Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Uso de uniformes escolares será obrigatório

11 Jul 2007 - 13h13
O uso de uniformes estudantis padronizados será obrigatório para os alunos da educação básica em todas as escolas públicas do país, segundo projeto de lei (PLS 145/07) de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) aprovado nesta terça-feira (10), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE). De acordo com a proposta, serão oferecidos dois conjuntos completos por ano a cada aluno, aí incluídos os calçados.

O Poder Executivo é autorizado pelo projeto, que teve como relator o senador Romeu Tuma (DEM-SP), a instituir o Programa Nacional de Uniforme Escolar, com o objetivo de complementar as despesas decorrentes da doação dos uniformes pelos governos estaduais e municipais. Por emenda da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), será proibida qualquer propaganda nos uniformes escolares.

O autor da proposta lembrou a sua experiência como prefeito de João Pessoa ao explicar por que apresentou o projeto. Ele relatou que, durante visita a uma escola, uma mãe de aluno lhe pediu dinheiro porque, como precisava acompanhar os filhos de manhã e à tarde à escola, não podia trabalhar. E não tinha como matricular os filhos no mesmo horário porque só havia um par de sandálias em casa.

- Quando passaram a receber o fardamento completo, muitas crianças ainda tinham dificuldade em calçar os tênis, porque nunca tinham tido um par - relatou Lucena.

A pedido da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), foi retirada do projeto a exceção a escolas de educação indígena. A seu ver, seria uma "discriminação" deixar de fora do benefício as crianças indígenas. A iniciativa teve o apoio do presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e de diversos outros senadores. O projeto foi elogiado ainda pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Wellington Salgado (PMDB-MG), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Augusto Botelho (PT-RR).

Também em decisão terminativa, foi aprovado o Projeto de Lei do Senado 277/07, de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR), que define as condições de qualidade da oferta escolar para crianças de cinco e seis anos de idade. Segundo substitutivo elaborado pelo relator do projeto, senador Wilson Matos (PSDB-PR), as turmas com alunos dessa faixa etária terão no máximo 30 alunos e deverão contar com dois professores regentes.

Outra proposta aprovada em decisão terminativa, esta de autoria de Flexa Ribeiro, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para incluir o atendimento médico e odontológico preventivo aos alunos do ensino fundamental público. O relator foi Augusto Botelho.

No que diz respeito à educação em instituições particulares, dois projetos receberam pareceres favoráveis da CE. Um deles foi o PLS 337/07, do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que permite a dedução de gastos com material escolar da base de cálculo do Imposto de Renda devido por pessoas físicas. O relator foi o senador Wilson Matos. O segundo foi o substitutivo da Câmara ao PLS 5/04, do então senador Eduardo Siqueira Campos, que altera as regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Segundo o texto, que também teve como relator Wilson Matos, os financiamentos poderão ser estendidos a alunos de mestrado e doutorado.

Em decisão terminativa, foram ainda aprovados dois projetos de autorização para a criação de unidades educacionais. O primeiro (PLS 256/07), do senador Paulo Paim (PT-RS), autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Gravataí (RS). A aprovação do projeto, que teve como relator Papaléo Paes, foi celebrada pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). O segundo (PLS 195/07), de autoria de Eduardo Azeredo, autoriza a criação da Universidade Federal Planalto do Araxá (MG). O relator foi Flexa Ribeiro.

 
 
Agência Senado
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados