Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
unidades armazenadoras

Conab pensa em vender 4 armazéns que estão desativados no Estado

28 Jul 2014 - 15h32Por Campo Grande News

De 12 unidades armazenadoras que a Conab (Companha Nacional de Abastecimento) mantém em Mato Grosso do Sul, quatro estão desativadas, sem previsão de retomada de uso pelo órgão. O mais provável é que sejam colocados à venda, admite a própria Conab.

Os armazéns em operação estão em Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, São Gabriel D'Oeste e Sidrolândia. Destas, Campo Grande, Chapadão do Sul, Maracaju, Rio Brilhante e São Miguel D'Oeste e Sidrolândia estão contempladas no Plano Nacional de Armazenagem e serão modernizadas em 2015.

Já os armazéns desativados estão em Chapadão do Sul, Glória de Dourados, Pedro Gomes e Campo Grande, este último foi cedido à prefeitura local. A Conab informou que eles devem ser postos à venda. A entidade lançará edital de venda do armazém de Glória de Dourados e está providenciando a avaliação dos demais.

Preocupados com a situação, produtores de Chapadão do Sul, a 321 quilômetros de Campo Grande, querem fazer parceria como o Governo para arrendar pelo menos um dos imóveisA Conab informou, por meio da assessoria de imprensa, que se dispõe a negociar com os produtores o armazém desativado, mas assegurou que o outro armazém da cidade está em funcionamento.

Um dos armazéns não funciona há mais de 13 anos e o outro está fechado há pouco mais de três anos, segundo o membro da diretoria do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Darci Ruy Borgelt. Uma associação de 32 produtores de milho, soja e sorgo tem um galpão próprio, que já não está sendo suficiente para estocar os grãos.

“A ideia nossa é fundar uma cooperativa e assumir o armazén, reformá-lo e fazer parceria com o Governo para enviar grãos para outros estados, como por exemplo para o nordeste, pois assim resolveriamos o problema”, explica Darci.

O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudmar Arthur Borgelt, não tem esperanças que os armazéns da Conab voltem a funcionar e por isso apoia a proposta dos produtores de arrendamento. Segundo ele, os armazéns deixaram de funcionar por conta da burocracia. “Todo processo de licitação para algum material, como por exemplo lenha, era muito complicado e exigia muito dos concorrentes. Então ficou inviável”, afirma. De cordo com Rudmar, com tantas exigências, apenas terceiros ganhavam as licitações, o que aumentava o custo dos produtos a serem fornecidos para a Conab manter os armazéns.

Segundo Darci, como o preço dos grãos está baixo, os produtores preferem estocar neste momento e por isso um armazén não está sendo suficiente. Ele conta que a associação dos produtores que tem o galpão próprio armazena um milhão de sacas por ano. “Já fomos à Brasília par atentar resolver essa situação, mas até agora não conseguimos nada.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS