Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

Arceno recebe visita dos coordenadores do MDS em Horta Comunitária em GLÓRIA DE DOURADOS

A horta comunitária esta sendo implantada através de convênio entre a prefeitura de Glória de Dourados

4 Ago 2015 - 09h33Por Glorianews

O prefeito de Glória de Dourados Arceno Athas Junior recebeu a visita dos coordenadores Allyne Henriques e Marcelo Bezerra do MDS – Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que estiveram no município para uma visita in loco e acompanhar a execução do projeto bem como o trabalho dos beneficiários no desenvolvimento da horta comunitária, implantada nas dependências do Defap – Departamento de Fomento Agropecuário, anexo ao Parque de Exposições Municipal.

A horta comunitária  esta sendo implantada através de convênio entre a prefeitura de Glória de Dourados e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, e todos os municípios que existe este convenio tem acompanhamento dos coordenadores do MDS, que atuam na fiscalização e auxilia com idéias para implementação do projeto que visa chegar alimento na mesa dos beneficiários e na geração de renda com a venda dos produtos excedentes da produção.

O projeto da horta comunitária teve inicio no ano de 2014, é destinado aos beneficiários do CadUnico - Bolsa Família/Vale Renda, onde eles trabalham e cuidam da plantação e no final de cada dia, dali retiram alimentos para o consumo familiar. Para este trabalho de cultivo os beneficiários contam com o acompanhamento do Engenheiro Agrônomo Lucas Velleda, responsável técnico pela horta e contam também  com um servidor municipal Miguel Gonçalves de Moura, experiente no cultivo de hortaliças que zela pela horta e auxilia as mulheres no trabalho de capina, plantio, adubação e irrigação. A parceria conta atualmente com 40 famílias assíduas e mais 15 famílias que trabalham esporadicamente. A horta tem uma área útil de 01 hectare com projeção de crescimento para 02 hectares.

 

 

 

 

         coordenadores Allyne Henriques e Marcelo Bezerra do MDS – Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome -Foto Adauto Dias

Os coordenadores do MDS passaram dois dias no município, e nesse período conheceram o deposito de matérias e equipamentos adquiridos pelo convenio e se reuniram com o departamento de planejamento do projeto para tirar qualquer  duvida sobre aquisição de matérias e bens de consumo, registraram todo o desenvolvimento da horta através de fotografias e conversaram bastante com os beneficiários sobre melhorias e uma eventual venda de excedentes comercializada por elas próprias com objetivo de aumentar a renda familiar.   

O prefeito Arceno Athas Junior ressaltou a importância deste convenio para o município, “ a demanda publica do MDS contemplou Glória de Dourados e propiciou a organização das famílias inseridas nos programas sociais do governo estadual e federal, a participarem das hortas urbanas, melhorando a alimentação e no segundo momento a comercialização. Este é um programa de segurança alimentar que visa garantir a qualidade e o acesso a alimentação a estas famílias”. Conclui Arceno    

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro