Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS - PROJETO

UNIGRAN: Projeto de Nutrição fomenta os campos de atuação profissional e a comunicação

UNIGRAN: Projeto de Nutrição fomenta os campos de atuação profissional e a comunicação

28 Mai 2019 - 08h20Por UNIGRAN / ASSESSORIA

A comunicação é ferramenta fundamental no cotidiano de qualquer profissional. E o Projeto ‘A comunicação como instrumento de trabalho e os diferentes campos de atuação do nutricionista’, realizado com os acadêmicos do 1º semestre do curso de Nutrição da UNIGRAN, buscou apresentar o processo de comunicação como um requisito importante a fim de um trabalho mais humano, integrado e eficaz.

A atividade foi ministrada nas disciplinas de ‘Introdução à Nutrição’, sob a coordenação da professora Juliana Barros de Almeida e de ‘Linguagem e Argumentação I’, orientada pela professora Andréia de Oliveira Alencar Iguma. Os acadêmicos, em uma tarefa prática da teoria estudada em sala de aula, entrevistaram nutricionistas que atuam em diferentes campos com o intuito de ampliar o conhecimento acerca das áreas de atuação e perceber como funciona o processo de comunicação dentro da profissão. As gravações das entrevistas por meio de vídeo foram apresentadas aos demais grupos e inseridas na plataforma do Google Classroom da turma.

Mesa Temática

Como proposta de encerramento do Projeto foi realizada uma mesa temática sobre ‘Áreas de atuação do nutricionista – práticas cotidianas’. As convidadas para falar sobre as diferentes possibilidades de atuação profissional foram Celina Mizuno Prado, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King e Larissa Silva Amorim, nutricionista da Escola Pingo de Gente.

Celina apresentou os diferentes trabalhos que o nutricionista de uma Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN – tem, que vai muito além de uma cozinha industrial. A nutricionista citou diversos segmentos, como hotelaria, unidade escolar, industrias, offshore (como em plataformas de petróleo, navios), assessoria para arquitetos em obras e construções, assessoria em restaurante, entre outros.

“Quem trabalha em UAN precisa estar bem inteirado no que ser refere à gestão, pois fazemos toda a parte administrativa do setor, além de ter conhecimento das resoluções da Anvisa e conhecer um pouquinho de RH [Recursos Humanos], menciona.

Em uma organização, para cada 100 refeições servidas é necessária a presença de um nutricionista, de acordo com Celina Prado. “O balanceamento dos alimentos das refeições é feito conforme as questões culturais do local, como o tipo de pessoa, se é trabalhador braçal ou administrativo, pessoas enfermas, se é do setor industrial, tudo isso é levado em conta para montar o cardápio. No Hospital Evangélico, por exemplo, a equipe prepara as refeições para a população enferma e a população sadia. A diferença dos enfermos é que cada um tem uma patologia, então são feitas refeições nutricionalmente adequadas, já para a parte de refeição coletiva sadia é feita uma revisão geral em que atende todas as pessoas dentro dos padrões nutricionais”, destaca.

Ao relatar sobre a profissão, a nutricionista não esconde o entusiasmo. “Eu sou apaixonada por esta área. Temos muitos desafios, trabalhamos com metas, custos. O importante é trabalhar com muito amor”, considera.

Áreas de atuação

Conforme a Resolução nº 600 de 2018, do Conselho Federal de Nutricionistas, são apresentadas seis grandes áreas do exercício profissional: Nutrição em Alimentação Coletiva; Nutrição Clínica; Nutrição em Esportes e Exercício Físico; Nutrição em Saúde Coletiva; Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos; Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.

A professora Juliana Barros garante que promover atividades que facilitam o processo de aprendizagem despertam o interesse e a curiosidade dos acadêmicos. “O contato com profissionais que já atuam na área possibilita que os alunos ampliem os horizontes sobre sua futura profissão e as diversas possibilidades de atuação. Saber, por exemplo, da possibilidade de atuação em plataforma de petróleo, em alto mar ou em empresas multinacionais que oportunizam o trabalho fora do país, são situações, muitas vezes, nunca imaginadas por eles. Fico feliz em poder possibilitar esses encontros e ajudá-los na compreensão da amplitude de atuação do nutricionista”, finaliza. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia / Wesley Ortiz ACIDENTE FATAL
IDENTIFICADO o jovem que morreu após colidir em traseira de caminhonete em Dourados
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
CERGRAND DE LUTO
Morre Diretor Presidente da Cergrand Itair Rodrigues, Cooperativa informa sobre velório em Nota
UNIGRAN oferece diversas opções de Pós na área da Estética - FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Pós-graduações presenciais da UNIGRAN iniciam aulas no final de abril

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão