Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Uruguai e Brasil fecham acordo automotivo

25 Jul 2007 - 07h55

Uruguai e Brasil fecharam um acordo automotivo voltado para equilibrar o comércio do setor entre os dois países, anunciou nesta terça-feira o vice-ministro da Indústria e Energia uruguaio, Martín Ponce de León.

"Estamos praticamente com o acordo concluído", informou Ponce de León à imprensa paralelamente a um seminário sobre o incentivo à integração produtiva no Mercosul, do qual o Uruguai faz parte junto com Argentina, Brasil e Paraguai, sendo objeto de negociações a adesão plena da Venezuela.

"Tudo começou com a vinda do então ministro (brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz) Furlan há alguns meses (em março), quando foram fixadas as linhas do que hoje estamos terminando de redigir", disse o funcionário, que espera protocolizar o acordo "nas próximas horas".

Ele explicou que "os benefícios" para o Uruguai do acordo alcançado "consistem em aumentar as possibilidades de ingressos sem maiores encargos ao mercado brasileiro". Isto permitirá buscar novos investimentos e o desenvolvimento do comércio "que compensem e equilibrem a balança no setor automotivo com o Brasil".

Segundo ele, em 2006 "o Uruguai comprou US$ 180 milhões da indústria automotiva do Brasil que, por sua vez, comprou de nós US$ 12 milhões. Isso não é sustentável".

O acordo diz respeito a um aumento dos volumes que "poderiam entrar sem tarifas no Brasil. Digo poderiam, porque a certa quantidade que temos hoje não é bastante para gerar investimentos, o que torna então um comércio assimétrico".

O vice-ministro citou um exemplo, no que diz respeito a caminhões, que passaram de 800 a 2.000 por ano. Explicou que a cota de 800 era tão pequena que o setor privado não se preocupava em investir.

O acordo também prevê cotas de ingresso no Brasil de 2.000 blindados uruguaios por ano, assim veículos utilitários.

O acordo vai vigorar até 1 de julho de 2008, quando se espera que os países do Mercosul terminem de negociar uma política automotiva comum - um processo que começou em julho de 2007.

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares