Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Vander defende liberdade de expressão e lamenta ofensas a Dilma

15 Jul 2010 - 14h15Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) considerou lamentável, infeliz e nada inteligente a charge que mostra Dilma Rousseff vestindo roupas sensuais e girando uma bolsinha nas ruas, mas não defende que seu autor, o chargista Nani, ou quem publicou a charge, como o jornalista Josias de Souza, sofram censura.

“A sociedade que preza a liberdade, o respeito, a dignidade e a convivência entre todas as pessoas sentiu-se agredida.  Foi um momento medíocre de preconceito, de vazio moral e intelectual do cartunista.  Mas se é este o pensamento dele e que está sendo assumido, ele tem a liberdade de se expressar.  Censura institucional não combina com regime democrático e de liberdades. Uma sociedade livre não pode aceitar que esse tipo de manifestação, machista e chauvinista, seja mascarada e mitificada, como acontece, por exemplo, com o preconceito racial”, afirma o parlamentar.

Para Vander, a manifestação de Nani foi ofensiva e é passível de penalização por meio de recurso judicial. “A honra de uma pessoa foi atacada.  Há o recurso judicial, sim, que eu apoio.  Mas sou contra a censura.  O pensamento deve ser exercido livremente, até porque a sociedade precisa identificar quem é quem e o que cada um pensa”, reforça o parlamentar.

O próprio Nani reconheceu ter exagerado.  “Eu usei uma metáfora.  Pode ter sido ruim, mas eu simplesmente fiz humor. (...). A metáfora que eu usei foi um pouco violenta”. 

Ele diz que sua intenção era mostrar uma espécie de confusão ideológica no programa de governo da candidata petista, em função das diferentes orientações partidárias da coligação.  Sua charge mostra a candidata numa esquina, dizendo o seguinte: “O programa quem faz são os fregueses: PMDB: barba, cabelo e bigode; PDT: papai e mamãe e por aí vai ...”.

“Com 37 anos de jornalismo e considerado um dos mais importantes cartunistas do País, Nani jogou no lixo toda uma história e desfez o conceito que havia construído nesse tempo”, lamentou Vander, associando-se às diversas manifestações de repúdio e indignação que brotam de todo o Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros