Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 18 de agosto de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Vander defende liberdade de expressão e lamenta ofensas a Dilma

15 Jul 2010 - 14h15Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) considerou lamentável, infeliz e nada inteligente a charge que mostra Dilma Rousseff vestindo roupas sensuais e girando uma bolsinha nas ruas, mas não defende que seu autor, o chargista Nani, ou quem publicou a charge, como o jornalista Josias de Souza, sofram censura.

“A sociedade que preza a liberdade, o respeito, a dignidade e a convivência entre todas as pessoas sentiu-se agredida.  Foi um momento medíocre de preconceito, de vazio moral e intelectual do cartunista.  Mas se é este o pensamento dele e que está sendo assumido, ele tem a liberdade de se expressar.  Censura institucional não combina com regime democrático e de liberdades. Uma sociedade livre não pode aceitar que esse tipo de manifestação, machista e chauvinista, seja mascarada e mitificada, como acontece, por exemplo, com o preconceito racial”, afirma o parlamentar.

Para Vander, a manifestação de Nani foi ofensiva e é passível de penalização por meio de recurso judicial. “A honra de uma pessoa foi atacada.  Há o recurso judicial, sim, que eu apoio.  Mas sou contra a censura.  O pensamento deve ser exercido livremente, até porque a sociedade precisa identificar quem é quem e o que cada um pensa”, reforça o parlamentar.

O próprio Nani reconheceu ter exagerado.  “Eu usei uma metáfora.  Pode ter sido ruim, mas eu simplesmente fiz humor. (...). A metáfora que eu usei foi um pouco violenta”. 

Ele diz que sua intenção era mostrar uma espécie de confusão ideológica no programa de governo da candidata petista, em função das diferentes orientações partidárias da coligação.  Sua charge mostra a candidata numa esquina, dizendo o seguinte: “O programa quem faz são os fregueses: PMDB: barba, cabelo e bigode; PDT: papai e mamãe e por aí vai ...”.

“Com 37 anos de jornalismo e considerado um dos mais importantes cartunistas do País, Nani jogou no lixo toda uma história e desfez o conceito que havia construído nesse tempo”, lamentou Vander, associando-se às diversas manifestações de repúdio e indignação que brotam de todo o Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Confira o cardápio do delicioso almoço neste domingo no Pesqueiro 7 Bello em VICENTINA
CRIME PASSIONAL
Marido flagra esposa com suposto amante e caso termina em morte
NOVELA GLOBAL
Remy pode não ter morrido em 'Segundo sol'; veja os indícios
TECNOLOGIA
Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet
BOA AÇÃO
Empresário curado faz doação milionária para hospital público
VIOLENCIA
Homem desce do carro e mata mulher com tiro a queima roupa
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta confessa que matou Remy; Karola foi cúmplice
PRESO EM 2010
Morre o homem apontado como maior contrabandista de cigarros do País
ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato
BRIGA DE FAMILIA
Briga de irmãos termina com faca cravada na cabeça de jovem adolescente