Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vicentinenses estão envolvidos em roubos de tratores

5 Jul 2004 - 12h50

Após vários meses de trabalho, policiais do Setor de Investigações do DOF, identificaram e prenderam quatro membros de uma quadrilha que receptava, adulterava, e vendia máquinas agrícolas para agricultores do Mato Grosso do Sul.

 

Estão presos preventivamente no DOF, Manoel Domingos Dias, 42 anos, residente em Sinop/MT, Irineu da Silva Rosa, 31 anos, residente em São José dos Campos/SP, e Gilberto Simões de Oliveira, 34 anos, e Abrahão Catelan Hidalgo, 41 anos, moradores de Vicentina/MS.

 

Segundo as investigações, a quadrilha adquiria tratores de procedência ilícita no Estado de São Paulo, substituía as plaquetas de identificação com o número de série, adulterava as seqüências identificadoras dos motores, transportava-os para o Paraná, onde a empresa TW Máquinas Agrícolas de Umuarama/PR emitia as notas fiscais, e os enviava para a região de Vicentina/MS, onde eram revendidos como legais, já que os produtores que os adquiriam não tinham onde checá-los, pois em nosso país não é obrigatório o cadastramento de máquinas agrícolas.

 

Na quadrilha, cabia a Manoel Domingos Dias, proprietário da TW Máquinas Agrícolas de Umuarama/PR, confeccionar as novas plaquetas de identificação com outro número de série das máquinas, adulterar seus números de motor, e emitir as notas fiscais. Com ele foram apreendidos vários jogos de pinos usados para as adulterações, inúmeras plaquetas de identificação de vários modelos de máquinas, algumas já adulteradas e outras ainda sem o preenchimento, e ainda duas matrizes em aço usadas para impressão de plaquetas de máquinas CASE.

 

Abrahão Catelan Hidalgo, Irineu da Silva Rosa e Gilberto Simões de Oliveira, eram os responsáveis pela comercialização das máquinas junto aos agricultores depois de adulteradas.

 

Foram apreendidas até o momento, duas pás-carregadeiras Case W 20, e quinze tratores a maioria traçados semi-novos, que foram adulterados. Os laudos periciais dos exames a que foram submetidas as máquinas devem ser emitidos ainda esta semana, e a partir da apuração das seqüências identificadoras originais reveladas nos exames, com as polícias de São Paulo e Paraná, iniciarão os trabalhos de localização de seus verdadeiros proprietários.

 

A falta de obrigatoriedade de cadastro de máquinas agrícolas, dificulta os trabalhos policiais, pois para apurar suas origens é necessário realizar um rastreamento praticamente desde sua saída da fábrica, o que demanda muito tempo. O ideal era que a legislação brasileira obrigasse os proprietários, a exemplo do que acontece com os veículos, a cadastrar as máquinas agrícolas, o que hoje é uma faculdade.

 

Para convencer os compradores de que as máquinas eram legais, a quadrilha fornecia, na maioria das vendas, além de notas fiscais, também certidões de cartórios informando que não haviam alienação ou restrições sobre elas, todavia, toda documentação continha a numeração adulterada da máquina, o que permitia, inclusive seu financiamento junto a instituições bancárias.

 

Várias outras máquinas comercializadas pela quadrilha já foram identificadas, e deverão ser apreendidas nos próximos dias. Muitos agricultores que as adquiriram de boa-fé, estão apresentando as máquinas no DOF  e pleiteando os depósitos, para que possam continuar utilizando-as até a conclusão das investigações.

 

Os quatro membros da quadrilha presos, tiveram suas prisões preventivas decretadas no final da tarde do último dia 02, e deverão ainda hoje ser removidos do DOF para a Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorin Costa em Dourados/MS. Outros membros da quadrilha, já identificados, também tiveram as prisões decretadas e deverão ser presos nos próximos dias.

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS