Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
UNIGRAN - DOURADOS - GASTRONOMIA

UNIGRAN: Acadêmicos de Gastronomia aprendem sobre cozinha regional durante aula show

Acadêmicos de Gastronomia aprendem sobre cozinha regional durante aula show

8 Abr 2019 - 08h13Por UNIGRAN / ASSESSORIA

A estrela da noite faz jus à culinária raiz. Prato típico da região pantaneira, o pacu foi o ingrediente principal de uma aula show, promovida pelo chef Gabriel Pimentel, professor do curso de Gastronomia da UNIGRAN e direcionada para acadêmicos do 1º e 3º semestre. A palestra foi ministrada pelo chef Emerson Aguirre, de Corumbá, porta de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense.

“A proposta de trazer para essa aula show um chef do nosso Estado é mostrar para os estudantes a qualidade dos nossos profissionais e o Aguirre é referência aqui para nós, ele tem formação acadêmica, entre outros cursos de especialização. Sabemos da importância de mostrar aos nossos alunos o valor da formação acadêmica e, principalmente, de todo o ensino que oferecemos aqui na UNIGRAN”, afirma Pimentel.

Aguirre começou a cozinhar aos 19 anos, mas a paixão pela culinária surgiu mesmo aos 21 anos, quando começou a fazer cursos, se especializar. Após os estudos iniciou a carreira em restaurantes e buffets de Brasília, no Distrito Federal como freelancer. Hoje, aos 31 anos, já de volta a Corumbá, criou o projeto ‘Como se fosse para Deus’ um projeto social de inclusão que instrui adolescentes e jovens através da gastronomia.

Depois de um bate-papo descontraído em que o chef contou um pouco da história de vida dele aos acadêmicos, ele passou para a parte prática da aula show que falou sobre a culinária regional. O peixe escolhido para a demonstração foi o pacu e, na primeira parte da aula, Aguirre ensinou a desossar o peixe, deixando ele totalmente sem espinhas.

“Eu fiz a desossa de um pacu, tirei as espinhas para desmistificar também a situação de que é um peixe difícil de fazer. Fiz um peixe que não é assado e nem frito, é feito em uma redução de vinho em fogo brando, finalizando o prato com batatas e especiarias”, explica Aguirre.

Ainda de acordo com o palestrante, o contato com os alunos durante essas aulas show, aproxima cada vez mais os acadêmicos do mercado de trabalho, mostrando um pouco a agilidade e a destreza que um chef deve ter durante a confecção dos pratos.

“Na minha época de universitário não tínhamos oportunidade de participar desse tipo de atividade extra, por isso os alunos devem aproveitar o máximo todo e qualquer tipo de demonstração, atividade prática, oficinas e tudo que agregar conhecimento à jornada estudantil”, considera.

Ainda segundo o chef, mesmo depois de formado o aprendizado continua. “Por diversos momentos na minha carreira eu pensei em largar tudo, deixar tudo para trás, pois depois que saímos da universidade, muitos são os altos e baixos, mas devemos sempre nos lembrar de que a cada dia nasce um novo aprendizado, são momentos que todos vamos passar”, finaliza Emerson Aguirre.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Motorista invadiu uma residência; Foto: Leandro Holsbach/Ligado Na Notícia DOURADOS - VÍDEO
VÍDEO: Motorista de carreta sai da pista, invade residência e fica gravemente ferido em Dourados
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia / Wesley Ortiz ACIDENTE FATAL
IDENTIFICADO o jovem que morreu após colidir em traseira de caminhonete em Dourados
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
CERGRAND DE LUTO
Morre Diretor Presidente da Cergrand Itair Rodrigues, Cooperativa informa sobre velório em Nota

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS