Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS

Egressa de Fisioterapia da UNIGRAN conclui doutorado na UFMS

Egressa de Fisioterapia da UNIGRAN conclui doutorado na UFMS

26 Jun 2019 - 11h12Por UNIGRAN / ASSESSORIA

A egressa do curso de Fisioterapia da UNIGRAN, Eliane Barbosa Togoe, formada em 2006, concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. A tese defendida e aprovada pela banca em audiência pública abordou a doença renal crônica (DRC), área de pesquisa que Eliane atua desde o ano de 2005, quando ainda era estudante da graduação da UNIGRAN.

A pesquisa intitulada ‘Influência do treinamento aeróbio de alta intensidade sobre variáveis de estresse oxidativo e morfometria muscular em modelo animal de doença renal’, teve o objetivo de analisar o efeito do exercício aeróbio no indivíduo que sofre de doença renal em fases não dialíticas e, considerando a dificuldade de estudar algumas variáveis em seres humanos, a pesquisa foi realizada em modelo animal de doença renal em ratos.

Sob a orientação da professora Dra. Iandara Schettert Silva, pesquisadora na área de modelos animais de doença do programa de Pós-graduação, desenvolveu-se a doença renal crônica, fases não dialíticas nos animais, para que fosse possível estudar os efeitos dos exercícios aeróbios sobre os músculos. Geralmente, nas fases não dialíticas da doença renal, ainda não há sintomas e o indivíduo muitas vezes desconhece sua condição.

A DRC é uma grande preocupação de saúde pública e tem como principais causas a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus. Segundo pesquisas, em média, 60% dos pacientes que fazem hemodiálise no Brasil, são hipertensos e diabéticos. Ainda, a doença renal não apresenta sintomas e, por isso, na maioria dos casos só é descoberta quando a função dos rins está bastante comprometida.

“Tudo começou na graduação da Eliane quando ela foi minha aluna de iniciação científica aqui na UNIGRAN. Depois, quando eu entrei para o doutorado e ela para mestrado, ambos no mesmo programa, foi necessário entendermos mais sobre a prática de exercícios físicos no doente renal, se era seguro ou não. A partir daí começamos a desenvolver a pesquisa”, explicou a professora Dra Juliana Cury.

A investigação teve caráter interdisciplinar e iniciou com a cirurgia experimental nos ratos, na UFMS, em seguida foi feito o deslocamento dos animais para a UNIGRAN, onde fizeram o treinamento aeróbio, na modalidade natação, durante seis semanas e, após a eutanásia, as análises dos materiais coletados foram feitas no Laboratório de Patologia Geral e Experimental da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

“No meu trabalho de conclusão de curso [TCC] realizamos a avaliação funcional e treinamento respiratório em doentes renais durante a hemodiálise. Depois, continuei a explorar o tema no mestrado, porém já na linha modelo animal de doença, e agora no doutorado, sob a orientação da professora Iandara, que também foi colaboradora da professora Juliana no seu doutorado. Então, para responder o questionamento da tese, escolhemos a prática de exercícios de alta intensidade, seguindo recomendações internacionais, nos animais e estudamos variáveis morfométricas, estresse oxidativo e função renal”, explicou Eliane.

Ao concluir o estudo, as pesquisadoras observaram que a prática de exercícios aeróbios em doentes renais apresentou resultados positivos nas variáveis estudadas e potencial efeito protetor da função renal. O resultado completo da tese será publicado em breve em revistas científicas da área.

A pesquisa contou com o apoio de alunos de iniciação científica da UNIGRAN, durante o período de treinamento dos animais, e teve a co-orientação da professora Dra. Juliana Loprete Cury, dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da instituição.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Motorista invadiu uma residência; Foto: Leandro Holsbach/Ligado Na Notícia DOURADOS - VÍDEO
VÍDEO: Motorista de carreta sai da pista, invade residência e fica gravemente ferido em Dourados
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia / Wesley Ortiz ACIDENTE FATAL
IDENTIFICADO o jovem que morreu após colidir em traseira de caminhonete em Dourados
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
CERGRAND DE LUTO
Morre Diretor Presidente da Cergrand Itair Rodrigues, Cooperativa informa sobre velório em Nota

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis