Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL - LIVROS

FÁTIMA DO SUL: Casal de professores lança livros e parte da renda será doada Rede Combate ao Câncer

13 Nov 2016 - 16h21Por FÁTIMA NEWS - REDAÇÃO

Os professores de História Wagner Cordeiro Chagas e Ana Paula Menezes Cordeiro, ambos das escolas estaduais Senador Filinto Müller e Vicente Pallotti lançarão neste mês livros oriundos de suas pesquisas de Mestrado em História pela UFGD.

O livro da professora Ana Paula, intitulado Atividades econômicas na Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND): a agricultura e a exploração da madeira (1950-1970), feito pela Editora Seriema, de Dourados, versa a respeito da história da exploração econômica na colônia criada nos anos de 1940 pelo governo Getúlio Vargas, e que deu origem aos municípios de Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis e parte de Angélica. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2010 e 2012, por meio de fontes como matérias do jornal O Progresso, documentos do Arquivo Público de MT/Cuiabá e MS/Campo Grande, acervos do Centro de Documentação Regional da UFGD (CDR-FCH/UFGD), entrevistas com antigos moradores da região, além de considerável produção bibliográfica que trata do assunto. O livro foi custeado com recursos próprios dos autores. A obra é prefaciada pelo professor de História da UFGD, Paulo Roberto Cimó Queiroz, um dos maiores especialistas sobre história econômica de MT/MS.

Já o professor Wagner Cordeiro lança o livro As eleições de 1982 em Mato Grosso do Sul (Life Editora/Campo Grande), onde buscou representar como ocorreu o primeiro pleito em que os eleitores do estado votaram para o cargo de governador e de que forma se deu a vitória da oposição à ditadura militar, tendo como governador eleito o advogado Wilson Barbosa Martins (PMDB). O pesquisador realizou o trabalho de 2012 a 2014 e buscou entre outras fontes, matérias dos jornais Correio do Estado, Diário da Serra, O Progresso e Quadro Verde; entrevistas com 13 ex-líderes políticos do estado, entre eles os ex-governadores Wilson Martins, Pedro Pedrossian e Zeca do PT; os ex-deputados Sergio Cruz, Youssif Domingos, Sultan Rasslan, José Elias Moreira e João Leite Schimidt. As referências bibliográficas são compostas por diversas obras relacionadas à história do Brasil e de MS. O livro tem o prefácio assinado pela professora de História da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marisa Bittar (ex-UFMS), autora considerada uma das maiores autoridades a respeito de história política de Mato Grosso do Sul.

Este livro foi publicado por meio de apoios culturais da FETEMS; SIMTED/Fátima do Sul; jornais virtuais Vicentinaonline e Douranews; deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS); vereadores Maurício Lemes (PSB/Dourados) e Duda (PR/Vicentina); diretores escolares Altair Albuquerque (Fátima do Sul) e Giliarde Rodrigues (Taboco/Corguinho); professora Vilminha da cadeira de rodas; Elétrica São Marcos; Jair Cabeleireiro e Manoel do Escritório.

Ambas as pesquisas foram orientadas pelo professor Paulo Cimó. O lançamento ocorrerá em 2 dias. Dia 19 de Novembro, a partir das 7 horas, na Mostra Cultural da E. E. Senador Filinto Müller; dia 23 do mesmo mês, na Mostra Cultura da E. E. Vicente Pallotti, a partir das 19 horas. O livro custará R$ 30,00 reais cada, e parte da renda obtida será doada à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Fátima do Sul. Aos que se fizerem presentes, os professores, desde já, agradecem.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS