Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
EM CIDADE DO MS

Compressa cirúrgica é encontrada dentro do corpo de paciente em cidade do MS

14 Jan 2017 - 16h33Por RÁDIO CAÇULA

Solange Aparecida Mellin apresentou uma denúncia de possível erro médico cometido contra sua mãe, Maria José Florense Mellin, de 56 anos, em um Hospital de Três Lagoas. A mulher relata que, no dia 17 de novembro de 2016, Maria foi submetida a uma cirurgia de reconstrução intestinal e acredita que, após o procedimento, a equipe médica tenha esquecido uma gaze dentro do corpo da paciente.

Devido às fortes dores e ao ferimento que não cicatrizava, Solange chegou a desconfiar que algo estava errado. No dia 23 de dezembro, durante um ponto facultativo no Centro de Cirurgia e Diagnóstico (CDC) de Três Lagoas, a filha precisou fazer o curativo na mãe, quando visualizou através do corte aberto, que havia uma pedaço de pano dentro da barriga de Maria.

Inicialmente, a filha afirmou ao site Rádio Caçula, que acreditou ser um pedaço de gaze que estava sobre a ferida aberta. Nas consultas posteriores, os médicos afirmavam que nada havia sido 'esquecido' dentro da mulher. Porém, no dia 10 de janeiro, Solange acompanhou a mãe que esteve no Centro de Cirurgia e Diagnóstico para fazer os curativos, quando a enfermeira notou algo diferente no local da cirurgia.

Um médico plantonista foi acionado e imediatamente entrou em contato com o hospital, que realizou o procedimento. Logo depois, retirou uma flanela que supostamente teria sido esquecida pela equipe médica dentro da paciente.   

Compressa Cirúrgica - De posse de documentos, a família ainda relata que, no prontuário escrito pelo médico do CDC, Maria precisou passar por um procedimento de reconstrução intestinal e que desenvolveu um quadro de infecção pós­-cirúrgica. Por este motivo passou a realizar curativos de rotina na clínica, sendo que no dia 10 de janeiro, foi encontrado na abertura abdominal, um material com "aspecto de compressa cirúrgica", sendo a paciente foi encaminhada ao hospital para avaliação mais detalhada.

Os familiares procuraram o médico responsável. Em reposta, ele afirmou que a 'flanela' estava na ferida operatória e não na cavidade abdominal. Alegou que o pano não foi "esquecido" durante a cirurgia, mas deixado na cavidade por terceiros durante a realização dos curativos.

O médico ainda disse que a realização dos curativos foi necessária porque houve infecção da ferida, fato muito comum em cirurgias pelo qual Maria foi submetida. Por este motivo os pontos precisaram ser retirados, deixando a pele aberta e expondo a gordura. Na versão dele, foi por esta cavidade, aonde os curativos eram realizados, que a flanela teria sido encontrada.

Por fim, o cirurgião comentou que o pano pode ter sido deixado por terceiros durante os procedimentos de limpeza e curativo do ferimento. Além disso, afirma que a cirurgia foi bem sucedida e que ajudou Maria a voltar a viver dignamente.

Laudo do médico que retirou a flanela de dentro da paciente. Foto: Reprodução. 

A família está indignada com o 'descaso' e quer saber o que aconteceu, uma vez que causou sofrimento e dor em Maria. O hospital também se manifestou, veja nota abaixo:

O Hospital informa que a todo o momento o paciente foi assistido e acolhido e conforme o médico plantonista do pronto socorro avaliou e escreveu em prontuário, a referida compressa estava NA FERIDA OPERATÓRIA E NÃO NA CAVIDADE ABDOMINAL.

Isso significa que a compressa NÃO FOI ESQUECIDA NA CIRURGIA e provavelmente foi deixada por terceiros durante a realização dos curativos em unidades de saúde. Isto porque houve infecção da ferida (coisa comum neste tipo de cirurgia) foi necessário abrir os pontos e deixar aberto a pele, expondo a gordura e necessitando de fazer curativos diários.

A todo o momento o médico da paciente acompanhou com toda atenção devida e completa em todos os dias da internação, que o resultado positivo da cirurgia foi OBTIDO. Foi retirado a "bolsinha de fezes" e hoje a paciente consegue evacuar normalmente, com dignidade.

Ela foi acompanhada vários dias no ambulatório devido à infecção. Por todo o esforço empreendido pela equipe com a paciente, tendo conseguido realizar uma cirurgia com resultado satisfatório.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho