Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de janeiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER BET
UNIGRAN DOURADOS

Projeto de Psicologia da UNIGRAN conscientiza estudantes adolescentes sobre as drogas

Projeto de Psicologia da UNIGRAN conscientiza estudantes adolescentes sobre as drogas

30 Nov 2019 - 13h14Por UNIGRAN / ASSESSORIA

Os acadêmicos do 4º semestre de Psicologia da UNIGRAN encerraram o projeto ‘Palestras sobre o uso de substâncias psicoativas e suas consequências’, que conscientizou centenas de alunos do 6º ao 9º ano, em 20 escolas públicas de Dourados. O projeto, de ensino e extensão, foi coordenado pela professora Julice Antoniazzo Gadani, da disciplina de Psicofarmacologia.

A professora é representante titular da Instituição no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad de Dourados e o projeto teve a parceria do órgão colegiado.

“A iniciativa de levarmos as palestras nas escolas surgiu quando fui indicada para ser a representante do curso no Comad. Nele eu faço parte da Comissão de Projetos e resolvi unir as duas coisas, primeiro fazer os acadêmicos aprenderem todo sobre o mecanismo de ação das substâncias químicas no SNC [Sistema Nervoso Central] e depois, levar esse conhecimento às escolas, por meio de palestras em grupo, levando esse assunto de forma acessível e lúdica para a faixa etária de 10 à 16 anos”, explicou Gadani.

O projeto teve como objetivo prevenir o uso das drogas lícitas ou ilícitas, conscientizando todos os participantes sobre o vício e os malefícios físicos e psiquiátricos que elas causam.

A professora explicou também, que durante a adolescência surgem as curiosidades e más companhias que comumente conduzem para o caminho das drogas, por isso, o projeto é extremamente importante, pois leva conhecimento sobre o tema, que geralmente é negligenciado nas escolas e em casa.

Para a aluna Aurilene Recco Silva, do período noturno, o projeto contribuiu também na formação do perfil profissional dos futuros psicólogos. “O ciclo de palestras foi um espaço de troca e compartilhamento de conhecimentos, entre palestrantes e ouvintes, quando pudemos sair do ambiente interno da universidade e contribuímos com a comunidade, passando o aprendizado obtido em sala de aula sob uma abordagem preventiva e de orientação. Enquanto acadêmicos de Psicologia, pudemos lançar um olhar sobre a realidade e vivenciar na prática a importância da realização de trabalhos assim, nos despertando ainda a pensar na responsabilidade social que precisamos assumir enquanto futuros profissionais e no quanto podemos contribuir criando vínculos solidários. O projeto nos aproximou mais da prática, nos modificou e nos fez ser capazes de manter um olhar ainda mais intenso sobre a importância de estarmos sempre dispostos a ajudar e saber nos posicionarmos de maneira empática, já que é uma futura profissão onde trabalharemos o tempo inteiro com contato humano’, disse.

Já a acadêmica Marlova Leonardelli Ximenes, do período matutino, destacou o crescimento pessoal que obteve com a atividade.  “Estar envolvida nesse projeto foi uma experiência acadêmica enriquecedora e uma grande oportunidade pessoal de crescimento como ser humano. Todo o envolvimento desde o preparo até a apresentação da palestra trouxe aprimoramento do meu conhecimento não só sobre os efeitos e as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas bem como sobre as técnicas de ensino e aprendizagem, necessárias à apresentação do trabalho. Ainda, nos oportunizou conhecer um pouco do dia a dia na Psicologia Escolar, pois recebemos orientações e ouvimos as experiências do psicólogo da escola, que tão gentilmente nos acolheu em seu ambiente de trabalho e acreditou em nosso projeto”, apontou.

Durante o projeto, os alunos que fazem o uso de alguma substância psicoativa e solicitaram ajuda aos acadêmicos, foram encaminhados para o acompanhamento psicológico gratuito no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, tanto o usuário quanto os familiares.

Além da contribuição social, o projeto exigiu um grande comprometimento dos acadêmicos, principalmente no estudo aprofundado do assunto para preparar a palestra e estar aptos a responder e orientar adequadamente os alunos.

“Também, passaram por uma grande experiência de humanização, oportunizando colocar em prática o conhecimento teórico da academia, olhando o outro com o sentimento de amor e de ajuda quando necessário”, concluiu Gadani.

O projeto é realizado anualmente e a apresentação é utilizada como uma das avaliações da disciplina.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - VENDAVAL
Vendaval derruba árvore, destelha casas e deixa uma pessoa ferida em Dourados
DOURADOS E REGIÃO
Inscrições abertas para o Curso de Marketing Digital para empresário em Dourados
DOURADOS - POLÍTICA
Barbosinha reforça importância da união política em benefício de Dourados
DOURADOS - UNIGRAN
Engenharia Civil da UNIGRAN tem publicação em revista nacional e aprovações em mestrados
ACIDENTE FATAL
Jovem morre após ter perfuração no intestino em acidente na BR-262 em MS
EXPOAGRO 2020
Expoagro confirma as duas primeiras atrações de 2020
TRAGEDIA NA RODOVIA
Pai e filha, moradores de Dourados, morrem em acidente no Paraná
DOURADOS - ASSASSINATO
Após briga de vizinhos por causa de porta, homem é morto com facada em Dourados
ALCOOL
Mãe é agredida pela própria filha com socos e chutes em Dourados
DOURADOS - UNIGRAN
Acadêmicos da Unigran podem usar a ID Estudantil, Confira como baixar e se cadastrar