Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS

Projeto de Psicologia da UNIGRAN conscientiza estudantes adolescentes sobre as drogas

Projeto de Psicologia da UNIGRAN conscientiza estudantes adolescentes sobre as drogas

30 Nov 2019 - 13h14Por UNIGRAN / ASSESSORIA

Os acadêmicos do 4º semestre de Psicologia da UNIGRAN encerraram o projeto ‘Palestras sobre o uso de substâncias psicoativas e suas consequências’, que conscientizou centenas de alunos do 6º ao 9º ano, em 20 escolas públicas de Dourados. O projeto, de ensino e extensão, foi coordenado pela professora Julice Antoniazzo Gadani, da disciplina de Psicofarmacologia.

A professora é representante titular da Instituição no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad de Dourados e o projeto teve a parceria do órgão colegiado.

“A iniciativa de levarmos as palestras nas escolas surgiu quando fui indicada para ser a representante do curso no Comad. Nele eu faço parte da Comissão de Projetos e resolvi unir as duas coisas, primeiro fazer os acadêmicos aprenderem todo sobre o mecanismo de ação das substâncias químicas no SNC [Sistema Nervoso Central] e depois, levar esse conhecimento às escolas, por meio de palestras em grupo, levando esse assunto de forma acessível e lúdica para a faixa etária de 10 à 16 anos”, explicou Gadani.

O projeto teve como objetivo prevenir o uso das drogas lícitas ou ilícitas, conscientizando todos os participantes sobre o vício e os malefícios físicos e psiquiátricos que elas causam.

A professora explicou também, que durante a adolescência surgem as curiosidades e más companhias que comumente conduzem para o caminho das drogas, por isso, o projeto é extremamente importante, pois leva conhecimento sobre o tema, que geralmente é negligenciado nas escolas e em casa.

Para a aluna Aurilene Recco Silva, do período noturno, o projeto contribuiu também na formação do perfil profissional dos futuros psicólogos. “O ciclo de palestras foi um espaço de troca e compartilhamento de conhecimentos, entre palestrantes e ouvintes, quando pudemos sair do ambiente interno da universidade e contribuímos com a comunidade, passando o aprendizado obtido em sala de aula sob uma abordagem preventiva e de orientação. Enquanto acadêmicos de Psicologia, pudemos lançar um olhar sobre a realidade e vivenciar na prática a importância da realização de trabalhos assim, nos despertando ainda a pensar na responsabilidade social que precisamos assumir enquanto futuros profissionais e no quanto podemos contribuir criando vínculos solidários. O projeto nos aproximou mais da prática, nos modificou e nos fez ser capazes de manter um olhar ainda mais intenso sobre a importância de estarmos sempre dispostos a ajudar e saber nos posicionarmos de maneira empática, já que é uma futura profissão onde trabalharemos o tempo inteiro com contato humano’, disse.

Já a acadêmica Marlova Leonardelli Ximenes, do período matutino, destacou o crescimento pessoal que obteve com a atividade.  “Estar envolvida nesse projeto foi uma experiência acadêmica enriquecedora e uma grande oportunidade pessoal de crescimento como ser humano. Todo o envolvimento desde o preparo até a apresentação da palestra trouxe aprimoramento do meu conhecimento não só sobre os efeitos e as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas bem como sobre as técnicas de ensino e aprendizagem, necessárias à apresentação do trabalho. Ainda, nos oportunizou conhecer um pouco do dia a dia na Psicologia Escolar, pois recebemos orientações e ouvimos as experiências do psicólogo da escola, que tão gentilmente nos acolheu em seu ambiente de trabalho e acreditou em nosso projeto”, apontou.

Durante o projeto, os alunos que fazem o uso de alguma substância psicoativa e solicitaram ajuda aos acadêmicos, foram encaminhados para o acompanhamento psicológico gratuito no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, tanto o usuário quanto os familiares.

Além da contribuição social, o projeto exigiu um grande comprometimento dos acadêmicos, principalmente no estudo aprofundado do assunto para preparar a palestra e estar aptos a responder e orientar adequadamente os alunos.

“Também, passaram por uma grande experiência de humanização, oportunizando colocar em prática o conhecimento teórico da academia, olhando o outro com o sentimento de amor e de ajuda quando necessário”, concluiu Gadani.

O projeto é realizado anualmente e a apresentação é utilizada como uma das avaliações da disciplina.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DENGUE - Fotos: Divulgação / Governo de MS TRAGÉDIA
Criança de 7 anos morre de dengue em Mato Grosso do Sul
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio News IDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro Holsbach IDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
É neste SÁBADO, sorteio de R$ 20 mil e muitos prêmios no aniversário de 22 anos do Jorge Mercado

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS