Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Cidades

Dourados amplia acesso à vasectomia pelo SUS

1 Set 2015 - 17h15

A Prefeitura de Dourados assumiu a realização dos procedimentos de vasectomia que antes eram realizados pelo HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e agora passaram a ser executados na Clínica da Mulher. A mudança agiliza os trâmites e tem ampliado a quantidade de homens com acesso ao serviço.

“A administração do prefeito Murilo trabalhada assumindo responsabilidades e buscando alternativas para garantir maior agilidade à oferta de serviços de saúde, e essa mudança na realização de vasectomias é um exemplo disso. Mesmo no início, já está apresentando o resultado positivo que esperamos”, afirma o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, ressaltando a qualidade do atendimento ofertado na Clínica da Mulher.

No HU-UFGD eram realizados entre um e dois procedimentos por semana. Já na Clínica da Mulher, são realizados uma média de cinco semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras a tarde, que são dias com menos movimento local para garantir maior privacidade ao homem.

“A gente tem o acesso direto à fila. Então ligamos para lembrar ao paciente do agendamento e, caso não possa comparecer, por exemplo, já o remarcamos para outro dia e adiantamos o próximo da fila”, explica Maria Luiza Palma, coordenadora da Clínica. Ela lembra que isso dá mais agilidade ao andamento da fila e reduz a quantidade de desistências.

Em duas semanas com o procedimento sendo realizado na Clínica, já foram pelo menos 12 vasectomias executadas. O acesso direto à fila se dá, porque o homem já faz na Clínica todos os trâmites que antecedem a realização do procedimento.

Quando um homem ou casal decidem adotar algum método contraceptivo, é preciso primeiro buscar a Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima de casa. Esta faz o encaminhamento para a Clínica da Mulher que é a responsável pelo programa de Planejamento Familiar.

Através deste, o casal passa por palestras e atendimento com médico, psicóloga, assistente social, enfermeira e cirurgião para escolha do método contraceptivo mais indicado para ele. Ao optar pela vasectomia, o homem é encaminhado para agendar a data para o procedimento.

“Nós trabalhamos através do Planejamento Familiar a conscientização do homem em relação à vasectomia. Muitos ainda acreditam que isso afeta a masculinidade ou a virilidade, mas é um mito e nas palestras mostramos tudo isso para desmistificar a questão”, afirma Maria.

A vasectomia é considerada um método definitivo, assim como laqueadura realizada na mulher. No entanto, a execução do procedimento, assim como a recuperação de que o faz é mais simples, pois se trata de um procedimento ambulatorial. Já a laqueadura que continua sendo realizada no HU-UFGD, é uma cirurgia, que exige um local e equipe apropriados, anestesia, entre outros.

Ambos os métodos são reversíveis. “Se depois de um tempo o casal decide reverter, tem o direito e pode procurar que é feita a reversão. No entanto, a gente lembra que essa reconstrução é um processo bem difícil e não há garantia de resultado”, lembra Maria Luiza.

Para aqueles que preferem métodos menos decisivos, o programa de Planejamento Familiar também dispõe de outros. São oferecidos no local a aplicação de Diu, tento dois tipos disponíveis; e o implanon que é um dispositivo anticoncepcional colocado sob a pele para liberar hormônio.

Ainda na Clínica da Mulher é possível ter acesso à pílula do dia seguinte, que deve ser tomada somente em caso emergencial até 72 horas após relação sexual sem o uso de preservativo. Este item é novo e foi incluído recentemente nos serviços do local. Para este, não é preciso encaminhamento, basta comparecer ao local para ter acesso.

As tradicionais pílulas anticoncepcionais também são ofertadas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), assim como preservativos. A intenção é que todos tenham acesso a mecanismos que evitam uma gravidez.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Município de Fátima do Sul recebe incentivo federal para abertura do Centro de Atenção Psicossocial

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF