Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Zé Teixeira quer agilidade no comércio entre pecuaristas

10 Mai 2007 - 16h05

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), líder da bancada ruralista na Assembléia Legislativa, quer que o processo de compra e venda de gado entre pecuaristas seja desburocratizado. Para isso, o parlamentar está solicitando ao governo do Estado que o débito para o vendedor e o crédito para o comprador sejam processados automaticamente no ato da emissão da GTA (Guia de Transporte Animal), independente da apresentação da nota fiscal pelo comprador, no prazo de 30 dias, conforme o exigido por Lei.

A indicação foi encaminhada à secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e ao presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), Roberto Rachid Bacha. Segundo Zé Teixeira, o objetivo é facilitar a vida do produtor rural e manter a transparência do processo de entrada e saída de gado nas transações comerciais. “Podemos com isso diminuir, inclusive, o volume de trabalho da Iagro”, afirmou o deputado.

De acordo com o parlamentar, o procedimento não prejudicará a fiscalização, já que, apesar de o produtor não apresentar a nota de compra para a Iagro no prazo estipulado por Lei, isso será feito no momento da DAP (Declaração Anual de Produtor), evitando fraudes.

Atualmente, conforme Zé Teixeira, a baixa no estoque do vendedor é automática, ao emitir a GTA, mas, para o comprador, é necessária a apresentação da nota fiscal à Iagro, no prazo estabelecido na legislação. Logo, sua proposição é de extrema importância na agilização da transação comercial entre os produtores.

A operação em questão deverá funcionar como um extrato bancário, contendo as entradas, as saídas e o estoque total do rebanho, evitando qualquer tipo de fraude, tanto do comprador quanto do vendedor, conforme confirmou o produtor douradense Luiz Zarpelon, que apóia o projeto.  “Com o lançamento de compra e venda ocorrendo de forma automática, a vida do produtor será facilitada e haverá mais rapidez no serviço”, comentou o deputado.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares