Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Dourados - segurança

Exército começa a operar Sisfron a partir de novembro em Dourados

29 Out 2014 - 13h30Por 94 FM

Um dos mais ousados projetos das Forças Armadas Brasileiras, o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) deve começar a ser operado a partir de novembro em Dourados. A informação é do Ministério da Defesa, que na sexta-feira (24) fez demonstração do projeto-piloto durante visita do ministro Celso Amorim ao município.

Durante evento na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, onde será instalado um dos centros de operação do Sisfron, Amorim pode ver de perto os resultados de parte do projeto de R$ 12 bilhões para monitoramento de 1,2 milhão de quilômetros quadrados de fronteira do Brasil com os vizinhos sul-americanos. Nesta fase piloto, segundo o Ministério da Defesa, o projeto contará com “68 antenas de comunicação e uma infovia”.

De acordo com informativo divulgado pelo órgão federal, “a expectativa é de que o novo centro comece a funcionar já a partir de novembro”. Ainda segundo o ministério, o Sisfron “pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados” e por esta razão “é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo”.

“Trata-se de um conjunto integrado de recursos tecnológicos, tais como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir vulnerabilidades na região fronteiriça”, destaca o Ministério. Numa rede social, o órgão apresentou a foto de um soldado descrito como “modelo de militar que deve atuar no Sisfron”.

A intenção do governo é implantar o projeto plenamente até 2021. “O sistema também permitirá enfrentar problemas que atingem grandes cidades, como drogas e contrabando de armas. Isso tudo com uma ampla consciência da importância da tecnologia e da indústria brasileira”, disse Celso Amorim durante o evento na Brigada Guaicurus.

Conforme o Ministério da Defesa, o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, que está à frente do Comando Militar do Oeste do Exército, informou que o Sisfron dará apoio ao Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal e ajudará a promover maior interação entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e inteligência.

“O Sisfron permitirá a cooperação interagências e maior capacitação profissional. Além disso, o sistema vai contribuir para a geração de emprego e renda”, afirmou o general, com base em estimativas oficiais que apontam para a geração de aproximadamente mil empregos diretos e 4 mil indiretos com a instalação do novo sistema nos próximos anos.

Em Mato Grosso do Sul, o Sisfron também terá centros de operação em Mundo Novo, Iguatemi e Caracol. (Com informações do Ministério da Defesa)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da Semana com os melhores preços você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS