Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
DEODÁPOLIS - USINA

Empresa quebra paradigma, capacita e emprega filhos de funcionários em Deodápolis

Programa Acreditar Jr. oferece até remuneração enquanto capacita jovens.

22 Set 2015 - 15h04Por G1

Muitas empresas proíbem a contratação de parentes de funcionários, mas uma empresa do setor sucroenergético que tem três unidades em Mato Grosso do Sul, a Odebrecht Agroindustrial, está quebrando esse paradigma. Por meio do Programa Acreditar Jr. a companhia em parceria com o Senai capacita filhos de colaboradores e depois contrata os que mais se destacaram durante os cursos.

“Para nós é bem melhor você capacitar e depois contratar uma pessoa indicada por um funcionário, no caso, o seu filho ou filha, do que ir no mercado buscar um profissional. Esse parente do colaborador que participa do programa já traz de casa o interesse em trabalhar na empresa, que ocorre a medida que o seu pai, a sua mãe, fala de como é o seu local de trabalho. Já tem também o comprometimento, porque além da indicação do pai ou da mãe, ele passa por um processo seletivo e precisa se empenhar e demonstrar interesse para conseguir a vaga e, por último, já conhece a cultura da companhia, já que muitos fizeram parte de outras iniciativas, como o projeto Broto da Gente, que oferece acompanhamento escolar e várias atividades sócio educativas”, explica o vice-presidente de Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade da empresa, Genésio Lemos Couto.

Nesta segunda-feira (21), foi promovida em Deodápolis, a 260 quilômetros de Campo Grande, na região sudoeste do estado, a aula inaugural de mais duas turmas do programa, que atenderá filhos de funcionários da usina Eldorado. Os 32 jovens, com idades em 18 e 22 anos, com Ensino Médio completo ou em processo de conclusão, participarão dos cursos de “Eletricista Automotivo” e de “Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas”.

Segundo Lemos, o processo seletivo para a entrada nos cursos teve um total de 175 inscrições, o que demonstra o grande interesse que desperta entre os colaborares e seus familiares. Os cursos terão 960 horas/aula. As aulas teóricas serão ministras pelos instrutores do Senai na unidade da instituição em Deodápolis enquanto que as práticas vão ocorre na usina Eldorado. Nos cursos, além capacitação, os alunos ainda são registrados pela empresa e recebem uma remuneração de um salário mínimo, para que possam se dedicar integralmente ao aprendizado.

Mato Grosso do Sul, de acordo com a empresa, foi pioneiro na implementação do programa. A metodologia utilizada foi a mesma que foi desenvolvida por outra empresa do grupo, a construtora Odebrecht, que criou o programa para atender familiares de colaboradores envolvidos na construção da usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.

Para promover o desenvolvimento social, implementar ações para absorver a mão de obra local e estimular a geração de emprego e renda, a primeira turma do Acreditar Júnior foi aberta em agosto de 2014, para atender filhos, netos, primos e sobrinhos dos colaboradores da usina Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul.

Foi oferecido na cidade o curso de “Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel. Voltado para jovens de 17 a 22 anos. Com 1.620 horas/aula de capacitação, a primeira turma ofereceu 44 vagas e teve 153 inscritos. Os excelentes resultados obtidos fizeram com que a empresa ampliasse o alcance do programa. Além desta turma em Nova Alvorada do Sul e das duas novas em Deodápolis, possui outras sete para atender as comunidades de Alto Taquari (MT), Mineiros (GO) e Caçu (GO), onde também tem plantas instaladas. A empresa também deve abrir na próxima safra 2016/2017 uma nova turma em Mato Grosso do Sul, desta vez no município de Costa Rica.

Oportunidade única
Para o líder de colheita da usina Eldorado, Denis Flávio dos Santos, de 37 anos, que teve o filho Flávio Henrique dos Santos, de 18 anos, como um dos selecionados para participar do curso de “Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas”, a oportunidade é única. “É uma grande oportunidade, ainda mais em momento de crise no país. Ter a oportunidade de se capacitar, fazer carreira na empresa e ainda ser remunerado com um salário minimo enquanto estuda é único”, diz.

Denis que é pai ainda de duas meninas, disse que sem essa oportunidade que seu filho certamente acabaria deixando Deodápolis. “Ele acabaria saindo em busca de uma chance de estudar e trabalhar em outro local”, comenta, revelando que o sonho agora é que suas filhas também ingressem na empresa. “A mais velha chegou a participar da seleção, mas a psicologa apontou que ela não tinha perfil para os cursos que estavam sendo oferecidos, mesmo assim, pediu que ela encaminhasse currículo diretamente para a empresa, onde poderá conseguir uma colocação”, explica.

Além do Acreditar Jr. a empresa ainda possuir diversos outros programas voltados para a identificação de jovens com potencial e alinhados com os valores da companhia, entre eles, o Jovem Parceiro e o Jovem Agroindustrial. Em todos, os jovens têm a oportunidade de conhecer diferentes etapas da cadeia produtiva da empresa e aprender com profissionais altamente qualificados e experientes que integram a equipe de colaboradores da companhia.

A holding da qual faz parte a Odebrecht Agroindustrial conquistou ainda a terceira colocação no ranking de pesquisa sobre a “Empresa dos Sonhos dos Jovens”, realizada pela Cia de Talentos em parceria com a Nextview People.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS