Menu
SADER_FULL
quinta, 19 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
fátima do sul

Fátima do Sul participa da Audiência Pública em Glória de Dourados

24 Set 2013 - 10h34Por Lucimara Luca / Assessoria

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul participou da audiência pública "Mais Saúde Para o MS", realizada pelo deputado federal, Marçal Filho (PMDB) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (CIDECO), que envolvem os municípios de Jateí, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina, Ivinhema, Angélica Novo Horizonte do Sul e Glória de Dourados. A audiência aconteceu na noite de sexta-feira (20) no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Glória de Dourados.

A audiência teve por objetivo discutir a situação da saúde pública no país, em especial no Mato Grosso do Sul, sendo que na ocasião as pessoas presentes responderam um relatório que apontará as carências, necessidades e melhorias a serem desenvolvidas em cada município.

O deputado federal, Marçal Filho (PMDB) é o Relator do Orçamento da União (OGU), para a Saúde em 2014 e tem o desafio de lutar pelos recursos que serão assegurados para a área da saúde. O parlamentar percorrerá município polos regionais do Estado, para ouvir das administrações, da comunidade e segmentos relacionados às urgências e necessidades do setor. A meta é tratar e construir soluções em Brasília, junto ao Ministério da Saúde e através da Comissão Mista de Orçamento (CMO), para as demandas emergenciais, quanto às estruturações em longo prazo.

Em seu discurso o prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior, revelou que a saúde é o sonho de todo brasileiro. “As pessoas sonham em ser atendidos de maneira respeitosa e digna. A saúde necessita de especialidade médica, pois, a Estratégia de Saúde da Família veio para que o médico possa estar perto da família, mas precisamos de especialistas”, disse o anfitrião da audiência.

O prefeito de Jateí, Arilson Targino enfatizou a importância dos hospitais regionais e solicitou apoio e investimentos do governo estadual e federal. “Na nossa região o PSF está bom, mas o problema são os hospitais que tem que dar sustentação. Sobre as especialidades as pessoas tem que entrar na fila porque primeiro é atendido Dourados depois os outros municípios. A população quer a solução nossa carência é de hospitais e também não adianta trazer especialista sem o suporte, a grande deficiência está nos hospitais regionais”, explicou o prefeito de Jateí.

Ao discursar o deputado federal, Marçal Filho fez um relato de sua trajetória sobre as ações desenvolvidas em prol da saúde e alegou que os prefeitos devem tratar a saúde como prioridade zero. “Muitos Pet Shop tratam melhor o cão, enquanto muitos brasileiros que pagam seus impostos não dispõem de uma saúde pública digna”, explicou o deputado.

O parlamentar afirmou que não basta construir prédios, mas é necessário equipamentos e profissionais. “Podemos abrir mão de várias coisas em nosso país, inclusive o Trem Bala, mas não podemos desmerecer a Saúde Pública, deixando-a em segundo plano”, alegou o deputado.

O vice-prefeito de Fátima do Sul, Gilberto da Silva destacou o trabalho desenvolvido pelo deputado e afirmou que é um momento importante para o Estado. “É a hora de apontarmos nossas carências e necessidades, é o momento de exigirmos uma saúde com melhores condições. O deputado tem efetuado um belíssimo trabalho e esperamos que através dessa audiência pública nosso Estado avance na saúde pública”, comentou o vice-prefeito.

Devido a compromissos na capital do Estado, o prefeito de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos (PSDB) não compareceu a audiência, mas declarou que o município necessita de equipamentos. “Fátima do Sul conta com atendimento de especialistas como pediatra e cardiologistas, porém nossa carência é de equipamentos para realização de exames. Estamos um passo a frente de muitos municípios, mas pretendemos avançar em busca de uma saúde digna. Não podemos cruzar os braços, precisamos lutar pelas necessidades da nossa cidade e principalmente lutar pela saúde dos nossos moradores”, disse o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
PIPA ILEGAL
Proibido por lei, mas “comum” nas ruas, cerol torna perigosa brincadeira que atravessa gerações
Mundo Novo
Marido agride grávida com socos e arranca seus cabelos ao desconfiar de traição
Ponta Porã
Jovem diz que recebeu 25 kg de maconha como pagamento por uma semana de sexo
ELEIÇÕES 2018 - ARTICULAÇÕES
DEM escolhe Reinaldo e indica Barbosinha a vice e Zauith ao Senado
MORTE DE BEBÊ
Bebê morre ao ser amamentado com leite contendo com 'combinação letal de drogas'
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura de Laguna Carapã abre concurso com 96 vagas e salários de até R$ 4,1 mil
AÇÕES DEPUTADO ONEVAN
AL/MS aprova projeto de Onevan que concede utilidade pública a entidade de Cassilândia
NOVA ONDE DE FRIO
Nova onda de frio chega no dia 20 e sensação térmica fica abaixo de 0ºC
NOVA ALVORADA DO SUL - ACIDENTE FATAL
Homem morre dentro de carro que caiu em represa em Nova Alvorada do Sul