Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 18 de agosto de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Único candidato, Brasil apresenta à FIFA seu dossiê para 2014

30 Jul 2007 - 17h18
O Brasil, único candidato para sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014, apresentará nesta terça-feira seu dossiê oficial de candidatura na sede da Federação Internacional (FIFA) em Zurique, primeira etapa administrativa para organizar o Mundial pela segunda vez.

"Ainda que o Brasil seja o único candidato, ainda não é sede do Mundial de 2014", diz a FIFA. Já que a Colômbia, que também estava na disputa, retirou sua candidatura em abril, apenas uma "catástrofe" poderia estragar a festa dos brasileiros, que desde a derrota na final de 1950 em pleno Maracanã por 2-1 para o Uruguai buscam uma segunda oportunidade para apagar este pesadelo da memória coletiva do país.

Comandada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acompanhado pelo escritor de best-sellers Paulo Coelho e veterano jogador Romário, entre outros, a delegação brasileira apresentará as garantias necessárias perante a FIFA para organizar o Mundial.

O documento inclui pelo menos uma centena de obrigações, que vão de garantias do próprio governo brasileiro sobre temas como o trabalho temporário e os transportes até promessas de construção de novos estádios.

O presidente Lula assinou com grande pompa os documentos necessários em junho passado, afirmando: "tenho certeza de que o Brasil dará um show (em 2014), não só na preparação dos estádios, mas também na infraestrutura".

Os estádios são exatamente o grande quebra-cabeça para os organizadores do torneio em um país com dimensões continentais. Muitas cidades do Brasil querem abrigar os jogos, sendo 22 as candidaturas municipais apresentadas oficialmente.

Em um país que sofre com um enorme déficit público e com a corrupção endêmica, a CBF anunciou que irá privilegiar a utilização de fundos privados para poder recuperar rapidamente o investimento.

Além disso, a maioria dos estádios brasileiros de grande capacidade estão velhos e precisam de reformas, motivo pelo qual investimentos seguros são de grande importância.

Das 22 cidades candidatas à sede foram escolhidas a princípio entre 10 e 18, mas o mais provável é que o número final fique em torno de 12.

Certamente o Rio de Janeiro será palco de algumas partidas do Mundial de 2014, mas falta saber se o governo reformará o mítico Maracaná ou se adaptará para a ocasião o recém-inaugurado estádio João Havelange, o "Engenhão", construído para os Jogos Panamericanos Rio-2007, encerrados neste domingo.
 
 
Uol

Deixe seu Comentário

Leia Também

SIAMESAS
Mulher dá à luz gêmeas siamesas de 3,700KG as duas
ACIDENTE DE TRABALHO
Homem morre ao ser puxado por colheitadeira quando fazia limpeza
TENTATIVA DE HOMICIDIO
Cansada de apanhar mulher desfere golpes de faca em companheiro
POLICIAIS CORRUPTOS
PMs são denunciados por ligação com tráfico; bandidos fizeram foto em caveirão
NOVELA GLOBAL
Camilo descobre segredo de Chiclete e Vivi em 'A dona do pedaço'
LIBERADO
PIS/Pasep para nascidos em agosto já está liberado
ALUCIENÓGENO
Video: Vovó fica doidona ao provar acidentalmente maconha do neto
TARADO AGIU NA IGREJA
Homem é preso após abusar de criança de 4 anos dentro de igreja
CRUELDADE
Adolescente que estava desaparecido foi brutalmente assassinado e queimado
TRAGÉDIA ABSURDA
Homem mata mulher e filha de 11 anos e se mata por não aceitar fim da relacionamento