Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Vestibular da UEMS é substituído pelo Enem

30 Jun 2010 - 15h16Por Notícias MS
Os interessados em conquistar uma vaga no próximo ano para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2010 ou usar a nota obtida no Enem 2009.

O Conselho Superior da Universidade decidiu hoje, 30, aderir de forma integral ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para o reitor, Gilberto Arruda, “esta iniciativa da UEMS demonstra uma atitude arrojada e o amadurecimento dos nossos conselheiros, uma vez que extingui o seu próprio vestibular que realiza há 15 anos, para adotar o sistema de seleção unificada do governo federal”, diz.

As inscrições para o Enem estão abertas desde o dia 21 de junho, os interessados em fazer a prova este ano devem se cadastrar, exclusivamente pela internet, até o dia 9 de julho. Os alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35. “Isto significa que estes alunos estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição do vestibular UEMS”, esclarece o reitor da Instituição.

A prova do Enem acontece nos dias 6 e 7 de novembro e a nota deste pode ser usada pelos estudantes para entrar na UEMS, bem como em outras universidades públicas e particulares, que aderirem ao SISU. Além disso, a realização da prova é pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para adquirir o certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste ano as provas do Enem terão a mesma estrutura da aplicada no ano anterior, com um total de 180 questões. Serão quatro testes de múltipla escolha nas áreas de linguagem, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, com 45 questões cada e uma redação.

A grande novidade é a inclusão de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens. No primeiro dia do Enem, em 6 de novembro, os candidatos farão exames de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h30. No dia 7, é a vez de matemática, linguagens e da redação, das 13h às 18h30.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos 6 milhões de alunos participem do exame. Em Mato Grosso do Sul, o total de participantes deve aumentar significativamente, já que a UEMS, vai usar o Enem para substituir o seu vestibular. “Trata-se de uma mudança radical de paradigma e, consoante a missão da UEMS: maior democratização ao acesso no ensino superior e inclusão social. É a primeira Universidade Estadual do Centro Oeste a aderir integralmente ao SISU”, finaliza o Reitor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes