Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 15 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
BONITO - MS - FESTIVAL DE INVERNO 2018

Michel Teló abre hoje a 19ª Edição do Festival de Inverno de Bonito (MS)

Michel Teló abre hoje a 19ª Edição do Festival de Inverno de Bonito (MS)

26 Jul 2018 - 13h14Por BONITO INFORMA COM MS.GOV

BONITO - MS - Um dos principais eventos culturais de Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito (FIB), chega a 19ª edição com uma programação que propõe a integração das artes e leva para o município discussões importantes em torno da cultura, da cidadania e do meio ambiente.

Serão mais de 100 atrações artísticas, dezenas de oficinas, seminários e palestras totalizando mais de 17 horas diárias de programação gratuita. O FIB segue a proposta de descentralização do ano anterior, contando com ações em bairros e distritos, além da Praça da Liberdade, que concentra os shows nacionais e regionais.

Este ano foram aumentadas as programações nos bairros Marambaia e Vila Machado e terá o retorno ao assentamento Guaicurus e distrito Águas de Miranda, assim como o Centro de Múltiplo Uso. Várias instituições de Bonito estão participando.

Balé Teatro Guaíra, do Paraná.

Além da extensa programação, o evento em 2018 resgata a memória cultural com homenagens importantes. Este ano, serão três: a dupla Amambai e Amambaí que, apesar de desfeita há sete anos, marcou a história da música de raiz e do chamamé no Estado. O cantor Cecílio da Silva, o Amambaí, faleceu em abril deste ano. Outro homenageado é o grupo teatral Senta Que o Leão é Manso, que se consagrou como um dos mais longevos na história de Mato Grosso do Sul. Também será homenageada a violonista Mayara Amaral, assassinada brutalmente em julho do ano passado, deixando uma história de talento e amor pela música.

Studio Kadoshi Dance.

Entre os destaques da programação estão os shows musicais de Michel Teló (26.7), Almir Sater & Renato Teixeira (27.7), Milton Nascimento (28.7) e Anavitória (29.7). Além dos destaques nacionais, também haverá apresentações de artistas sul-mato-grossenses como o coletivo de artistas bonitenses Canta Bonito, a cantora Maria Alice, o cantor Ton Alves e a banda Catarse Retrô. Outro ponto alto da programação são as artes cênicas, que contarão com apresentação de grupos consagrados nacionalmente como o grupo de teatro de rua gaúcho, De Pernas Pro Ar; o Balé Teatro Guaíra, do Paraná; e a Cia. de Dança Mário Nascimento, de Belo Horizonte.

Nigth Bike Nova.

Uma novidade nesta edição são os shows e apresentações que acontecem madrugada adentro no Centro de Múltiplo Uso (CMU). Shows de Glória Groove e Funk Como Le Gusta são as atrações nacionais da festa que contará também com destaques regionais, como a cantora Marta Cel, o grupo de blues Whisky de Segunda e DJ bonitense Jou Gonzales. No sábado e domingo, durante o dia, o CMU será palco para apresentações teatrais, musicais e de dança, além de um campeonato de skate e várias oficinas.

Nos no Bambu.

Destaque para as áreas da economia criativa e artesanato, que marcam presença no FIB com uma programação especial em seus estantes na Praça da Liberdade. No sábado, por exemplo, acontece o desfile de moda criativa. Destaque para o espaço reservado para a criação do artesanato ao vivo diante do público. A Tenda dos Saberes Indígenas também reserva uma intensa programação, com várias oficinas e entradas ao vivo pela internet do jornalista indígena Sidney Terena.

Instituto Visão de Vida.

O Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) também irá oferecer atividades voltadas para a educação e preservação da memória identitária do Estado, com encontros como o de arte educadores de MS e várias oficinas, como as de gastronomia em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS (Abrasel-MS) e Sebrae. O Festival terá a segunda edição da Mostra Gastronômica com 20 restaurantes de Bonito envolvidos e um estande na Praça da Liberdade.

Campeonato de Skate.

Capital do ecoturismo brasileiro, o meio ambiente ganha relevância nesta edição do FIB. O seminário Cidadania e Meio Ambiente, coordenado pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, vai discutir pontos fundamentais para o desenvolvimento consciente e cidadão, com respeito à natureza. A visita ao Parque Nacional da Serra de Bodoquena e o mutirão de limpeza nos córregos urbanos de Bonito destacam a importância do cuidado e da preservação.

Banda Municipal de Bonito.

Assim como o CMU e a Praça da Liberdade, outros espaços irão abrigar atividades do FIB, como a Casa da Memória Raída, com atividades na sexta e sábado; o Café Filosófico; e o Espaço Madeiral, que terá de quinta a domingo, sessões de cinema, apresentações de artes cênicas e a exposição fotográfica do grupo Senta Que o Leão É Manso. 

A participação da comunidade bonitense também é histórica nesta edição. São aproximadamente 400 pessoas de Bonito envolvidas diretamente com o FIB, seja na produção, estrutura e programação artística. Estão presentes na programação, diversas entidades de Bonito, como a Pestalozzi e o Instituto Visão de Vida, além de destacar artistas da cidade, como a Banda Municipal de Bonito, que irá tocar o Hino Nacional Brasileiro na abertura oficial do evento.

Confira a programação completa no site do FIB.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - CONCURSO PÚBLICO
Ainda não fez a inscrição?, prazo vai até domingo para concurso da prefeitura de Bonito (MS)
BONITO - MS - EXEMPLO A SEGUIR
Através de grupo no WhatsApp, moradores do bairro Tarumã criaram um sistema de vigilância em Bonito
BONITO - MS - CARNAVAL OU AMBULÂNCIA
BONITO: Prefeitura lança enquete no site e a população vai decidir se quer Carnaval ou Ambulância
CRIME AMBIENTAL
MP instaura inquérito para apurar contaminação de rios com agrotóxico em Bonito
AÇÃO RÁPIDA DE POLICIAIS DA PMA
Policiais que já trabalharam em Fátima do Sul, salvam homem de infarto em mercado de Bonito (MS)
ASSASSINATO EM BONITO
Ex-PM Nova-Andradinense é morto a facadas em Bonito (MS)
ATLETAS JATEINESES - MTB
Jateienses são destaques no MTB e levam 2º e 3º lugar no 2º BONITO MTB 2018
BONITO - MS - TENTATIVA DE SUICÍDIO
Jovem sobe em torre de telefonia para tentar suicídio, PM resgata antes em Bonito (MS)
BONITO - MS - CONCURSO PÚBLICO
Prefeitura anuncia Concurso Público visando o preenchimento de cargos em Bonito (MS)
BONITO - MS - TUDO LINDO EM BONITO
Atrativos operam em perfeita harmonia com a natureza em Bonito (MS)