Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Usina do Estado participa do 1º leilão de energia alternativa

18 Jun 2007 - 10h00
A usina do grupo Louis Dreyfus Commodities Bioenergia S/A, instalada em Rio Brilhante, está entre as 19 centrais geradoras termelétricas (UTEs) que participam do primeiro leilão de energia de fontes alternativas do Brasil. O certame está marcado para hoje (18), às 10 horas, via internet. Também participam do arremate outras 17 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), totalizado 495,83 megawatts de energia para contratação.
 
Para a secretária Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a participação da usina localizada em Rio Brilhante no primeiro certame direcionado aos empreendimentos de fontes alternativas, abre um novo capitulo ao desenvolvimento do Estado.
 
“É o início de um novo negócio para o Mato Grosso do Sul e mostra que no futuro, quando as novas usinas começarem operar seus sistemas de cogeração, passaremos de importadores para exportadores de energia”, comemora.
 
Segundo a Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), independentemente da data de outorga, o leilão deve negociar contratos de suprimento de energia com entrega a partir de 2010. Essa energia irá suprir parte da carga necessária ao abastecimento do mercado consumidor das concessionárias de distribuição.
 
De acordo com a estimativa da Seprotur, a unidade Louis Dreyfus Rio Brilhante, fase 1 e 2, pode atender a demanda energética de Rio Brilhante e Nova Alvorada, além de auxiliar o abastecimento de Dourados, com geração de 88 megawatts. Com a efetiva implantação das 31 usinas que possuem projetos de cogeração, o Estado terá capacidade de produzir mil megawatts até 2011.  
 
Cogeração de energia
 
O sistema que permitiu que a usina de álcool do grupo Louis Dreyfus participasse deste leilão é a cogeração de energia, produção simultânea e de forma seqüenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de gás natural e/ou de biomassa, entre outros. No caso, a unidade utiliza o bagaço da cana com matéria-prima.
 
 
Notícias.MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho