Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
fátima do sul

Fátima do Sul participa da Audiência Pública em Glória de Dourados

24 Set 2013 - 10h34Por Lucimara Luca / Assessoria

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul participou da audiência pública "Mais Saúde Para o MS", realizada pelo deputado federal, Marçal Filho (PMDB) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (CIDECO), que envolvem os municípios de Jateí, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina, Ivinhema, Angélica Novo Horizonte do Sul e Glória de Dourados. A audiência aconteceu na noite de sexta-feira (20) no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Glória de Dourados.

A audiência teve por objetivo discutir a situação da saúde pública no país, em especial no Mato Grosso do Sul, sendo que na ocasião as pessoas presentes responderam um relatório que apontará as carências, necessidades e melhorias a serem desenvolvidas em cada município.

O deputado federal, Marçal Filho (PMDB) é o Relator do Orçamento da União (OGU), para a Saúde em 2014 e tem o desafio de lutar pelos recursos que serão assegurados para a área da saúde. O parlamentar percorrerá município polos regionais do Estado, para ouvir das administrações, da comunidade e segmentos relacionados às urgências e necessidades do setor. A meta é tratar e construir soluções em Brasília, junto ao Ministério da Saúde e através da Comissão Mista de Orçamento (CMO), para as demandas emergenciais, quanto às estruturações em longo prazo.

Em seu discurso o prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior, revelou que a saúde é o sonho de todo brasileiro. “As pessoas sonham em ser atendidos de maneira respeitosa e digna. A saúde necessita de especialidade médica, pois, a Estratégia de Saúde da Família veio para que o médico possa estar perto da família, mas precisamos de especialistas”, disse o anfitrião da audiência.

O prefeito de Jateí, Arilson Targino enfatizou a importância dos hospitais regionais e solicitou apoio e investimentos do governo estadual e federal. “Na nossa região o PSF está bom, mas o problema são os hospitais que tem que dar sustentação. Sobre as especialidades as pessoas tem que entrar na fila porque primeiro é atendido Dourados depois os outros municípios. A população quer a solução nossa carência é de hospitais e também não adianta trazer especialista sem o suporte, a grande deficiência está nos hospitais regionais”, explicou o prefeito de Jateí.

Ao discursar o deputado federal, Marçal Filho fez um relato de sua trajetória sobre as ações desenvolvidas em prol da saúde e alegou que os prefeitos devem tratar a saúde como prioridade zero. “Muitos Pet Shop tratam melhor o cão, enquanto muitos brasileiros que pagam seus impostos não dispõem de uma saúde pública digna”, explicou o deputado.

O parlamentar afirmou que não basta construir prédios, mas é necessário equipamentos e profissionais. “Podemos abrir mão de várias coisas em nosso país, inclusive o Trem Bala, mas não podemos desmerecer a Saúde Pública, deixando-a em segundo plano”, alegou o deputado.

O vice-prefeito de Fátima do Sul, Gilberto da Silva destacou o trabalho desenvolvido pelo deputado e afirmou que é um momento importante para o Estado. “É a hora de apontarmos nossas carências e necessidades, é o momento de exigirmos uma saúde com melhores condições. O deputado tem efetuado um belíssimo trabalho e esperamos que através dessa audiência pública nosso Estado avance na saúde pública”, comentou o vice-prefeito.

Devido a compromissos na capital do Estado, o prefeito de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos (PSDB) não compareceu a audiência, mas declarou que o município necessita de equipamentos. “Fátima do Sul conta com atendimento de especialistas como pediatra e cardiologistas, porém nossa carência é de equipamentos para realização de exames. Estamos um passo a frente de muitos municípios, mas pretendemos avançar em busca de uma saúde digna. Não podemos cruzar os braços, precisamos lutar pelas necessidades da nossa cidade e principalmente lutar pela saúde dos nossos moradores”, disse o prefeito.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon