Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Uso irregular das calçadas vira mania em Dourados

2 Ago 2010 - 13h22Por Fátima News

O uso irregular de calçadas para o estacionamento de veículos novamente tem sido uma praxe em Dourados. Em vários pontos da cidade, principalmente na área comercial, é possível flagrar carros e motos estacionados sobre o meio-fio, fato que dificulta o uso das calçadas pelos pedestres.

Em diversos pontos das avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres é possível verificar as calçadas sendo utilizadas como um espaço “anexo” dos estabelecimentos comerciais, que usam os locais para expor seus produtos. Um dos setores que mais se aproveitam da falta de fiscalização é o veículos.

Diversas revendas usam o espaço destinado para a passagem dos pedestres como vitrine para os automóveis. Alguns ousam até a lavar carros nas calçadas. Além de obstruir a passagem, jogam água nas ruas, prejudicand0o a camada asfaltica.

Outro local onde os motoristas e estabelecimentos ignoram a legislação e transformam a calçadas em estacionamento é na rua João Vicente Ferreira, em frente ao Hospital Santa Rita. Segundo moradores da região, em virtude da falta de vagas para estacionamento, vários condutores têm ignorado a sinalização e estacionado os veículos nas calçadas ou até mesmo na ciclovia existente no local.

A servidora pública Tânia Marta Castilho relata que o uso irregular da calçada tem gerado certo transtorno no local, já que os pedestres são obrigados a passar pela ciclovia e correrem o risco de serem atropelados pelos ciclistas que passam pela rua. “Os carros ocupam a calçada e as pessoas não têm por onde passar. Então, são obrigados a se arriscar passando pela ciclovia. Em várias ocasiões, o pedestre não vê a bicicleta e quase acaba atropelado”, disse.

De acordo com o Código de Postura do Município, todas as calçadas da área comercial devem ter pelo menos dois metros de espaço livre para passagem de pedestre. No ano passado, a Guarda Municipal intensificou a fiscalização quanto ao uso ilegal das calçadas na área comercial.

O trabalho foi concentrado na região da avenida Hayel Bon Faker e pelo menos 70 condutores acabaram autuados. Na época, a multa era de R$ 130, de natureza grave, somando cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme consta na CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

No entanto, desde então, nenhuma operação semelhante foi realizada para frear o uso irregular das calçadas. Conforme o subcomandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado Menezes, a corporação tem recebido inúmeras reclamações relacionadas ao uso irregular das calçadas para o estacionamento de veículos. Devido ao problema, o comando da Guarda vai se reunir amanhã com a coordenação do departamento municipal de Trânsito para discutir medidas que possam impedir a irregularidade.

Diante da situação, ele relatou que a Guarda deve realizar um trabalho fiscalização em vários pontos da cidade. Inicialmente, os guardas devem apenas orientar os motoristas irregulares. Após o trabalho de orientação, a Guarda passará a aplicar multas.

 


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos