Menu
SADER_FULL
quarta, 20 de novembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
BONITO - MS - EXEMPLO A SEGUIR

Através de grupo no WhatsApp, moradores do bairro Tarumã criaram um sistema de vigilância em Bonito

Através de grupo no WhatsApp, moradores do bairro Tarumã criaram um sistema de vigilância em Bonito

29 Jan 2019 - 19h41Por FILIPI BRITES / BONITO INFORMA

BONITO - MS - Moradores do bairro Tarumã em Bonito, mobilizaram-se e criaram um grupo no WhatsApp chamado ‘Vizinho Solidário’, que visa à comunicação entre moradores para inibir furtos no loteamento.

Moradora do bairro desde o mês de julho do ano passado, a terapeuta Andrea Pache, conta que a ideia para criação do grupo, foi por conta de falta de segurança no bairro.  "Quando eu mudei para o bairro, no primeiro momento disseram que não teria problema, mas com o passar do tempo fui notando que entrava e saia gente há todo momento e aqui tudo aberto e a casa também já havia sido furtada, então foi aí que eu resolvi criar o grupo", comentou.

Na casa da Andrea, foram instaladas câmeras de monitoramento, prática está, adotada por muitos moradores do bairro para tentar inibir as ações dos criminosos  - Foto: Filipi Brites - Bonito Informa 

Depois da criação do grupo, a Andrea juntamente com sua amiga a turismóloga Jaqueline Facchin que possui uma residência no bairro há 3 anos, foram de casa em casa explicar a ideia para os seus vizinhos. "Nós saímos de casa em casa, porque era a única forma de conhecer e explicar essa ideia", relatou.

Atualmente o grupo conta com a participação de 52 moradores, sendo 6 pessoas na comissão para distribuir as tarefas. A dinâmica do grupo funciona da seguinte forma: quando há alguma pessoa suspeita, circulando pelas ruas do bairro, ou algo que esteja fora da normalidade os moradores colocam no grupo e todos vão se comunicando, e em últimos casos eles acionam a Polícia Militar imediatamente.

Para dar ênfase no movimento 'vizinho solidário' a Andrea conta que cada morador que participa, tem uma placa em sua residência para informar que o local está sendo monitorado pelos moradores: "Vizinho solidário; Área vigiada pela comunidade, comunicamos toda atitude suspeita imediatamente para a Polícia," além disso na entrada do bairro, alguns vizinhos uniram-se para fazer a compra de uma placa de orientação tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Cada morador possui uma placa em seu imóvel em uma área visível - Foto: Filipi Brites - Bonito Informa 

Placa de orientação para os moradores e visitantes, está fixada na entrada do bairro - Foto: Filipi Brites - Bonito Informa 

Desde a criação deste movimento, a Andrea ressalta que houve a parceria que de alguma forma ajudaram a dar continuidade ao projeto: " A Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Obras, como também a Prefeitura tem sido muito prestativos a nós, o Departamento Municipal de Trânsito de Bonito (DEMTRAT), disse que fará em breve a sinalização no bairro", comentou.

Depois da criação do grupo 'Vizinho Solidário' no WhatsApp outros temas estão sendo levantados no grupo, mas segundo as moradoras, tudo tem sido discutido cuidadosamente para buscar as respectivas soluções.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - POLÍCIA
Fazendeira viaja e criminosos fazem 'limpa' em propriedade rural em Bonito (MS)
CASA PRÓPRIA
Governo estadual e prefeitura entregam Residencial Rio Bonito I com 100 Casas em Bonito (MS)
BONITO - MS - TURISMO SUSTENTÁVEL
Barco sustentável movido a energia solar é atração nas águas do Rio Mimoso em Bonito (MS)
BONITO - MS - DICA DE HOSPEDAGEM
Bora pra Bonito (MS)?, 10 motivos para se hospedar no Águas de Bonito
BONITO - MS - DICA DE PASSEIO
Bora pra Bonito (MS)?, a dica de passeio é o 'Lago da Capela', Confira e veja como reservar
SOB INVESTIGAÇÃO
Homem morre ao cair de prédio em Bonito (MS)
SONHO
Menina de Bonito (MS) com paralisia cerebral sonha em conhecer dupla gospel
BONITO - MS - FOGO
Moradores e equipes de resgate controlam chamas em direção à área urbana de Bonito (MS)
BONITO - MS - POLÍCIA
Marido ameaça matar mulher a facadas por suspeitar que ela tenha amante em Igreja em Bonito (MS)
BORA PRA BONITO - MS
Conheça as belezas do Parque das Cachoeiras em Bonito (MS)!