Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Dourados

Antes de ser lançada, Ceasa de Dourados já gera interesse de produtores da região

25 Jun 2015 - 16h18Por Dourados News

Produtores rurais de assentamentos do município Juti, Sebastião Rosa da Paz e Santa Clara II estiveram, na manhã desta quinta-feira (25), na sede da Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural (Agraer), Parque dos Poderes, para conhecer o projeto da construção de uma Ceasa (Central de Abastecimento) em Dourados. A reunião teve o intuito de discutir a possibilidade de comercializar, no novo empreendimento, os alimentos cultivados nas duas comunidades agrícolas da cidade.

Segundo a agricultora familiar Rosângela Ávila, os dois assentamentos, situados a 15 quilômetros de distância de Juti, já estão com se organizando para formar uma cooperativa que visa, principalmente, atender o Ceasa de Dourados, assim que o mesmo estiver em funcionamento.

“Viemos aqui para amadurecer essa ideia de comercializar os produtos no novo Ceasa de MS. O tempo de construção do Ceasa será o tempo de nossa organização na cooperativa”, afirmou a assentada do Sebastião Rosa da Paz.

De acordo com o técnico da Agraer de Iguatemi, Valdecir Batista, a cooperativa dos assentamento terá um diferencial na cidade. “É importante salientar que o grupo será formado por um coletivo feminino, nomeado como ‘Cooperativa das Mulheres da Agricultura Familiar de Juti’. É bacana ver que as mulheres também estão assumindo postos de linha da frente de produção agrícola”, observou.

Durante a reunião, o gestor de Comercialização da Agraer, Nei Salviano se comprometeu em levar os interesses dos agricultores ao conhecimento do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini. A intenção é agendar um novo encontro, dessa vez no município, para apresentar as famílias assentadas o projeto de construção do novo Ceasa. “Antes de negociar é preciso conhecer as técnicas adequadas de embalagem, armazenamento, classificação e transporte dos alimentos para que esses cheguem às prateleiras com qualidade”, apontou.

Conforme informações da Secretaria do Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), o projeto da Ceasa da Grande Dourados está orçado em R$ 5 milhões. O complexo será construído pelo Governo do Estado, em uma área de quatro hectares, doada pela Prefeitura Municipal de Dourados. A previsão é de que a Central seja inaugurada até o início de 2016.

Atualmente Mato Grosso do Sul, conta com apenas um complexo de distribuição de alimentos, que atende Campo Grande e região. O novo empreendimento do executivo Estadual pretende viabilizar o atendimento da produção de alimentos de Dourados e cidades próximas. Cerca de um milhão de habitantes vivem na região – que compreende 38 municípios.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Fotos: Ricardo Agra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS