Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Campo Grande

Tratado como mendigo no mercado por causa da roupa de trabalho, ele descobriu o preconceito

13 Jul 2018 - 14h56Por Midia Mais

Negro, com a camiseta rasgada e sujo de graxa, um mecânico foi abordado pelo funcionário de um supermercado na noite desta quarta-feira (11), no bairro Tijuca, em Campo Grande, por ser confundido com um mendigo.

A reportagem do MidiaMAIS soube do ocorrido através das redes sociais, onde a filha dele escreveu sobre a indignação que sentiu diante do preconceito e da discriminação que atingiram o pai dela. Então, fomos até a oficina conversar com o mecânico e saber o que tinha acontecido de fato.

Fomos recebidos por um homem de 49 anos, negro, uniforme surrado, botina, com mãos, braços e roupas sujos de graxa e segurando uma ferramenta. Quando me identifiquei como repórter, ele olhou desconfiado, mirou o chão e disse com a voz tímida que tinha passado por uma situação muito ruim, mas que só queria esquecer.

Um cliente que esperava na oficina o carro ficar pronto entrou na conversa e disse que o que aconteceu era um absurdo. “E se fosse um mendigo? Não teria o direito de também entrar no supermercado e comprar algo?”

Aos poucos, ganhamos a confiança dele. Mais confortável, o mecânico contou todo o constrangimento que passou.

“Eu estava entrando no mercado e o cara veio pro meu lado perguntando o que eu queria lá. O lugar estava cheio, ficou todo mundo me olhando, não sabia nem o que fazer, foi um trem esquisito. Fiquei morrendo de vergonha e fui embora”, desabafou o mecânico, enquanto mexia em um dos carros estacionados na oficina dele.

Quando chegou em casa, triste com a situação que havia passado, conversou com um amigo que é guarda municipal e que imediatamente o levou de novo ao supermercado. “Eu não queria mexer com isso, queria deixar pra lá, mas ele tomou minhas dores e disse que um preconceito desses não poderia ficar assim”, contou.

Quando os dois chegaram ao supermercado, procuraram o funcionário envolvido para esclarecer a situação. E a “justificativa” dele foi de que confundiu o mecânico com um mendigo e que o estabelecimento já havia tido muitos problemas com “essas pessoas”, por isso a “precaução”. “Daí ele me pediu desculpas e fomos embora”, completou.

O ato cometido pelo funcionário do supermercado caracteriza crime de discriminação, o que pode até gerar danos morais por ter afetado a honra íntima da vítima.

O proprietário do supermercado, que pediu para não ter o nome identificado, disse que lamenta a situação e que o funcionário se precipitou em abordar o cliente. Ele também pontuou que o empregado exerce a função “tipo de um segurança” e que apenas se dirigiu ao mecânico porque achou que ele estava indo ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). O comerciante ainda relatou que o funcionário só perguntou se ele precisava de ajuda.

“Acho que por estar sujo, ele mesmo se sentiu mal e foi embora. Não tiramos ninguém daqui”, disse. O proprietário também confirmou a situação de mendigos no entorno do supermercado e reafirmou que já tiveram muitos problemas ocorridos por conta disso. Contudo, garantiu que não proíbe a entrada de ninguém no local.

Infelizmente, esse mecânico – que preservamos o nome para não expô-lo ainda mais – foi mais uma vítima do preconceito que atinge muito mais pessoas do que sequer podemos imaginar. E muitas vezes, ele chega assim, camuflado por um “mal entendido”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: JD1 FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued DETRAN/MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH que devem ser concluídos
Fotos: Larissa Adami AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul