Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
CARAVANA DA SAÚDE - GOVERNO DO MS

Caravana da Saúde retoma atendimentos e vai passar pelas 150 escolas de Campo Grande

A Secretaria Estadual de Saúde retomou nesta segunda-feira (10.9) a Caravana da Saúde nas Escolas.

10 Set 2018 - 16h16Por FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO

A Caravana da Saúde nas Escolas vai passar novamente pelas 150 escolas públicas de Campo Grande para atender os alunos que foram diagnosticados com alguma deficiência visual ou auditiva durante a fase de triagem. Os alunos que não foram examinados na etapa anterior também passaram pela triagem e exames.

O coordenador da Caravana da saúde, padre Wagner Divino, explicou que cerca de 30% dos alunos não passaram pela primeira fase da caravana e um dos objetivos da nova edição é fazer um pente fino para que todos os 42 mil alunos da rede pública de ensino de Campo Grande sejam examinados. “Os alunos que foram diagnosticados na triagem da primeira fase vão realizar os exames específicos e ver os encaminhamentos necessários.

Na Caravana da Saúde nas Escolas não foi necessário o encaminhamento para cirurgias. Todas as soluções foram ambulatoriais”, explicou Wagner Divino. A Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcellos Dias foi a primeira a receber a nova etapa da Caravana da Saúde nas Escolas. Até 02 de outubro vão receber atendimento da Caravana as 22 Escolas da Região do Segredo.

As crianças identificadas com problemas visuais e que necessitam de lentes corretivas, já saem do atendimento com a receita aviada e os óculos encomendados. Até o momento 588 estudantes receberam óculos. Os alunos que apresentam problemas auditivos passam por exames mais específicos para um diagnóstico mais preciso.

Uma parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Apae possibilita o encaminhamento dessas crianças para a realização desses diagnósticos auditivos mais complexos. Na região do Segredo serão examinados 5.558 alunos, sendo 1.316 que vão passar pela segunda etapa de exames oftalmológicos, 591 crianças por exames otorrinolaringológicos, 1.209 exames fonoaudiólogos e 2.442 alunos que não foram examinados na outra etapa e vão passar pela triagem.

Na primeira fase 29.153 Alunos passaram pela triagem, 6.559 alunos selecionados para a segunda fase, sendo que 1.088 já atendidos. “Identificamos que de 15% a 20% do baixo rendimento escolar dos alunos da rede pública de ensino se devem por problemas de visão ou audição.

Temos hoje índices de repetência e evasão escolar por causa disso. Então, dar a esses alunos aparelhos auditivos e óculos melhora também o rendimento nas escolas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Coimbra. Por meio do Programa, crianças do 4º ao 7º ano, das escolas públicas do Estado, estão sendo atendidas com exames gratuitos de visão e audição e, quando necessário, passam por procedimentos complementares e, se precisarem, receberão óculos, lentes e aparelhos auditivos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: JD1 FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued DETRAN/MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH que devem ser concluídos
Fotos: Larissa Adami AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS