Menu
SADER_FULL
terça, 16 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Vander defende liberdade de expressão e lamenta ofensas a Dilma

15 Jul 2010 - 14h15Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) considerou lamentável, infeliz e nada inteligente a charge que mostra Dilma Rousseff vestindo roupas sensuais e girando uma bolsinha nas ruas, mas não defende que seu autor, o chargista Nani, ou quem publicou a charge, como o jornalista Josias de Souza, sofram censura.

“A sociedade que preza a liberdade, o respeito, a dignidade e a convivência entre todas as pessoas sentiu-se agredida.  Foi um momento medíocre de preconceito, de vazio moral e intelectual do cartunista.  Mas se é este o pensamento dele e que está sendo assumido, ele tem a liberdade de se expressar.  Censura institucional não combina com regime democrático e de liberdades. Uma sociedade livre não pode aceitar que esse tipo de manifestação, machista e chauvinista, seja mascarada e mitificada, como acontece, por exemplo, com o preconceito racial”, afirma o parlamentar.

Para Vander, a manifestação de Nani foi ofensiva e é passível de penalização por meio de recurso judicial. “A honra de uma pessoa foi atacada.  Há o recurso judicial, sim, que eu apoio.  Mas sou contra a censura.  O pensamento deve ser exercido livremente, até porque a sociedade precisa identificar quem é quem e o que cada um pensa”, reforça o parlamentar.

O próprio Nani reconheceu ter exagerado.  “Eu usei uma metáfora.  Pode ter sido ruim, mas eu simplesmente fiz humor. (...). A metáfora que eu usei foi um pouco violenta”. 

Ele diz que sua intenção era mostrar uma espécie de confusão ideológica no programa de governo da candidata petista, em função das diferentes orientações partidárias da coligação.  Sua charge mostra a candidata numa esquina, dizendo o seguinte: “O programa quem faz são os fregueses: PMDB: barba, cabelo e bigode; PDT: papai e mamãe e por aí vai ...”.

“Com 37 anos de jornalismo e considerado um dos mais importantes cartunistas do País, Nani jogou no lixo toda uma história e desfez o conceito que havia construído nesse tempo”, lamentou Vander, associando-se às diversas manifestações de repúdio e indignação que brotam de todo o Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGEDIA NA RODOVIA
Morte trágica de três pessoas na PR-082, comove população
BRIGA DE FAMILIA
Pai desfere 15 golpes de facão em filho adolescente
VIOLENCIA DOMESTICA
Pai é morto a marteladas pelo filho um dia antes de aniversário
NÃO QUER QUE ELE USE
Mãe apaga narguilé do filho adolescente e leva chinelada
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que está apaixonado de verdade por Maria da Paz em 'A dona do pedaço'
VAQUINHA VIRTUAL
Com dinheiro de vaquinha, morador de rua que ajudou idosa durante temporal no Rio compra casa
DURANTE MISSA
Padre Marcelo Rossi cai do altar após ser empurrado em missa
ASSASSINATO
Prefeito é morto a tiros por vereador após discussão
ATROPELAMENTO FATAL
Freira Franciscana coordenadora de catequese morre atropelada por carro
ASSASSINATO
Homem é morto na frente da filha de 11 anos por causa de dívida