Menu
SADER_FULL
quinta, 23 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Usina do Estado participa do 1º leilão de energia alternativa

18 Jun 2007 - 10h00
A usina do grupo Louis Dreyfus Commodities Bioenergia S/A, instalada em Rio Brilhante, está entre as 19 centrais geradoras termelétricas (UTEs) que participam do primeiro leilão de energia de fontes alternativas do Brasil. O certame está marcado para hoje (18), às 10 horas, via internet. Também participam do arremate outras 17 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), totalizado 495,83 megawatts de energia para contratação.
 
Para a secretária Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a participação da usina localizada em Rio Brilhante no primeiro certame direcionado aos empreendimentos de fontes alternativas, abre um novo capitulo ao desenvolvimento do Estado.
 
“É o início de um novo negócio para o Mato Grosso do Sul e mostra que no futuro, quando as novas usinas começarem operar seus sistemas de cogeração, passaremos de importadores para exportadores de energia”, comemora.
 
Segundo a Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), independentemente da data de outorga, o leilão deve negociar contratos de suprimento de energia com entrega a partir de 2010. Essa energia irá suprir parte da carga necessária ao abastecimento do mercado consumidor das concessionárias de distribuição.
 
De acordo com a estimativa da Seprotur, a unidade Louis Dreyfus Rio Brilhante, fase 1 e 2, pode atender a demanda energética de Rio Brilhante e Nova Alvorada, além de auxiliar o abastecimento de Dourados, com geração de 88 megawatts. Com a efetiva implantação das 31 usinas que possuem projetos de cogeração, o Estado terá capacidade de produzir mil megawatts até 2011.  
 
Cogeração de energia
 
O sistema que permitiu que a usina de álcool do grupo Louis Dreyfus participasse deste leilão é a cogeração de energia, produção simultânea e de forma seqüenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de gás natural e/ou de biomassa, entre outros. No caso, a unidade utiliza o bagaço da cana com matéria-prima.
 
 
Notícias.MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes
TRAGEDIA NO CHILE II
Morta com a família no Chile, jovem havia ganhado viagem de presente de 15 anos
MILIONARIO
Aposta de Aramina-SP fatura mais de R$ 11 milhões na Mega-Sena
TRAGÉDIA NO CHILE
Seis brasileiros são achados mortos em apartamento em Santiago, no Chile
BARBÁRIE
Mulher sobrevive a tentativa de feminicídio, mas fica tetraplégica
MAIOR PEDRA DO MUNDO
Homem de 51 anos passa por cirurgia e tem pedra de 1,3 Kg na bexiga
CAMPO BELO RESORT - DIA DOS NAMORADOS
Dia dos Namorados com programação especial e romântica no Campo Belo Resort, faça sua reserva
TRAGEDIA NA RODOVIA
Estudante morre e dez ficam feridos em acidente com ônibus de universitário
DICAS - TECNOLOGIA
Como usar o Whatsapp para impulsionar os negócios