Menu
SADER_FULL
segunda, 19 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Uruguai e Brasil fecham acordo automotivo

25 Jul 2007 - 07h55

Uruguai e Brasil fecharam um acordo automotivo voltado para equilibrar o comércio do setor entre os dois países, anunciou nesta terça-feira o vice-ministro da Indústria e Energia uruguaio, Martín Ponce de León.

"Estamos praticamente com o acordo concluído", informou Ponce de León à imprensa paralelamente a um seminário sobre o incentivo à integração produtiva no Mercosul, do qual o Uruguai faz parte junto com Argentina, Brasil e Paraguai, sendo objeto de negociações a adesão plena da Venezuela.

"Tudo começou com a vinda do então ministro (brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz) Furlan há alguns meses (em março), quando foram fixadas as linhas do que hoje estamos terminando de redigir", disse o funcionário, que espera protocolizar o acordo "nas próximas horas".

Ele explicou que "os benefícios" para o Uruguai do acordo alcançado "consistem em aumentar as possibilidades de ingressos sem maiores encargos ao mercado brasileiro". Isto permitirá buscar novos investimentos e o desenvolvimento do comércio "que compensem e equilibrem a balança no setor automotivo com o Brasil".

Segundo ele, em 2006 "o Uruguai comprou US$ 180 milhões da indústria automotiva do Brasil que, por sua vez, comprou de nós US$ 12 milhões. Isso não é sustentável".

O acordo diz respeito a um aumento dos volumes que "poderiam entrar sem tarifas no Brasil. Digo poderiam, porque a certa quantidade que temos hoje não é bastante para gerar investimentos, o que torna então um comércio assimétrico".

O vice-ministro citou um exemplo, no que diz respeito a caminhões, que passaram de 800 a 2.000 por ano. Explicou que a cota de 800 era tão pequena que o setor privado não se preocupava em investir.

O acordo também prevê cotas de ingresso no Brasil de 2.000 blindados uruguaios por ano, assim veículos utilitários.

O acordo vai vigorar até 1 de julho de 2008, quando se espera que os países do Mercosul terminem de negociar uma política automotiva comum - um processo que começou em julho de 2007.

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto