Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vera Baur recebe relatório anual de qualidade da água

15 Mar 2007 - 15h42
A prefeita de  Glória de Dourados, Vera Regina Dalcin Baur (PR), recebeu das mãos do responsável técnico  do Dmae (Departamento municipal de água e esgoto),  Biomédico/Analista Ambiental José Rinaldo Barreto Júnior, o relatório  referente o ano de 2006,  cumprindo todas as normas do  Decreto Federal nº 5.440/05, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano e, em conformidade coma Portaria do Ministério da Saúde nº 518/04, que estabelece o padrão de potabilidade da Água. As  coletas de água foram  realizadas nas Unidade de Tratamento de Água de Glória de Dourados,  de Guassulândia, de
Novo Pinheiro, além dos pontos estratégicos  como Escolas, Maternidade, Comércio, Residências.
O biomédico José Rinaldo ressalta que, as coletas foram  distribuídas uniforme ao longo do período e representatividade do sistema, combinando critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos, entendidos como aqueles próximos a grande circulação de pessoas que alberguem grupos populacionais de risco (hospitais, creches e asilos), e aqueles localizados em trechos vulneráveis do sistema de distribuição, como por exemplo, pontas de rede. Os parâmetros analizados foram;  Cor; Turbidez; pH;  Cloro Residual Livre (CLR); Flúor; Coliformes Totais/Fecais (Laboratório ALQMA). Ainda José Rinaldo, os resultados dos analises comprovam a ótima qualidade da água consumida em Glória de Dourados, no parametro cor foram analizadas 501 amostras com valor médio detectado de 0,01, quando o maximo é de 15 UH. Na Turbidez foram 501 amostras, valor detectado 0. no pH foram analisandas 387 amostras sendo detectados 7,36, quando o padrão da amostra é de 6,0 a 9,5. No CLR, foram realizadas também 501 amostras com valor médio detectado de 0,38. Flúor foram analisadas 404 amostras, detectado 0,64 sendo 0,6 a 0,8 o padrão da amostra. Nos parâmetros Coliformes Totais e Fecais foram analisadas 152 amostras de cada, com ausência de 100% desses coliformes. Analises da tabela 03 e 05 da Portaria 518 do Ministério da Saúde dos Grupo Inorgânicos, Grupo orgânicos, Grupo Agrotóxico, Grupo Cianotóxinas, Grupo Desinfetantes, Grupo Radioatividade, e Grupo Padrão de Aceitação.  Totalizando 2598 analises físico-quimicas e microbiológicas.  Finalizando José Rinaldo,   A  água que é fornecida à população precisa ser potável, ou seja, deve apresentar características físicas, químicas e microbiológicas adequadas ao consumo humano. Por isso, antes de chegar às torneiras, a água passa por Unidades de Tratamento (UTA’s), onde ocorre o tratamento da água bruta a fim de se eliminar todos os poluentes e agentes ameaçadores à saúde, garantindo que a água fornecida à população seja potável. Nas UTA’s, a água bruta passa por alguns processos. Os principais são: Desinfecção (cloro), e Fluoretação (flúor), todas essas etapas de tratamento e o uso de produtos químicos auxiliares servem para destruir microorganismos que podem causar doenças, retirar impurezas, controlar o aspecto e gosto, garantindo a qualidade da água fornecida à população. Na desinfecção, utiliza-se o cloro para destruir microorganismos causadores de doenças.  A fluoretação é efetuada para auxiliar na prevenção da cárie dentária e está prevista em lei.
Para atender todas as solicitações dos usuários em 2006,    o DMAE realizou  reparos e manutenções nas redes e ramais de distribuição, num total de 1.106 solicitações, sendo 282 reparos e manutenções de redes e 824 atendimento ao usuário. Ainda foram feitas 87 novas ligações de água. Hoje o DMAE possui  um total de 2.649 ligações de água ativa no município, das quais,  2.539 ligações de água na cidade de Glória de Dourados, 85 no Distrito de Guassulândia e 25 em  Novo Pinheiro.
A prefeita Vera Baur ressalta que, o tratamento efetuado    pelo DMAE,  na água fornecida aos usuários de Glória de Dourados, atende integralmente as exigências do  Ministério da Saúde, estando isenta de possíveis contaminações por meio dos parâmetros microbiológicos citados acima, são realizadas análises diárias, com intuito de monitorar e garantir a qualidade da    água fornecida. Finaliza Vera Baur.
 
 
 
Glória News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis