Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Culturama - educação

Escola Jonas Belarmino desenvolve projeto “Meu Eu, raízes, história e identidade” em Culturama

Escola está desenvolvendo o Projeto: “Meu Eu, raízes, história e identidade”

18 Ago 2014 - 09h24Por Assessoria

A Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva do distrito de Culturama / MS, está desenvolvendo o Projeto: “Meu Eu, raízes, história e identidade”, com os estudantes do “Projeto: Seguindo em Frente” do Nível I (6º e 7º anos) e Nível II (8º e 9° anos) do Ensino Fundamental, uma ação da campanha “Todo Jovem na Escola”.

Tal projeto é de idealização do Professor Orientador Cleiton Rodrigues de Araújo que leciona a disciplina de Ciências da Natureza, juntamente com a Professora Orientadora Eliane Vieira de Alexandre Ribeiro que leciona a disciplina de Ciências Humanas, onde contam também com o apoio de toda a equipe escolar.

O mesmo surgiu devido grande parte dos jovens de hoje apresentarem certa insegurança sobre a questão do seu “Eu”, ou seja, da sua identidade própria, bem como da sua história de vida. Nesta perspectiva este projeto vem de encontro à necessidade e a importância do jovem contemporâneo em se auto-conhecer, e em saber sua história ou trajetória de vida até o presente momento, tendo como fato primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da sua própria história, e a partir destes diagnósticos traçar linhas de valores, regras de boa convivência, pensamentos, desejos do que o aluno e sua família tem para suas vidas e o que esperam em relação ao mundo em que vive, e assim pretende-se principalmente também estreitar os laços entre estes jovens e suas famílias através do resgate de alguns valores, hábitos e afetos.

Neste contexto, o professor Cleiton Rodrigues de Araújo, destaca que o presente projeto tem por finalidade, dar ao jovem a liberdade de dizer quem “ele” é, e de criar situações pedagógicas para estes distinguir suas características, seus amigos e valorizar seu eu, e que tudo isto também os auxiliam na autoconfiança, no crescimento pessoal e na valorização de diferenças e semelhanças.

A culminância do projeto foi referente ao dia 12 (doze) de agosto de 2014, onde foi realizada uma “Festinha de Confraternização dos Aniversariantes do Mês”. Lembrando que o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e que o mesmo será finalizado com a apresentação e divulgação para a comunidade escolar de todas as ações propostas e desenvolvidas, dentre estas: elaboração de um álbum de identificação, com a história de cada estudante; entrevista com a Família – e “Reprodução de suas Histórias”, através de Teatro, Vídeo, Jogral e/ou Poema; e dentre outras.

A diretora da unidade escolar, Maria Lucélia de Figueiredo Gomes, que muito incentiva projetos como este, destaca a importância destes jovens em estabelecer uma relação positiva com a família, amigos, escola e sociedade e agradece a todos os envolvidos na execução do projeto, demais professores colaboradores, coordenação pedagógica e estudantes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro