Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vereador de Dourados diz que recebeu ameaça por telefone

21 Jun 2007 - 14h16
O vereador Paulo Henrique Bambu (PSC) denunciou na terça-feira, durante sessão na Câmara de Vereadores, que está sendo vítima de ameaças por telefone. Ontem, ele confirmou ao Diário MS que recebeu um telefonema na terça-feira, de um empresário da cidade, que ameaçou atentar diretamente contra os vereadores que votarem contra o projeto que proíbe a queima da cana-de-açúcar em Dourados. O projeto é de autoria do vereador Elias Ishy (PT) e deverá ser votado na sessão da próxima semana.
“A pessoa do outro lado da linha disse que, se o projeto fosse reprovado, iria subir na plenária e bater em todos os vereadores. Ele também disse que iria botar fogo na minha casa e que eu e minha família seríamos obrigados a sair da cidade”, contou o vereador.
Paulo Henrique Bambu preferiu não dizer o nome de quem fez as ameaças, segundo ele, “para não promover o empresário”. Entretanto, o empresário Romem Barleta confirmou à reportagem ter sido o autor da ligação.
Bambu disse, ainda, que não pretende registrar boletim de ocorrência, mas que vai solicitar ao presidente da Casa, Carlinhos Cantor (PR) que convoque policiamento para o dia da votação, próxima terça-feira. “Vamos deixar a polícia em alerta. Eu preciso dar a oportunidade desta pessoa vir à Câmara, mas todos devem ter respeito pela Casa”, disse ele, ao afirmar que outros vereadores também receberam a ameaça por telefone.
Bambu afirma que as ameaças são um “desrespeito à democracia” e intimidam a Câmara de Vereadores como um todo. “Fomos eleitos dentro de um sistema democrático. Não há como 12 vereadores pensarem igual porque cada um possui sua ideologia e seu pensamento político”, defendeu.
Ontem, o presidente da Casa, Carlinhos Cantor, disse que não tem conhecimento se outros vereadores também receberam a denúncia. Ele disse, ainda, que a Casa não deverá tomar nenhuma providência legal, já que a ameaça é individual. “Não existe nenhuma ameaça contra a instituição, mas sim uma questão individual de cada vereador”, disse ele.
Cantor também defendeu a abertura de debates e orientou que nenhum vereador vote sob pressão. “Cada vereador deve votar de acordo com sua consciência, e não sob coação. Não adianta radicalizar; é preciso flexibilizar os debates”, acrescenta.
O vereador Eduardo Marcondes (PMDB), que se manifesta totalmente favorável à implantação de usinas em Dourados, disse que não recebeu nenhuma ameaça por telefone. “Recebi sim, várias ligações, mas todas tentando me convencer a mudar de postura e votar a favor do projeto. Mas o meu pensamento continua o mesmo”, garantiu.
AMEAÇAS

Ontem, o empresário Romem Barleta assumiu estar “falando diretamente” com os vereadores sobre o assunto. Barleta coordena uma campanha ‘agressiva e violenta’ contra a queima da cana-de-açúcar no município. Recentemente, o empresário já havia dito ao Diário MS que a campanha iria perseguir todos os vereadores que votassem contra o projeto.
Ontem, ele voltou a dizer que a campanha tem uma posição bastante definida – e radical – com relação à postura dos vereadores sobre o projeto. “Falei abertamente com o Bambu como falei com todos os outros vereadores. Continuamos na luta para que o projeto seja aprovado”, disse ele. “Quem se sentir ameaçado deve procurar os meios legais para se defender”, alfinetou.
Mais tarde, ele procurou a redação e amenizou o discurso. Barletta disse se tratar apenas de um “jogo de palavras”. “Não existe ameaça real. Este é um movimento ambiental e de cidadania”, acrescentou.
Barleta afirmou que a campanha vai partir para o embate e o enfrentamento em prol da defesa do meio ambiente. No dia da votação, ele pretende entregar à Casa um abaixo-assinado com milhares de assinaturas contra a queima da cana.
O coordenador de Formação Política e Movimentos Sociais do DCE (Diretório Central de Estudantes) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) – uma das entidades que apóiam o movimento –, Alceu Junior Bittencourt, disse ontem que ninguém do diretório falou diretamente com os vereadores, mas lembrou que o embate continua. “Já deixamos claro que vamos repudiar publicamente cada vereador traidor da opinião pública. Talvez eles encarem isso como uma ameaça”, avaliou.
 
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados