Menu
PASSARELA
domingo, 17 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
FÁTIMA DO SUL - De Volta ao Passado

Alunos do Filinto Muller volta ao século 20 em aula de história em Fátima do Sul

Muito interessante a criatividade dos alunos da Escola Estadual Senador Filinto Muller

14 Mar 2018 - 14h34Por Adélio Ferreira - Fátima News

Muito interessante a criatividade dos alunos da Escola Estadual Senador Filinto Muller, de Fátima do Sul, viveram o início do século 20, no Brasil, em uma aula, que aconteceu no dia 07 de março.

Uma aula no início do século 20, no Brasil. As turmas dos 9 anos A, B e C tiveram uma aula diferenciada de História, com o professor Wagner Cordeiro. Ao estudarem o tema República Velha no Brasil (1889 - 1930), o professor sugeriu aos estudantes que tentassem conseguir algumas roupas que lembrassem a moda de mulheres e homens do País naquela época.

A evolução da moda no Brasil

Do longo ao mini, do algodão ao tecido sintético, dos cabelos volumosos aos chapados. A moda muda, se transforma, inventa, reinventa, revoluciona - e se repete. Da influência europeia à busca por uma identidade nacional, a moda brasileira mudou radicalmente desde o tempo dos nossos bisavós. Historicamente, não faz muito tempo que as mulheres só saiam de casa de vestido longo, luvas e sombrinha. O que diriam elas se vissem as pernas de fora de hoje (que nem chocam mais)? O que foi revolucionário antes hoje já é trivial.

O homem se veste há séculos mas o estilismo como profissão só se tornou curso superior nos anos 1970. Os que pensam que a moda não é uma forma de expressão e de arte, mas só a maneira como as pessoas cobrem seus corpos, podem parar de ler por aqui. Para os que continuam, o cmais+ entrevistou o autor do livro e diretor do documentário homônimo “História da Moda no Brasil”, João Braga, para conhecer a trajetória da moda brasileira. Ele dividiu a moda em sete períodos.

“As mulheres vestiam-se aqui no Brasil como se elas fossem verdadeiramente europeias. Com o calor do Rio de Janeiro e as mulheres usavam casaco de pele. Sem necessidade, mas era chique usar casaco de pele em Paris. Na rua do ouvidor, no Rio de Janeiro, falava-se mais francês do que português”, diz João Braga.

Nessa época era característico ver nas ruas mulheres usando cintura marcada, chapéus bem grandes, coque fofo, vestidos longos, botinhas e uma sombrinha a tiracolo. Já os homens usavam flor na lapela, calça comprida, paletó, gravata, colete e chapéu.

Uma curiosidade: no final do século XIX até o princípio do século XX, algumas famílias abastadas do Rio de Janeiro mandavam lavar e passar as roupas em Lisboa por que consideravam que no Rio não soubessem lavar e passar bem. "Isso talvez muito mais por exibicionismo do que por qualquer outra questão de higiene propriamente dita", diz João Braga.

No período do pós-guerra, as saias se encurtam e a mulher começa a ter uma vida social mais ativa. Essa mudança no comportamento feminino que inspirou o nome do período.

No Brasil, a influência parisiense continua forte, mas já se produz roupas aqui – inspiradas na moda de fora, mas com adaptações.

Na moda feminina o que se destacava era o chapeuzinho cloche, o cabelo mais curto e a cintura mais baixa, na altura do quadril. “Isso deixa o corpo mais retilíneo”, diz João Braga. (Com informações da Cultura)

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA - NATURAL DE FÁTIMA DO SUL
Natural de Fátima do Sul, homem perde controle e morre após colidir moto em guard rail
FATIMA DO SUL
As vespera do jogo do Brasil Fátima do Sul entra no clima da Copa do Mundo
FATIMA DO SUL
I Arraiá do Kaquinho reune vizinhos e familiares em Fátima do Sul
FATIMA DO SUL - POLACO RESTAURANTE
Churrasco neste domingo no Polaco Restaurante e jogo da seleção em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - NESTE DOMINGO
1ª Feijoada do Cupim acompanhada com 'Resenha do Samba' e jogo da seleção em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - NA NOSSA LOJA
FÁTIMA DO SUL: Chegaram a nova coleção inverno 2018 na Nossa Loja, venha conferir as lindas blusas
FÁTIMA DO SUL - NESTE DOMINGO NO CUPIM
1ª Feijoada do Cupim acompanhada com 'Resenha do Samba' e jogo da seleção em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - A COPA CHEGOU NO O BOTICÁRIO
Seleção O Boticário - itens indispensáveis para jogar bonito em Fátima do Sul
FATIMA DO SUL - FESTA MANIA
Festa Mania: uma loja para voce fazer "a Festa" agora em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - NOTA PM
Juíza proíbe venda de bebidas em garrafas de vidro durante período da Copa do Mundo em Fátima do Sul