Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
DOURADOS - ERA DIGITAL

Era Digital chega a Dourados com lançamento da nova programação da TVE Cultura

Era Digital chega a Dourados com lançamento da nova programação da TVE Cultura

4 Dez 2018 - 11h55Por Kemila Pelin para o Bonito Informa
Emissora pública de MS apresentará suas mais de 150 horas de programação regional em ato que marca o desligamento do sinal analógico na segunda maior cidade do Estado
 
A TVE Cultura lança às 9h30 desta quarta-feira (5) em Dourados sua nova programação, composta por mais de 150 horas de produções regionais próprias e elaboradas por parceiros e que vai ao ar até 5 de abril de 2019. O evento, realizado na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) também marca o desligamento do sinal analógico na segunda maior cidade do Estado, atendendo ao marco regulatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, a migração foi antecipada e desde 14 de agosto o sistema digital da emissora pública de Mato Grosso do Sul está disponível na região do município, pelo canal 13.1.
 
O governo federal estabeleceu datas para municípios em diferentes regiões terem o sinal analógico direcionado para TVs desligado. Em Campo Grande e Terenos, a primeira data seria 14 de agosto, porém, diante da falta de adesão da população à aquisição dos receptores digitais, o prazo foi prorrogado até o fim de outubro. Como a TVE Cultura já havia preparado sua migração para o novo sistema, nesse período, manteve a transmissão dos dois sinais. Além disso, antecipou para agosto a meta na Grande Dourados, que recebeu os sinais analógico e digital da emissora.
 
“Quando você tem esses avanços tecnológicos, sai da TV analógica para a digital, além de melhorar a qualidade do sinal, também tem de levar ao usuário uma programação de qualidade”, afirmou Reinaldo Azambuja. O governador destacou que o processo de migração foi fruto de parceria entre a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e a Claro/Embratel, sem custos para a instituição pública, ao mesmo tempo que outros acordos com entidades da sociedade civil, como a TV Cultura de São Paulo, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e universidades também fortalecem o conteúdo veiculado pela emissora.
 
O conteúdo regional foi reforçado no processo de digitalização, trazendo produções da própria TVE, como o jornalístico Panorama MS, e destacando programas como o Giro do Esporte e atrações focadas na arte e cultura de Mato Grosso do Sul; bem como material veiculado atrás de parcerias. É o caso de Guateka: com direção de Thiago Rotta e as digitais da Plug Produções, a ficção de cinco episódios retrata justamente a região de Dourados na visão do Bro’s MCs, grupo de rap guarani-kaiowá que tem suas impressões sobre o cotidiano, incluindo a pobreza e os conflitos por terra, retratadas no audiovisual.
 
Ex-prefeito de Dourados e futuro vice-governador, o empresário Murilo Zauith destacou a importância do momento. “É com muita satisfação que recebemos os esforços da TVE Cultura de dar a Dourados protagonismo no cenário estadual ao, junto com a Capital, ter antecipada a transmissão digital e, agora, sendo escolhida como palco para o lançamento da nova programação da emissora. Sem dúvida, é a consolidação de um importante serviço à sociedade”, destacou.
 
“A digitalização do sinal da TVE Cultura pode ser considerada um novo marco na história da Rádio e Televisão Educativa do Estado, comparável à sua criação em 1984, ao início da produção própria ou à interiorização, que será intensificada com a nova tecnologia. Em breve, chegaremos a mais 12 municípios no sistema digital, que dá mais qualidade às transmissões, e depois a mais de 24 milhões de lares na América do Sul, com as transmissões pelo satélite StarOne C2, levando o melhor de Mato Grosso do Sul a 70 milhões de pessoas”, destacou Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel. 
 
“Agradecemos à presidente da Aced, a empresária Elizabeth Salomão, e ao tesoureiro Domingos Ventorini, bem como ao futuro vice-governador Murilo Zauith por colaborarem com esse evento que entrará para a história da radiodifusão estadual”, complementou. Durante o evento, serão apresentados os programas que compõem a nova grade da TVE Cultura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOE 5 ML DE AMOR
Trote do Bem aumenta o número de doadores voluntários de medula óssea
IRRESPONSABILIDADE
Adolescente abandona recém-nascida embaixo de tanque em Dourados
VIVER PERIGOSAMENTE
Túnel no Parque das Nações apresenta rachaduras em põe Douradenses em alerta
LATA DE SARDINHA
Universitários sofrem com ônibus lotados para chegar até Universidades de Dourados
DOURADOS - CIFRA NEGRA
Justiça autoriza desocupação do gabinete de Idenor e viagem de Longhi em Dourados
ACIDENTE FATAL
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS - VÍDEO DE ACIDENTE
VÍDEO mostra colisão frontal entre motos que matou dois em Dourados
TRAFICANTE
Jovem morre após troca de tiros com a polícia em Dourados
ACIDENTE FATAL
Dois morrem em colisão frontal em Dourados
CRIME
Acusado de mandar matar patrão vai à PED após tentar suicídio na delegacia