Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
POLITICA

Eleições 1978: A primeira para o parlamento Sul-Mato-Grossense

a partir desta semana inicio uma série de artigos relacionados aos processos eleitorais ocorridos no estado de Mato Grosso do Sul, tanto para governador, quanto para deputados estaduais, federais e senadores.

17 Jul 2018 - 14h53Por Redação Fatima News

Prezado leitor (a), a partir desta semana inicio uma série de artigos relacionados aos processos eleitorais ocorridos no estado de Mato Grosso do Sul, tanto para governador, quanto para deputados estaduais, federais e senadores. A ideia é contribuir com novos conhecimentos a respeito da história de nosso estado, por meio de textos curtos e simples. Este é o primeiro e tem como objetivo apresentar como se deu a primeira eleição para Assembleia Legislativa de MS, e também para os representantes do estado na Câmara dos Deputados e Senado Federal, em 1978. 

 

Mato Grosso do Sul nasceu no dia 11 de outubro de 1977, de um ato arbitrário da ditadura militar, sem que houvesse consulta popular para dividir o então gigante Mato Grosso. Os ideais divisionistas do Sul de Mato Grosso têm origem no final do século XIX, quando alguns grupos de políticos, empresários, jornalistas, fazendeiros, entre outros, passam a defender a criação de uma nova unidade federativa.

 

Criado o estado, as primeiras eleições para escolha dos deputados estaduais, deputados federais e 1 senador ocorreram em 15 de novembro de 1978. A ditadura permitia eleições parlamentares, no entanto, escolher o presidente da República, o governador, prefeitos de municípios considerados área de segurança nacional, como capital, não era permitido.

 

Para a Assembleia Legislativa, os eleitores de Mato Grosso do Sul escolheram, pelo MDB, partido de oposição à ditadura militar: Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Sergio Cruz, Onevan de Matos, Sultan Rasslan, Odilon Nacasato e Roberto Orro. Pela ARENA, legenda de sustentação à ditadura, foram eleitos: Ramez Tebet, Paulo Saldanha, Londres Machado, Valdomiro Gonçalves, Osvaldo Dutra, Horácio Cerzósimo, Rudel Trindade, Alberto Cubel, Walter Carneiro, Zenóbio dos Santos e Ary Rigo.

 

Foram eleitos para a Câmara dos Deputados: Rubén Figueiró, Levy Dias e João Leite Schimidt, todos da ARENA. O MDB elegeu: Ubaldo Barém, Antônio Carlos de Oliveira e Walter de Castro.

Na disputa pela única vaga no Senado Federal, o confronto foi entre legenda e sublegenda, regra vigente na época, que permitia aos partidos lançar mais de 1 candidato ao cargo de senador. Pedro Pedrossian, ex-governador de Mato Grosso uno, e que, desde a criação de Mato Grosso do Sul, reivindicava ser nomeado o primeiro governador do estado, disputou a vaga ao Senado, como forma de comprovar ao então presidente ditador Ernesto Geisel sua popularidade por aqui. 

 

Contudo, a disputa foi apertada. Os candidatos da ARENA foram os 2 ex-governadores de Mato Grosso: Pedro Pedrossian e José Fragelli (sublegenda). Pelo MDB concorreram: Plínio Barbosa Martins, ex-prefeito de Campo Grande, e Humberto Neder (sublegenda). Pedro Pedrossian obteve 134.338 votos e José Fragelli 45.815 votos. Plínio Martins recebeu 130.652 votos e seu companheiro Humberto Neder 11.456. Pedro Pedrossian conquistou a vaga graças à somatória de seus votos com o de José Fragelli.

 

Os primeiros parlamentares de Mato Grosso do Sul tomaram posse em fevereiro de 1979 e ao longo de seus mandatos participaram de momentos importantes do início do funcionamento do novo estado, como a elaboração da primeira Constituição Estadual, sancionada em julho daquele ano. Acompanharam também as crises causadas pela disputa de poder, entre 1979 e 1982, que levou Mato Grosso do Sul a ter 4 governadores: Harry Amorim Costa, Londres Machado, Marcelo Miranda Soares e Pedro Pedrossian.

Wagner Cordeiro Chagas

Mestre em História pela UFGD e professor em Fátima do Sul. Pesquisa sobre história política de MS desde 2007. Autor do livro “As eleições de 1982 em MS” (2016).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Município de Fátima do Sul recebe incentivo federal para abertura do Centro de Atenção Psicossocial
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da semana com muitas promoções você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul; CONFIRA
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com copo de SUCO a R$ 1 real; confira as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS