Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Veículo usa 4 combustíveis e polui 15% menos

17 Jul 2007 - 13h00

Após dois anos e meio de pesquisas, 160 mil quilômetros percorridos em testes e R$ 10 milhões investidos, foi desenvolvido pela Fiat o motor tetrafuel, ou tetracombustível, que roda com quatro diferentes combustíveis: gás natural (GNV), gasolina pura (com zero de etanol ¿ EO ¿ combustível muito comum na América do Sul), gasolina com álcool anidro (com 22% de etanol ¿ E22) e álcool puro (100% de álcool hidratado ¿ E100). O sistema eletrônico do motor, desenvolvido em grande parte por engenheiros brasileiros, tem preferência pelo uso do gás ao invés dos líquidos, então sempre vai buscá-lo no reservatório, reduzindo a emissão de dióxido de carbono (CO2) em 15%.

Hoje, geralmente a passagem de gás para líquido em um veículo que tenha as duas opções é feita por meio de uma chave no painel do veículo que, ao ser acionada, realiza a troca. Como com o uso do gás há uma redução do rendimento do automóvel (Gás: 68 cavalos ¿ mesmo que potência - e 10 kg de torque ¿ mesmo que força. Gasolina sem etanol: 80 cavalos e 12 kg de torque), o motorista geralmente opta pelo uso do combustível fóssil. A queda no desempenho com o uso do gás natural é de 15% a 20%.

Para resolver essa questão, o tetracombustível realiza a troca automaticamente, equilibrando os combustíveis a serem utilizados e decidindo qual o ideal conforme a situação. Isso tudo sem que o motorista perceba a transição de um combustível para outro. "O grande segredo está na central eletrônica, que gerencia bem a mudança dos combustíveis. Sempre que enfrentar uma situação de ultrapassagem, subida de ladeira íngreme ou arrancadas mais rigorosas, o sistema de injeção detecta essa condição e vai buscar o combustível líquido que houver no reservatório, pois o motor perde muita força nessas horas. Passado isso, ele volta a usar o gás", explica João Irineu Medeiros, gerente de engenharia do produto.

Os cilindros que armazenam gás natural, menores que os convencionais, ocupam uma área de 130 metros cúbicos (m3). No porta-malas do Siena, com 500 m3, sobram ainda 370 m3 de espaço, suficientes para armazenar duas malas grandes e uma de mão. A partir deste mês de julho o Siena já está disponível para venda, com um custo de cerca de R$ 4 mil superior ao do mesmo modelo com motor flex (álcool e/ou gasolina).

 

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS