Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Zé Teixeira pede redução do ICMS do álcool

30 Nov 2004 - 15h39
 

O deputado estadual Zé Teixeira (PFL), líder da bancada ruralista da Assembléia Legislativa, protocolou nesta terça-feira projeto de decreto legislativo autorizando o governo do Estado a reduzir de 25% para 12% a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do álcool hidrato. O objetivo do parlamentar é incentivar a produção e comercialização do produto em Mato Grosso do Sul, propiciando competitividade às empresas instaladas no Estado.

De acordo com Zé Teixeira, o Estado de São Paulo adotou iniciativa semelhante e experimentou um aumento significativo na arrecadação de impostos e o fortalecimento da economia local, propiciando melhores condições às empresas da região. Segundo ele, a legislação estadual, principalmente a fiscal, deve estar em perfeita sintonia com as necessidades do mercado, sobretudo quando são notáveis mudanças em estados vizinhos com o objetivo de privilegiar sua economia.

Outro fator citado pelo deputado são as constantes reclamações dos produtores de álcool carburante sobre a alta carga tributária vigente. “Existem quatro ou cinco usinas grandes em Mato Grosso do Sul. Se São Paulo teve essa iniciativa para proteger seus produtores e conseguiu incentivar a produção e a comercialização do produto, com certeza isso também pode acontecer em nosso Estado”, observou Zé Teixeira.

A medida tomada pelo governo de São Paulo, onde a lei que reduz o ICMS do álcool carburante foi sancionada em dezembro do ano passado, foi amplamente comemorada pela cadeia produtiva, incluindo produtores, distribuidores e revendedores. A lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) também auxiliou na redução das distorções na comercialização do produto. Um estudo, realizado pelo Cepam (Centro de Pesquisas da Administração Municipal), órgão vinculado ao governo, calculou perdas de pelo menos R$ 1 milhão por ano com sonegação, considerados ICMS, PIS e Cofins, o que pôde ser combatido, pelo menos em parte, através da medida adotada no Estado.

Na opinião da maioria das entidades representativas dos produtores de álcool, distribuidores e revendedores de combustíveis, a nova taxa empregada em São Paulo trouxe transparência ao mercado, permitindo que a livre concorrência aconteça em cima de uma base única de arrecadação de impostos.

 

 

Mídia Max News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis