Menu
SADER_FULL
terça, 21 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Único candidato, Brasil apresenta à FIFA seu dossiê para 2014

30 Jul 2007 - 17h18
O Brasil, único candidato para sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014, apresentará nesta terça-feira seu dossiê oficial de candidatura na sede da Federação Internacional (FIFA) em Zurique, primeira etapa administrativa para organizar o Mundial pela segunda vez.

"Ainda que o Brasil seja o único candidato, ainda não é sede do Mundial de 2014", diz a FIFA. Já que a Colômbia, que também estava na disputa, retirou sua candidatura em abril, apenas uma "catástrofe" poderia estragar a festa dos brasileiros, que desde a derrota na final de 1950 em pleno Maracanã por 2-1 para o Uruguai buscam uma segunda oportunidade para apagar este pesadelo da memória coletiva do país.

Comandada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acompanhado pelo escritor de best-sellers Paulo Coelho e veterano jogador Romário, entre outros, a delegação brasileira apresentará as garantias necessárias perante a FIFA para organizar o Mundial.

O documento inclui pelo menos uma centena de obrigações, que vão de garantias do próprio governo brasileiro sobre temas como o trabalho temporário e os transportes até promessas de construção de novos estádios.

O presidente Lula assinou com grande pompa os documentos necessários em junho passado, afirmando: "tenho certeza de que o Brasil dará um show (em 2014), não só na preparação dos estádios, mas também na infraestrutura".

Os estádios são exatamente o grande quebra-cabeça para os organizadores do torneio em um país com dimensões continentais. Muitas cidades do Brasil querem abrigar os jogos, sendo 22 as candidaturas municipais apresentadas oficialmente.

Em um país que sofre com um enorme déficit público e com a corrupção endêmica, a CBF anunciou que irá privilegiar a utilização de fundos privados para poder recuperar rapidamente o investimento.

Além disso, a maioria dos estádios brasileiros de grande capacidade estão velhos e precisam de reformas, motivo pelo qual investimentos seguros são de grande importância.

Das 22 cidades candidatas à sede foram escolhidas a princípio entre 10 e 18, mas o mais provável é que o número final fique em torno de 12.

Certamente o Rio de Janeiro será palco de algumas partidas do Mundial de 2014, mas falta saber se o governo reformará o mítico Maracaná ou se adaptará para a ocasião o recém-inaugurado estádio João Havelange, o "Engenhão", construído para os Jogos Panamericanos Rio-2007, encerrados neste domingo.
 
 
Uol

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Com quadro de AVC, Agnaldo Timóteo é internado na Bahia
MONSTRUOSIDADE
Pai bate em bebê até a morte por ela ter nascido menina
HOMICIDIO - MISTÉRIO
Filho de 9 anos encontra pai morto no banheiro de casa
REENCONTRO
Filhos reencontram mãe em asilo depois de 54 anos
EXPLORAÇÃO SEXUAL
Casal é preso por abusar sexualmente de 14 adolescentes, atraídos por emprego
LESÃO CORPORAL
Com ciúmes, mulher queima marido com ferro de passar
FORAGIDOS
Homens encapuzados incendeiam ônibus do transporte coletivo
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta versões de Creme Acetinado da perfumaria de Botica 214 em Fátima do Sul
CAMPO BELO RESORT - FERIADÃO DE JUNHO
Campo Belo Resort com pacote especial para o feriadão de Corpus Christi, confira e faça sua reserva
MÁ SORTE
Morador do PR diz ter acertado os números da Mega-Sena acumulada, mas caixa não registra cartão