Menu
CACAU SHOW FÁTIMA DO SUL 0
domingo, 20 de outubro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
UNIGRAN DOURADOS

Fisioterapia e Educação Física realizam Rei e Rainha de Anatomia e Ergonomia da UNIGRAN Dourados

Fisioterapia e Educação Física realizam Rei e Rainha de Anatomia e Ergonomia da UNIGRAN Dourados

12 Jun 2019 - 10h44Por UNIGRAN / ASSESSORIA

Os acadêmicos do 5º semestre de Fisioterapia e do 1º semestre de Educação Física da UNIGRAN, respectivamente, participaram de uma atividade com a utilização de metodologias ativas, com o objetivo de facilitar o aprendizado das disciplinas de Anatomia e Ergonomia. As atividades foram coordenadas pelo professor Alex Basílio. Saiba como conseguir o bônus de boas-vindas de Sportingbet Sportingbet bônus.

Segundo o professor, as atividades foram uma adaptação do método Rei e Rainha da Derivada, criada pelo professor Ricardo Fragelli, e foi a pioneira na UNIGRAN. “Esse método foi criado para facilitar o aprendizado de disciplinas com um alto grau de complexidade e geralmente é utilizado no fim dos semestres, sendo também uma revisão geral do conteúdo. Nós adaptamos o método para as disciplinas de Anatomia e Ergonomia, já que os alunos apresentam muita dificuldade no aprendizado”, explicou.

“Na derivada, o método funciona com a criação de um problema matemático e duplas de alunos tentam resolvê-lo. No caso da Anatomia, no início nós criamos uma situação-problema para os alunos identificarem o músculo que estava sendo utilizado e o osso citado, para diagnosticarem e solucionarem a partir da análise das características presentes. Já na Ergonomia, criamos outra situação-problema e eles tiveram que identificar quais pontos estavam incorretos e em conflito com a Norma Regulamentadora específica. Depois, na fase classificatória, eles elaboraram perguntas uns para os outros e, então, realizamos a final que definiu o Rei, a Rainha e o segundo e terceiro lugar de cada uma”, ressaltou.

Rei da Anatomia e Rainha da Ergonomia com os alunos que conquistaram o segundo e o terceiro lugar

Na atividade de Anatomia o aluno Daniel Rauch foi o Rei, Bruno Dias ficou em segundo lugar e Enivaldo Vicente em terceiro. Já em Ergonomia, Lidiane Costa a Rainha, Luana Neves em segundo lugar e Alexia Andressa em terceiro.

A Rainha de Ergonomia aprovou a iniciativa e destacou a contribuição para o aprendizado. “Foi maravilhoso participar da atividade. Uma forma muito gostosa de aprender e debater Ergonomia, considerando que disciplinas sobre legislação são mais difíceis de compreender. Esse método proporcionou muita interação entre os alunos e exigiu muito preparo, pois todos participaram para ganhar. Eu não imaginava que iria vencer porque estava muito nervosa e com medo de esquecer o conteúdo, mas aprendi que quando dominamos o assunto, temos um bom desenvolvimento em qualquer situação. Estou muito feliz com o resultado e a premiação também me motivou a estudar ainda mais”, mencionou Lidiane Costa.

Já o Rei de Anatomia disse estar mais confiante para as provas após a atividade. “O que mais chamou minha atenção foi a ludicidade da aula, que ajudou tanto os alunos que estudaram para participar do concurso como quanto os demais. O método me ajudou com a interpretação e a fixação do conteúdo. Foi muito bom vencer o concurso, pois além de receber a premiação, me deixou mais confiante para as provas”, destacou Daniel Rauch.

Metodologias ativas

A utilização de metodologias ativas pelos docentes na UNIGRAN foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão, que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.

Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INFANTICIDIO
Manicure é suspeita de matar o filho ao dar à luz em banheiro em Dourados
AÇÃO PARLAMENTAR
Barbosinha pede reforma urgente na agência do Detran de Dourados
NÃO RESISTIU
Ciclista morre no HV após ser atropelado por ônibus em Dourados
100 PROFISSIONAIS
Sem profissionais e medicamentos, UPA só vai atender urgência e emergência em Dourados
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da UEMS: Inscrições vão até 25 de outubro
DOURADOS - OPORTUNIDADE
Prefeitura abre mais de 600 vagas de estágio em várias áreas em Dourados, CONFIRA
ACIDENTE - DOURADOS
Mulher fica ferida após perder controle da direção, sair da pista e cair em ribanceira
INCIDENTE FATAL
Denunciado por queimada, morador morre em confusão com guardas em Dourados
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Fundações de Trabalho oferecem 1120 vagas para todo Estado
VÍTIMA IDENTIFICADA
Jovem de 22 anos é identificado em acidente fatal entre Indápolis e Deodápolis