Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 16 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Visita do papa vai mobilizar ao menos 7.000 policiais

12 Abr 2007 - 08h19
A visita do papa Bento 16 ao Brasil vai mobilizar uma força de segurança composta por pelo menos 7.000 homens, entre militares, policiais e bombeiros. O número corresponde, por exemplo, a mais do que o dobro dos 3.200 homens acionados durante a visita ao Brasil, no mês passado, do presidente dos EUA, George W. Bush.
 
Bento 16 chega a São Paulo no dia 9 de maio. No dia 11, segue para Aparecida (167 km de São Paulo), onde fica até o dia 13 para a abertura da Quinta Conferencia Geral do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano). Em cada uma das cidades haverá cerca de 3.500 homens para a segurança do papa e de sua comitiva.
 
A expectativa é que a visita do pontífice mobilize mais de 1 milhão de fiéis. São esperadas, por exemplo, cerca de 400 mil pessoas apenas para a missa que Bento 16 celebrará na basílica de Nossa Senhora Aparecida, marcada para o dia 13.
 
De acordo com o coronel César Augusto Moura, chefe da comunicação social do Comando Militar do Sudeste, responsável pela segurança de Bento 16 em São Paulo, a visita do papa requer um efetivo maior por causa da quantidade de fiéis que mobilizará.
 
Dos cerca de 7.000 homens destacados para a operação, 3.000 serão do Exército. Eles estarão armados com fuzis, pistolas e armas não-letais, como bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
O Exército será responsável pela segurança nas vias e locais percorridos pelo papa. A segurança pessoal de Bento 16 vai ser feita por homens do próprio Vaticano e por policiais federais brasileiros.
Moura apontou que a maior preocupação da equipe que coordena o esquema de segurança para a visita do papa está no deslocamento do pontífice pelas ruas de São Paulo.
 
Segundo ele, algumas ruas serão fechadas temporariamente para a passagem do papa, como ocorreu na visita de George W. Bush.
 
 
 
 
Folha Online
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo
REVISTA VEJA
Pesquisa: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos; Haddad, 46%
A FAZENDA
Fazendeiro Evandro Santo gera nova punição
COPA DO BRASIL
Corinthians promete maior prêmio de sua história por título