Menu
SADER_FULL
segunda, 24 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Cidades

Dilma ressalta importância dos municípios com até 50 mil habitantes

4 Out 2013 - 17h19Por Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (4), em Campo Mourão (PR), que os municípios com até 50 mil habitantes ocupam importante papel produtivo e social estratégico para o país. Durante cerimônia de entrega de 179 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 a prefeituras paranaenses, Dilma ressaltou que o país tem 5.061 municípios com até 50 mil habitantes, o que representa cerca de 90% do total. "As prefeituras de até 50 mil habitantes ocupam papel estratégico, não só na estrutura produtiva, mas também no atendimento da população, na questão social", disse Dilma.

Segundo a presidenta, o programa de distribuição de retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba foi criado com o intuito de dar autonomia aos prefeitos. "É fundamental que os prefeitos possam ter alguns instrumentos para atuar e garantir condições para a sua população transitar”.

Dilma disse que algumas cidades chegam a ter mais de 1 mil quilômetros de estradas vicinais, localizadas nas propriedades rurais. As vias são fundamentais para a rapidez do escoamento da produção agrícola, influenciando no custo de produção. Para ela, as estradas vicinais são "veias de alimentação do organismo econômico" e, por isso, os equipamentos doados são importantes para os municípios.

Além da melhoria das estradas vicinais, a presidenta ressaltou a importância de construir armazéns para estocar a produção de grãos. Segundo ela, a criação de uma linha de crédito de R$ 5 bilhões anuais para financiar a armazenagem é uma das principais medidas de seu governo. “Armazenagem também é logística, é uma questão estratégica para o país”, disse.

Durante a cerimônia em Campo Mourão, foi assinado um convênio entre o Banco do Brasil e a Coamo, a maior cooperativa agrícola da América Latina, para o financiamento de 16 armazéns de grãos, com capacidade de 268 mil toneladas. O banco emprestará R$ 110 milhões. Dilma também assinou ordens de serviço da BR-158, no trecho entre Campo Mourão e Palmital, e da BR-487, no trecho entre Nova Brasília e Tuneiras do Oeste.

Leia Também

ACIDENTE FATAL - ENTRE VICENTINA E FÁTIMA DO
Velocímetro de moto que matou jovem travou em 120 km/h em acidente entre Vicentina e Fátima do Sul
PESQUISA IG - VEJA OS NÚMEROS
PESQUISA: Reinaldo pode vencer a eleição no 1º turno, aponta pesquisa do IG
PESQUISA PARA FEDERAL
Rose Modesto já aparece em 1º, confira a lista em nova pesquisa para FEDERAL
PESQUISA PRESIDENCIAL
Bolsonaro dispara em pesquisa na corrida presidencial no Mato Grosso do Sul
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
ELEIÇÕES 2018
Odilon perde para Reinaldo e vai ter que fazer propaganda para tucano em rede social
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS interioriza políticas de combate à violência contra a mulher
VICENTINA - DURANTE SESSÃO NA CÂMARA
Eliaquim e Lupércio pedem que seja implantado o "SIM" em Vicentina
VICENTINA - NA TRIBUNA
Jacira reivindica ao Detran, placas de identificação em ruas que fizerem necessário em Vicentina
FORÇA TÁTICA ACABOU COM A FESTA
Acusados de furto em Angélica são presos em Glória de Dourados, alvo seria a lotérica em Deodápolis