Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de agosto de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
DOURADOS - PREOCUPANTE

Levantamento aponta que 27 agrotóxicos foram detectados na água em Dourados

Levantamento aponta que 27 agrotóxicos foram detectados na água em Dourados

15 Abr 2019 - 20h30Por André Bento / Dourados Agora

Um levantamento inédito feito com base em informações apuradas pelo Ministério da Saúde revela que 27 agrotóxicos foram encontrados na água considerada potável que abastece Dourados entre os anos de 2014 e 2017. O dossiê aponta ainda que 11 dessas substâncias estão associadas a doenças crônicas, como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.

Publicada nesta segunda-feira (15) pelo Portal UOL, essa informação é fruto de investigação conjunta entre Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye, uma organização suíça. Foram compilados dados de 854.140 testes realizados no Brasil inteiro de 2014 a 2017 por meio do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano). 

A reportagem diz que no país, uma a cada quatro cidades tem água considerável potável contaminada. Foram destacadas as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza (no Ceará), Manaus (Amazonas), Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso), Florianópolis (Santa Catarina) e Palmas (Tocantins).

“Embora se trate de informação pública, os testes não são divulgados de forma compreensível para a população, deixando os brasileiros no escuro sobre os riscos que corem ao beber um copo d’água”, pontua a matéria assinada pelas jornalistas Ana Aranha e Luana Rocha.

Contaminação por agrotóxicos na água consumida em Dourados foi informada pelo Ministério da Saúde (Foto: Paulo Yuji Takarada)Contaminação por agrotóxicos na água consumida em Dourados foi informada pelo Ministério da Saúde (Foto: Paulo Yuji Takarada)

Na publicação é possível ter acesso aos dados de municípios (clique aqui para conferir). Em Dourados há indicação de 27 agrotóxicos na água que abastece sua população. Dos 11 associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos, constam Alaclor, Atrazina, Carbendazim, Clordano, DDT+DDD+DDE, Durion, Glifosato, Lindano, Mancozebe, Permetrina e Trifluralina. 

 

Há menção a outras 16 substâncias, 2,4D+ 2,4,5T, Aldicarbe, Aldrin, Carbofurano, Clopirifós, Enossulfan, Endrin, Metamidofós, Metolacloro, Molinato, Parationa Metílica, Pnedimentalina, Profenofós, Simazina, Tebuconazol, e Terbufós.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGRESSÃO
VÍDEO: homem é contido aos tapas por guardas municipais em UPA de Dourados
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Secretária é intimada a depor sobre morte em hospital sem médico em Dourados
UNIGRAN - PROJETO
Projeto de Nutrição da UNIGRAN conscientiza crianças sobre alimentação saudável
UNIGRAN - XI SALÃO DE PESQUISA
UNIGRAN abre inscrições de trabalhos acadêmicos e científicos para o XI Salão de Pesquisa
MAIS UM ACIDENTE
Batida entre carretas deixa um morto e outro em estado grave na BR-163
CONSTRUÇÃO CIVIL
Com foco no mercado profissional, capacitações na construção civil são oferecidas a detentos de MS
QUADRILHA
Filho de policial militar é chefe de quadrilha que fez crianças reféns
FATIMASSULENSES LANÇAM NOVO CD
Fatimassulenses Mazinho e Luciano lançam novo CD no domingo em Dourados
DOURADOS - ACIDENTE FATAL
Passageira morre após homem colidir moto contra placa de sinalização em Dourados
DOURADOS - AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Dourados recebe pacote de obras de R$ 28,8 milhões na área de saneamento