Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vereadores afastam presidente da Câmara de São Gabriel

30 Mai 2007 - 13h12
Sem argumentos para adiar mais uma vez a votação que definiu seu afastamento da Mesa Diretora, a presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, vereadora Maria Marilena Zatti (PMDB), foi afastada do cargo na última sessão, realizada na noite de ontem. Apesar de ter contra si o voto de todos os vereadores e uma forte rejeição da população, ela conseguiu manter-se na Mesa Diretora através de artifícios como atrasar a pauta de votações ou até mesmo tirar da Ordem do Dia um requerimento pedindo sua renúncia.

A vereadora é acusada de ser professora “fantasma” da Reme (Rede Municipal de Educação) de São Gabriel do Oeste, já que foi cedida ao Coredes, mas continuava recebendo salários do município. O afastamento de Maria Zatti encerra a condução legislativa mais contestada de São Gabriel do Oeste, sendo que durante as semanas que antecederam seu afastamento, a ex-presidente passou a denunciar a existência de “fantasmas” da Assembléia Legislativa em São Gabriel do Oeste e de um “grande grupo” que estaria por trás de sua queda.

Ela atacou a imprensa que veiculou reportagens sobre o caso e até mesmo um colega de parlamento, aquém também chama de “fantasma” somente agora, após sua exclusão da presidência. Na última sessão ela chegou a invocar “Jesus Cristo” ao comparar seu caso a uma “crucificação”.

A sessão de terça-feira foi encerrada pelo presidente interino, vereador Marcos Paz, vice-presidente. Ele já convocou uma sessão extraordinária para amanhã, às 8 horas, quando será realizada nova eleição da Mesa Diretora. Ele não ficará definitivamente no cargo porque a atual gestão não cumpriu o prazo regimental de pelo menos seis meses de mandato.

O projeto de resolução que determinou afastamento imediato de Maria Marilene Zatti da presidência foi encaminhado ao Plenário em regime de urgência. De acordo com o documento, baseado na Lei Orgânica, qualquer membro da Mesa poderá ser destituído quando for faltoso, omisso ou ineficiente no desempenho de suas atribuições regimentais.

Justiça

Ontem, o juiz Atílio César de Oliveira Júnior, da Comarca de São Gabriel do Oeste, deferiu ação cautelar inominada impetrada pelo MPE (Ministério Público Estadual), concedendo o afastamento por 30 dias do vereador Genildo Mendes, da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, preso em flagrante por corrupção, quando tentava extorquir em R$ 20 mil a então presidente Maria Zatti.

O magistrado acatou o pedido de afastamento cautelar feito pelo MPE por intermédio do promotor de Justiça Alexandre Magno Benites Lacerda, que alegou o vereador, "se mantido no cargo, poderá, no uso de suas prerrogativas e com o acesso que possui à documentos da Câmara Municipal, dificultar ou, talvez, atrapalhar o fiel desenvolvimento das investigação que poderão correr naquela Casa de Leis".

Na ação movida contra o vereador, o MPE afirma ainda que "essa precaução, ressalte-se, não se baseia em mera ilação ou excesso de zelo, pelo contrário, visa assegurar o parcial curso de todo o processo que apura as irregularidades cometidas, em tese, pelo requerido, revelando-se, destarte, medida que objetiva assegurar a eficácia de todo e qualquer procedimento que tenha por fim moralizar o Poder Público em geral, sem falar que pode servir, também, como forma de acalentar a sociedade, sempre tão exigente quanto à responsabilização de ocupantes de cargos públicos".
 
 
 
 
Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS