Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Usina de Naviraí pretende mecanizar 85% da colheita

14 Jun 2007 - 05h10
A chegada de um número significativo de usinas de álcool em várias regiões do Estado além de trazer importante mudança no perfil econômico de Mato Grosso do Sul e vários municípios, vai trazer também mudanças no quadro trabalhista e social desse segmento. Isso porque, como muitas empresas são estrangeiras, ligadas a fortes grupos econômicos, muitas vão substituir boa parte da mão-de-obra usada na colheita da cana, por modernas máquinas colhedoras.

É o caso da Louise Dreyfus de Rio Brilhante, que vai colher mais de 80% da área a ser plantada com máquinário moderno, e também do grupo Infinity Bio Energy, que opera a Usinav, em Naviraí.

Há uma grande preocupação hoje em vários setores, como no Ministério do Trabalho e Emprego, na Assembléia Legislativa e outros órgãos, quanto à questão de proteção e segurança dos trabalhadores no setor sucroalcooleiro, conhecido pelas irregularidades que foram cometidas no passado por muitas indústrias oriundas do nordeste brasileiro. No entanto, as empresas estrangeiras, que são a maioria hoje nos projetos previstos para o Estado, além de substituir uma boa parcela da colheita manual pela mecanizada, tem muitos cuidados com as questões trabalhistas, de segurança do trabalho e no cumprimento das legislações ambientais e trabalhistas.

EM NAVIRAÍ- O grupo Infinity Bio Energy que está ampliando usina em Naviraí, trabalha com a perspectiva de mecanização de boa parte das lavouras de cana nos próximos quatro anos, e espera que o volume atingido pelo corte da cana verde, com colheitadeiras, aconteça em cerca de 80% a 85% da área plantada.

Nos demais 15% o corte deverá continuar a ser feito de forma manual, mas com canavieiros qualificados, contratados na região do cone sul, com capacitação para desenvolver outros tipos de serviço, o que extinguiria a importação de mão-de-obra de outros Estados.

Um dos diretores da empresa disse recentemente que "em pouco tempo, os filhos de canavieiros não serão canavieiros", ao destacar que a Usinav quer "produzir energia limpa, obtendo o selo verde. Com uma gestão que privilegie também a defesa do mei ambiente e o bem-estar de seus funcionários". Ele afirmou que de um total de 1,4 mil canavieiros empregados hoje no trabalho braçal, esse número poderá ser reduzido para menos de 400 homens, que deverão auxiliar na implantação e manutenção de viveiros de mudas e áreas de proteção permanente.

A Usinav ainda não calculou quantas máquinas deverão ser adquiridas para levar adiante o plano de mecanização, mas se sabe que na proporção de 80 homens por máquina, seria necessária a compra de aproximadamente 20 colheitadeiras, somente para os atuais 23 mil hectares de plantio.
 
 
 
Sul News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS