Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 22 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Zé Teixeira quer agilidade no comércio entre pecuaristas

10 Mai 2007 - 16h05

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), líder da bancada ruralista na Assembléia Legislativa, quer que o processo de compra e venda de gado entre pecuaristas seja desburocratizado. Para isso, o parlamentar está solicitando ao governo do Estado que o débito para o vendedor e o crédito para o comprador sejam processados automaticamente no ato da emissão da GTA (Guia de Transporte Animal), independente da apresentação da nota fiscal pelo comprador, no prazo de 30 dias, conforme o exigido por Lei.

A indicação foi encaminhada à secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e ao presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), Roberto Rachid Bacha. Segundo Zé Teixeira, o objetivo é facilitar a vida do produtor rural e manter a transparência do processo de entrada e saída de gado nas transações comerciais. “Podemos com isso diminuir, inclusive, o volume de trabalho da Iagro”, afirmou o deputado.

De acordo com o parlamentar, o procedimento não prejudicará a fiscalização, já que, apesar de o produtor não apresentar a nota de compra para a Iagro no prazo estipulado por Lei, isso será feito no momento da DAP (Declaração Anual de Produtor), evitando fraudes.

Atualmente, conforme Zé Teixeira, a baixa no estoque do vendedor é automática, ao emitir a GTA, mas, para o comprador, é necessária a apresentação da nota fiscal à Iagro, no prazo estabelecido na legislação. Logo, sua proposição é de extrema importância na agilização da transação comercial entre os produtores.

A operação em questão deverá funcionar como um extrato bancário, contendo as entradas, as saídas e o estoque total do rebanho, evitando qualquer tipo de fraude, tanto do comprador quanto do vendedor, conforme confirmou o produtor douradense Luiz Zarpelon, que apóia o projeto.  “Com o lançamento de compra e venda ocorrendo de forma automática, a vida do produtor será facilitada e haverá mais rapidez no serviço”, comentou o deputado.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Com quadro de AVC, Agnaldo Timóteo é internado na Bahia
MONSTRUOSIDADE
Pai bate em bebê até a morte por ela ter nascido menina
HOMICIDIO - MISTÉRIO
Filho de 9 anos encontra pai morto no banheiro de casa
REENCONTRO
Filhos reencontram mãe em asilo depois de 54 anos
EXPLORAÇÃO SEXUAL
Casal é preso por abusar sexualmente de 14 adolescentes, atraídos por emprego
LESÃO CORPORAL
Com ciúmes, mulher queima marido com ferro de passar
FORAGIDOS
Homens encapuzados incendeiam ônibus do transporte coletivo
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta versões de Creme Acetinado da perfumaria de Botica 214 em Fátima do Sul
CAMPO BELO RESORT - FERIADÃO DE JUNHO
Campo Belo Resort com pacote especial para o feriadão de Corpus Christi, confira e faça sua reserva
MÁ SORTE
Morador do PR diz ter acertado os números da Mega-Sena acumulada, mas caixa não registra cartão