Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
MATO GROSSO DO SUL

Conflito entre índios e fazendeiros traz ministro da Justiça a Mato Grosso do Sul

MPF também deve participar de encontro

2 Set 2015 - 07h45Por Mídia Max

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vem a Mato Grosso do Sul na quarta-feira (2), para discutir o conflito entre índios e fazendeiros na região sul do Estado. No sábado (29), confronto entre indígenas e ruralistas resultou na morte do indígena guarani-kaiowá Semião Fernandes Vilhalva, de 24 anos, com um tiro na cabeça.

A visita do ministro foi confirmada pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta terça-feira (1º). Segundo ele, há ainda a possibilidade de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chefe do MPF (Ministério Público Federal), também participar do encontro, marcado para as 10 horas, na Governadoria. “Amanhã estaremos recebendo o ministro da Justiça, para uma reunião com membros do MPF, podendo ser o próprio Janot”, disse. O Ministério Público Federal atua para garantir os direitos dos povos e comunidades tradicionais, como índios e quilombolas, comunidades extrativistas, ribeirinhas e ciganos.

Reinaldo voltou a defender o fim do impasse entre os fazendeiros e indígenas. Ontem, ele disse que “não quer bandidos, nem heróis”, mas defende o fim do conflito. Em reunião com o Exército, ficou definida a presença de militares em quatro municípios por 30 dias. O objetivo é restabelecer o diálogo e paz na região.

Também participam da reunião de amanhã representantes da Polícia Federal, Polícia Federal Rodoviária, Supremo Tribunal Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério da Justiça e a secretária–geral da República, Regina Miki.

Ocupação

As ocupações na terra indígena começaram na madrugada do dia 22 de agosto, quando um grupo entrou na Fazenda Primavera. Desde então, o clima de insegurança se instalou na cidade, com indígenas acusando produtores rurais de espalharem boatos, para causar pânico e ruralistas afirmando que os índios não têm o direito de ocupar as propriedades rurais.

Os indígenas ergueram acampamentos em cinco propriedades: Primavera, Pedro, Fronteira, Barra e Soberania. Restam apenas duas fazendas para serem retomadas. Na segunda-feira (31), o governo estadual assinou um pedido de Garantia de Lei e Ordem, à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para que mais equipes do Exército fossem enviadas ao local.

A partir do documento enviado pelo governador à presidente Dilma Rousseff, a autorização do emprego das Forças Armadas foi concedida e encaminhada ao gabinete de Segurança Institucional, que repassou a missão para o Ministério da Defesa. A operação será executada pelo CMO (Comando Militar do Oeste), com o emprego de tropas que já se encontram naquela região do conflito. O Exército vai para Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista e Ponta Porã.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS