Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vendas de veículos sofrem queda de 9,66% em maio, diz Fenabrave

2 Jun 2010 - 10h34Por G1

As vendas de veículos novos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) no país caíram 9,66% em maio, na comparação com o resultado de abril. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em maio, foram emplacadas 250.984 unidades no período, contra 277.833 no mês anterior e 246.930 unidades em maio de 2009.

De acordo com a entidade, a queda — a segunda consecutiva do ano — é ainda reflexo do fim do desconto sobre o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que provocou a antecipação das compras. Apesar do resultado de maio, a previsão é que o quadro se inverta em junho e as vendas voltem a subir.

“Os números não mostram tendência de queda nas vendas de veículos. O setor já esperava uma estabilização do mercado, pois o ritmo estava acelerado motivado pela redução da alíquota do IPI e também pelas promoções, que duraram até a primeira quinzena de abril. Podemos considerar essa queda uma acomodação”, afirmou ao G1 o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.

Para o presidente da General Motors do Brasil, Jaime Ardila, a expectativa era de uma queda menor, mas isso não abalará o setor. Para Ardila, em junho o mercado de veículos deverá retomar o patamar de 260 mil unidades vendidas por mês.

Sérgio Reze confirma esta tendência com base no crescimento econômico e na manutenção da disponibilidade de crédito por parte dos bancos. "Com a economia em crescimento você tem o aumento da renda e, com o aumento da renda, você tem consumidor. Continuamos com a nossa previsão de que o setor vai crescer entre 6% e 7% neste ano", destaca Reze.

  •  
O único fator que pode influenciar negativamente as vendas de junho é a Copa do Mundo"
Sérgio Reze

"O único fator que pode influenciar negativamente as vendas de junho é a Copa do Mundo, que inibe um pouco a procura por carros", avalia o representante dos concessionários.

De acordo com o presidente da Fenabrave, que esteve reunido nesta semana com representantes do sistema financeiro, o volume de cédito atual destinado à compra de veículos novos continuará disponível aos consumidores. "Todos disseram que não há motivo para reduzir o crédito", afirma.

No acumulado de janeiro a maio, o setor já soma 1.316.824 unidades comercializadas, aumento de 14,56% sobre igual intervalo de 2009, quando 1.149.474 unidades haviam sido emplacadas.

Vendas de carros e motos

Ao destacar apenas o desempenho do segmento de automóveis e comerciais leves, foram vendidos em maio 235.674 unidades, queda de 10% sobre abril, que fechou com 261.897 carros emplacados. No acumulado do ano, o segmento soma 1.248.072 unidades vendidas, expansão de 13% sobre o mesmo período do ano passado, com 1.103.889 unidades.

Já o segmento de motocicletas apresentou crescimento de 0,59%, com 143.854 unidades emplacadas. O setor, que ainda se recupera de uma crise de crédito, teve aumento das vendas de 9,7% no acumulado, de 631.331 entre janeiro e maio de 2009 para 692.554 neste ano. "O segmento de motocicletas continuará em crescimento nos próximos meses", ressalta Reze.

Ranking das montadoras

Em maio, a Fiat se manteve na liderança de mercado, com participação de 23,3% e vendas de 54.939 automóveis e comerciais leves. Já a Volkswagen ficou em segundo lugar, com 23,02% de participação e 54.254 unidades emplacadas. Terceira em vendas, a General Motors registrou emplacamentos de 46.519 carros em maio, o que garantiu 19,7% de participação de mercado. A Ford, em quarto lugar, ficou com 8,48% de participação no mercado brasileiro, seguida da Hyundai (3,72%), Honda (3,61%), Renault (3,48%), Toyota (3,32%), Citroën (2,53%) e Peugeot (2,53%).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho