que Fátima do Sul se tornasse Comarca.

Aqui exerceu o seu ofício por vários anos, ocupou cargos públicos e acumulou um patrimônio de amigos e admiradores incalculável.

Homem de raciocínio rápido, descendente de heróis da Guerra do Paraguai (Retirada de Laguna), deu-nos a honra de nos receber, ceder cópias do processo em que atuou como defensor dativo no "primeiro Júri da Comarca de Fátima do Sul" e ainda, brindou-nos com histórias maravilhosas, que aqui serão preservadas oportunamente.
Na foto: Rivaldi Souza (Riva) e Dr. Ney Rodrigues de Almeida.A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé"Ata de Julgamento

Aos sete dias do mês de novembro, do ano de mil novecentos e sessenta e sete, nesta cidade e comarca de Fátima do Sul, Estado de Mato Grosso, no Edifício do Fórum, sito à Avenida 9 de Julho sem número, local onde se realizam as sessões do Tribunal do Juri, às treze horas, á portas abertas, presente o meritíssimo Juiz de Direito da 2a. Vara, da Comarca de Dourados e Presidente do Tribunal do Juri, Dr. Rafael Arcanjo de Arruda, comigo escrivão, adiante nomeado e os Oficiais de Justiça João Cavalcante de Lacerda e Walter Ramos da Silva e o Porteiro dos Auditórios, Eronivaldo Silva Vasconcelos, pelo m.m. Juiz, depois de verificar publicamente a urna que continha as vinte e uma cédulas, mandou se procedesse a chamada dos jurados em voz alta, a qual responderam dezesseis jurados a saber: 1) Clayton José Diniz; 2) Terezinha Gomes Façanha; 3) Quintino Bristot; 4) Elizeu Siqueira dos Santos; 5) Dimas Araújo de Medeiros; 6) Gedeon Rodrigues Jorge; 7) Sebastião Delalibera; 8 )Walter Onofre dos Santos; 9) Antônio Correia Tosta; 10) Sebastião Ducatti; 11) Salvador Hidalgo Ruiz; 12) José Pereira Bringel; 13) Orlando Pereira; 14) Paulo Escobar Gonçalves; 15) José da Câmara e 16) Renato Façanha, pelo que, declarou o mm. juiz aberta a sessão e anunciou que haviam deixado de comparecer como jurados... sendo sorteados pelo menor Benedito Braga, com oito anos de idade, os seguintes jurados suplentes: 1) Mário Diniz; 2) José Ferreira Vasconcelos; 3) Antônio Vicente Rodrigues; 4) Frederco Cortez Júnior e 5) Augusto Pereira (...)

Achando-se sobre a mesa uma urna aberta, a mesma o m.m. Juiz retirou todas as cédulas e, verificando uma a uma, nela colocou as referentes aos jurados presentes, amassou as relativas aos ausentes e, fechando-a, declarou que ia ser submetido a julgamento na sessão de hoje, pela ordem desta lista afixada à porta do Tribunal , o processo crime em que é autora a Justiça Pública e Réu João (...). Apregoados as partes, compareceu o réu João (...) e seus defensores dativos nomeados os Drs. Ney Rodrigues de Almeida e Mathias Pinto da Silva, os quais compareceram e tomaram assento na tribuna da defesa, compareceu ainda o Dr. Ayrthon Barbosa Ferreira, Assistente da acusação e o Dr. David Rosa Barbosa, nomeado pelo m.m. Juiz promotor ad. hoc., em vista do impedimento do titular da comarca, que se encontra de licença por motivos de saúde em sua família.

Em seguida, (...) anunciou que ia proceder ao sorteio dos sete jurados que deveriam compor o Conselho de Sentença.
(...)
Foram sorteados: 1) Salvador Hidalgo Ruiz; 2) Orlando Pereira; 3) Gedeon Rodrigues Jorge; 4) Renato Façanha; 5) Antônio Correia Tosta; 6) Paulo Escobar Gonçalves e 7) Elizeu Siqueira dos Santos".

O Réu foi JULGADO INOCENTE por unanimidade de votos.

O Escrivão foi o Sr. Aniz Rasslan.

Foto: Masuo Yasunaka
Acervo: Museu Fotográfico Masuo Yasunaka
Edição e Texto Rivaldi Souza (Riva)A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Prefeitura de Fátima do Sul e TJMS entregam 36 escrituras para moradores do bairro Morada do Sol
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Pastel R$ 3,49, copo suco R$ 1 real e estoura balão, veja OFERTAS do fim de semana do Jorge Mercado
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto