Menu
RIO_DOURADOS
terça, 22 de maio de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Universidades do Brasil assinam convênio de cooperação com México

4 Jun 2010 - 07h30Por G1

Universidades de excelência brasileiras assinaram nesta terça-feira (1) um acordo de cooperação com instituições de ensino superior mexicanas em reunião paralela ao 2º Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, no México.

Entre as universidades que firmaram a parceria estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e outras que completam um total de 50 participantes do “Grupo de Coimbra”.

Esse grupo foi criado em 2008 com o intuito de fortalecer relações entre as próprias instituições de ensino superior brasileiras e com universidades de Portugal e da Espanha. O nome é uma forma de reconhecer a Universidade de Coimbra, em Portugal, como a “alma mater” das instituições do Brasil, segundo o coordenador da área de cooperação internacional da UFMT, Paulo Teixeira de Souza Júnior.

Entre as ações concretas que fazem parte do acordo assinado com a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES), do México, está a possibilidade de mobilidade dos estudantes, o ensino de espanhol e português, e o desenvolvimento de projetos de pesquisas em comum.

“Acordos desse tipo promovem a internacionalização, que contribui para melhorar a qualidade do ensino com o intercâmbio de informações e dos estudantes”, disse Souza Jr.

Além de grandes acordos como o do “Grupo de Coimbra”, pequenas instituições de ensino superior, como a Universidade Feevale, uma universidade comunitária de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de firmar acordos bilaterais no encontro em Guadalajara.

A instituição já recebe quatro estudantes da Universidade de La Salle Bajío, da cidade mexicana de León, no México, em seu curso de moda. “Os próprios estudantes entraram em contato conosco e disseram que gostariam de conhecer nosso curso. Aqui (no encontro), pudemos conhecer os reitores da universidade pessoalmente e discutir novas possibilidades de troca de informações e de estudantes”, disse o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha. Um elo entre as duas universidades é o fato de ambas estarem localizadas em áreas produtoras de sapatos, assunto que faz parte das disciplinas de seus cursos.

Além dos acordos assinados, dirigentes de universidades brasileiras dizem que o encontro serviu para que tivessem a oportunidade de fazer contato para convênios futuros. “Universidades mexicanas demonstraram interesse na nossa metodologia de gestão da educação à distância”, afirmou o diretor geral da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, José Liberato Barrozo Filho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DISCUSSÃO VIRA MORTE
Discussão entre vizinhos por som alto termina em tragédia
LUTO NA MODA
Morre Nara Almeida, modelo e influenciadora digital aos 24 anos nesta 2ª feira
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval se envolve com Laureta, dá golpe e foge com joias roubadas
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) vasculha a casa de Estela (Lisandra Souto) e faz ameaças a ela e a Talita (La
FÁTIMA DO SUL - PARALISAÇÃO NACIONAL
Caminhoneiros prometem fechar rodovia nesta segunda-feira das 07h às 18h em Fátima do Sul
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre armação de Karola contra ela
EMOCIONANTE
Alunos arrecadam dinheiro para professor cearense que não recebe salário há mais de 2 meses
TRAIÇÃO
Jovem desabafa sobre traição de mãe com marido: "Fui largada para morrer na UTI"
FATALIDADE
Aluno de 12 anos morre após ser atingido por trave de gol
HEROI
‘Perdeu tiozão”: guarda municipal impede assalto a loja e troca tiros com suspeitos