Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
fátima do sul

Fátima do Sul participa da Audiência Pública em Glória de Dourados

24 Set 2013 - 10h34Por Lucimara Luca / Assessoria

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul participou da audiência pública "Mais Saúde Para o MS", realizada pelo deputado federal, Marçal Filho (PMDB) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (CIDECO), que envolvem os municípios de Jateí, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina, Ivinhema, Angélica Novo Horizonte do Sul e Glória de Dourados. A audiência aconteceu na noite de sexta-feira (20) no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Glória de Dourados.

A audiência teve por objetivo discutir a situação da saúde pública no país, em especial no Mato Grosso do Sul, sendo que na ocasião as pessoas presentes responderam um relatório que apontará as carências, necessidades e melhorias a serem desenvolvidas em cada município.

O deputado federal, Marçal Filho (PMDB) é o Relator do Orçamento da União (OGU), para a Saúde em 2014 e tem o desafio de lutar pelos recursos que serão assegurados para a área da saúde. O parlamentar percorrerá município polos regionais do Estado, para ouvir das administrações, da comunidade e segmentos relacionados às urgências e necessidades do setor. A meta é tratar e construir soluções em Brasília, junto ao Ministério da Saúde e através da Comissão Mista de Orçamento (CMO), para as demandas emergenciais, quanto às estruturações em longo prazo.

Em seu discurso o prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior, revelou que a saúde é o sonho de todo brasileiro. “As pessoas sonham em ser atendidos de maneira respeitosa e digna. A saúde necessita de especialidade médica, pois, a Estratégia de Saúde da Família veio para que o médico possa estar perto da família, mas precisamos de especialistas”, disse o anfitrião da audiência.

O prefeito de Jateí, Arilson Targino enfatizou a importância dos hospitais regionais e solicitou apoio e investimentos do governo estadual e federal. “Na nossa região o PSF está bom, mas o problema são os hospitais que tem que dar sustentação. Sobre as especialidades as pessoas tem que entrar na fila porque primeiro é atendido Dourados depois os outros municípios. A população quer a solução nossa carência é de hospitais e também não adianta trazer especialista sem o suporte, a grande deficiência está nos hospitais regionais”, explicou o prefeito de Jateí.

Ao discursar o deputado federal, Marçal Filho fez um relato de sua trajetória sobre as ações desenvolvidas em prol da saúde e alegou que os prefeitos devem tratar a saúde como prioridade zero. “Muitos Pet Shop tratam melhor o cão, enquanto muitos brasileiros que pagam seus impostos não dispõem de uma saúde pública digna”, explicou o deputado.

O parlamentar afirmou que não basta construir prédios, mas é necessário equipamentos e profissionais. “Podemos abrir mão de várias coisas em nosso país, inclusive o Trem Bala, mas não podemos desmerecer a Saúde Pública, deixando-a em segundo plano”, alegou o deputado.

O vice-prefeito de Fátima do Sul, Gilberto da Silva destacou o trabalho desenvolvido pelo deputado e afirmou que é um momento importante para o Estado. “É a hora de apontarmos nossas carências e necessidades, é o momento de exigirmos uma saúde com melhores condições. O deputado tem efetuado um belíssimo trabalho e esperamos que através dessa audiência pública nosso Estado avance na saúde pública”, comentou o vice-prefeito.

Devido a compromissos na capital do Estado, o prefeito de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos (PSDB) não compareceu a audiência, mas declarou que o município necessita de equipamentos. “Fátima do Sul conta com atendimento de especialistas como pediatra e cardiologistas, porém nossa carência é de equipamentos para realização de exames. Estamos um passo a frente de muitos municípios, mas pretendemos avançar em busca de uma saúde digna. Não podemos cruzar os braços, precisamos lutar pelas necessidades da nossa cidade e principalmente lutar pela saúde dos nossos moradores”, disse o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
FÁTIMA DO SUL E CAARAPÓ - POLÍCIA CIVIL
Ação conjunta da PC de Fátima do Sul e Caarapó prendem em flagrante filho que extorquia própria mãe
JARDIM - MS - CARNAVAL CANCELADO
Assim como Bonito, Prefeitura de Jardim também prefere usar dinheiro do Carnaval para outros fins
IVINHEMA - FATALIDADE
Homem morre durante Missa na Matriz em Ivinhema
MINISTRA CONFIRMA PRESENÇA
Ministra Tereza Cristina participa do Showtec 2019 que acontece em Maracaju
CAMPO BELO RESORT - VEJA OS PACOTES
Campo Belo, o Resort mais incrível do interior de SP vai entrar no clima do Queen!, Confira aqui
VEJA SE SEU CELULAR É PIRATA
Saiba como consultar se seu aparelho é pirata - 1,4 mil celulares piratas serão bloqueados em MS
MORTE A ESCLARECER NO MS
Após discussão com pais, jovem é encontrado morto em MS
OPORTUNIDADES EM MS
Em MS: Prefeitura e instituições de ensino abrem concurso com salários de R$ 998 a R$ 9,6 mil