Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 23 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CONTAINER
Brasil

Usuário saberá pela web a hora exata em que o ônibus vai passar

2 Set 2010 - 16h55Por Terra

Em vez de ficar no ponto, sob sol e chuva, esperando indefinidamente, os passageiros poderão acompanhar do computador de casa, do trabalho ou mesmo pelo celular o momento em que o ônibus vai chegar e só então se deslocar. Em grandes cidades como São Paulo, com trânsito permanentemente problemático, ter essa informação hoje é praticamente impossível. Dependendo do grau de engarrafamento, muitas vezes passam três a quatro ônibus seguidos da mesma linha e pode-se esperar mais de hora até o próximo chegar.

A possibilidade de acompanhar o trajeto dos ônibus deve ser adotada ainda este ano em três cidades: Poços de Caldas, Foz do Iguaçu e Maringá, informa o coordenador do projeto da empresa Transdata Smart, Paulo Roberto Tavares, que desenvolve o trabalho com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O chamado sistema embarcado de informação ao usuário de transporte coletivo foi inspirado em uma experiência européia. “Nosso objetivo é adaptar essa tecnologia à realidade brasileira e ampliar a quantidade de serviços oferecida”, informa Tavares.

O processo europeu custa R$ 17 mil por ônibus e no Brasil deve ficar em torno de R$ 5 mil, valor considerado baixo, segundo o especialista. A ideia é utilizar computadores convencionais adaptados para suportar as condições das viagens, com trepidação, calor e poluição.

O equipamento também pode contar com tecnologia de comunicação 3G, o que permitiria atualização de conteúdo em tempo real, e GPS para acompanhar o trajeto do veículo. Em viagens mais longas, por exemplo, o equipamento poderá exibir informações turísticas, indicações sobre as cidades no itinerário.

Tavares afirma que, além da comodidade para os passageiros, esse tipo de controle será vantajoso para as empresas, que podem acompanhar a localização de toda a frota em tempo real e enviar mensagens de texto em um painel à frente do motorista.

O equipamento será composto de três partes: a unidade de processamento, o painel de controle com o display de mensagens e os monitores de cristal líquido, instalados na cabine dos passageiros.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDOFILIA
Babá de 15 anos recebia dinheiro para ter relações com patrão
PREOCUPANTE
Mineradora declara situação de emergência em barragem de Araxá
INTOLERANCIA RELIGIOSA
Delegado solicita ida à casa do 'BBB 19' para interrogar Paula, investigada por intolerância
RESUMO DAS NOVELAS
Mercedes convoca Murilo para uma conversa
CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico