Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Único candidato, Brasil apresenta à FIFA seu dossiê para 2014

30 Jul 2007 - 17h18
O Brasil, único candidato para sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014, apresentará nesta terça-feira seu dossiê oficial de candidatura na sede da Federação Internacional (FIFA) em Zurique, primeira etapa administrativa para organizar o Mundial pela segunda vez.

"Ainda que o Brasil seja o único candidato, ainda não é sede do Mundial de 2014", diz a FIFA. Já que a Colômbia, que também estava na disputa, retirou sua candidatura em abril, apenas uma "catástrofe" poderia estragar a festa dos brasileiros, que desde a derrota na final de 1950 em pleno Maracanã por 2-1 para o Uruguai buscam uma segunda oportunidade para apagar este pesadelo da memória coletiva do país.

Comandada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acompanhado pelo escritor de best-sellers Paulo Coelho e veterano jogador Romário, entre outros, a delegação brasileira apresentará as garantias necessárias perante a FIFA para organizar o Mundial.

O documento inclui pelo menos uma centena de obrigações, que vão de garantias do próprio governo brasileiro sobre temas como o trabalho temporário e os transportes até promessas de construção de novos estádios.

O presidente Lula assinou com grande pompa os documentos necessários em junho passado, afirmando: "tenho certeza de que o Brasil dará um show (em 2014), não só na preparação dos estádios, mas também na infraestrutura".

Os estádios são exatamente o grande quebra-cabeça para os organizadores do torneio em um país com dimensões continentais. Muitas cidades do Brasil querem abrigar os jogos, sendo 22 as candidaturas municipais apresentadas oficialmente.

Em um país que sofre com um enorme déficit público e com a corrupção endêmica, a CBF anunciou que irá privilegiar a utilização de fundos privados para poder recuperar rapidamente o investimento.

Além disso, a maioria dos estádios brasileiros de grande capacidade estão velhos e precisam de reformas, motivo pelo qual investimentos seguros são de grande importância.

Das 22 cidades candidatas à sede foram escolhidas a princípio entre 10 e 18, mas o mais provável é que o número final fique em torno de 12.

Certamente o Rio de Janeiro será palco de algumas partidas do Mundial de 2014, mas falta saber se o governo reformará o mítico Maracaná ou se adaptará para a ocasião o recém-inaugurado estádio João Havelange, o "Engenhão", construído para os Jogos Panamericanos Rio-2007, encerrados neste domingo.
 
 
Uol

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS