Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Uruguai empata com França e mantém jejum de 20 anos em Copas

11 Jun 2010 - 16h26Por Terra

A estreia de Uruguai e França na Copa do Mundo da África do Sul foi uma partida amarrada, com poucas chances de gol e um resultado que fez jus ao jogo: 0 a 0. O time sul-americano jogou defensivamente, pouco ameaçou e manteve um jejum de 20 anos sem vencer em Mundiais. O último triunfo foi no dia 21 de junho de 1990, sobre a Coreia do Sul, por 1 a 0.

Com o empate, as duas equipes chegaram a um ponto no Grupo A, que também conta com África do Sul e México. As seleções também empataram no jogo de abertura da Copa, por 1 a 1.

Com Ribéry e Govou abertos nas pontas, a proposta da França parecia ser atacar pelos lados. Aos 7min, foi Ribéry quem escapou pela esquerda, passou mela marcação e teve espaço para encontrar Govou dentro da área, no meio dos três zagueiros uruguaios. Porém, o atacante desviou para fora, perdendo grande oportunidade. Com 10min, Diaby - que ganhou a vaga de Malouda no meio de campo titular - arriscou de longe, mas a bola subiu demais.

Aproveitando a liberdade que o Uruguai dava aos seus laterais, o time francês dominava a posse de bola. Aos 14min, após bola alçada na área, Anelka cabeceou para fora. A primeira chegada dos sul-americanos veio só aos 16min, quando Forlán encontrou espaço pela esquerda, trouxe para o meio e soltou a bomba, para boa defesa do goleiro Lloris.

Principal armador dos franceses, Gourcuff apareceu bem aos 17min. O camisa 8 bateu falta direto para o gol e surpreendeu o goleiro Muslera, que conseguiu se recuperar e espalmar para escanteio. Com 20min, o meia voltou a arriscar de fora da área, de pé esquerdo, mas mandou por cima do gol.

O Uruguai se defendia com oito jogadores, deixando apenas Forlán e Suárez no campo de ataque. Aos 30min, Diaby fez fila pelo meio e descolou lindo passe para Govou na direita, mas Anelka, impedido, entrou no caminho da bola e anulou a jogada. A França tinha a bola, mas não abria as jogadas pelas pontas como no início, e parava na marcação firme do adversário.

O panorama não se alterou na segunda etapa e os europeus continuaram esbarrando na retranca uruguaia. Aos 10min, Toulalan chutou de muito longe e Muslera segurou. Com 14min, Gourcuff rolou pra Ribéry em jogada ensaiada de falta, mas o camisa 7 pegou mal na bola e mandou longe da meta.

O Uruguai ensaiava alguns contra-ataques, mas não saía com a qualidade necessária e invariavelmente perdia a bola. O técnico Oscar Tabárez tentou mudar a situação colocando o jovem meia Lodeiro, mas o time continuou sem opções de ataque. Aos 23min, o capitão Lugano se desentendeu com Toulalan após falta violenta do francês, mas os dois logo foram separados.

Domenech colocou em campo o astro Thierry Henry pouco depois na vaga de Anelka. Os uruguaios quase abriram o placar aos 26min, quando Suárez ajeitou e a bola sobrou para Forlán na área; o chute do atacante, porém, saiu muito torto. Pouco depois, foi a vez do atacante Loco Abreu, do Botafogo, substituir Suárez na frente.

Cada vez mais, a França insistia pelo meio. Aos 34min, Malouda soltou uma bomba de longe, que passou perto do gol de Muslera. Minutos depois, Lodeiro encerrou sua participação em campo com um carrinho no meio de campo, que lhe rendeu o segundo cartão amarelo e a expulsão, em sua estreia em Copas do Mundo.

Aos 43min, uma cena inusitada: Henry, que ajudou sua seleção a se classificar para o Mundial em um lance em que ajeitou a bola na mão diante da Irlanda, pediu toque de mão de um uruguaio dentro da área. Porém, o árbitro japonês Yuichi Nishimura mandou o jogo seguir.

FICHA TÉCNICA

Uruguai 0 x 0 França

Ponto Forte do Uruguai
Marcação implacável, usando até oito jogadores no campo de defesa

Ponto Forte da França
Domínio da posse de bola e volume de jogo muito maior

Ponto Fraco do Uruguai
Contra-ataque muito deficiente, com poucos jogadores avançando e muitos erros de passe

Ponto Fraco da França
Afunilou demais o jogo pelo meio, caindo facilmente na marcação uruguaia à frente da área

Personagem do jogo
Lodeiro, apontado como grande promessa uruguaia, que ficou em campo poucos minutos antes de ser expulso

Esquema Tático do Uruguai
3-5-2
Muslera; Victorino, Lugano e Godín; Maxi Pereira, Diego Pérez (Eguren), Arévalo, Ignacio González (Lodeiro) e Álvaro Pereira; Suárez (Loco Abreu) e Forlán. Técnico: Oscar Tabárez

Esquema Tático da França
4-3-3
Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Gourcuff (Malouda) e Diaby; Govou (Gignac), Anelka (Henry) e Ribéry. Técnico: Raymond Domenech

Cartões amarelos
Uruguai: Victorino, Lodeiro e Lugano
França: Evra, Ribéry e Toulalan

Cartão vermelho
Uruguai: Lodeiro

Árbitro
Yuichi Nishimura (JAP)

Local
Green Point Stadium, Cidade do Cabo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon