Menu
SADER_FULL
quarta, 22 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Um cigarro de maconha equivale a até 5 de tabaco para o pulmão

31 Jul 2007 - 17h10

Fumar um cigarro de maconha é tão nocivo aos pulmões quanto até cinco de tabaco, segundo pesquisa divulgada por cientistas neozelandeses. Os usuários de maconha apresentam danos nos bronquíolos, usados para o transporte de oxigênio, e nas grandes vias áreas, o que bloqueia o fluxo de ar, segundo os pesquisadores. Por isso, os usuários de maconha costumam se queixar de chiados na respiração, tosse e peito carregado, de acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia.

Eles examinaram 339 pessoas, divididas em quatro grupos -- fumantes de maconha, fumantes de tabaco, fumantes de ambos e não-fumantes. Só os tabagistas sofriam de enfisema, mas o consumo de maconha também afeta o funcionamento perfeito dos pulmões.

"A extensão deste dano estava diretamente relacionada ao número de cigarros fumados, com um consumo mais alto ligado a uma maior incapacidade", disseram os autores do estudo, publicado na revista médica Thorax.

"O efeito sobre os pulmões de cada cigarro de maconha era equivalente a fumar entre 2,5 e 5 cigarros (de tabaco) de uma só vez", diz o estudo.

O governo britânico está discutindo se a maconha deve ser re-classificada como uma droga mais pesada, devido aos riscos associados às variedades mais fortes.

"O perigo que a canabis representa à saúde respiratória está sendo consistentemente ignorado", observou Helena Shovelton, executiva-chefe da Fundação Britânica do Pulmão.

"Fumar um baseado é mais nocivo para os pulmões do que fumar um cigarro, e acabamos de proibir as pessoas de fazerem isso em lugares públicos devido aos riscos para a saúde." Na semana passada, pesquisadores britânicos disseram que o uso da maconha amplia os riscos de surgimento de doenças psíquicas, como a esquizofrenia.

 

Reuters

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Com quadro de AVC, Agnaldo Timóteo é internado na Bahia
MONSTRUOSIDADE
Pai bate em bebê até a morte por ela ter nascido menina
HOMICIDIO - MISTÉRIO
Filho de 9 anos encontra pai morto no banheiro de casa
REENCONTRO
Filhos reencontram mãe em asilo depois de 54 anos
EXPLORAÇÃO SEXUAL
Casal é preso por abusar sexualmente de 14 adolescentes, atraídos por emprego
LESÃO CORPORAL
Com ciúmes, mulher queima marido com ferro de passar
FORAGIDOS
Homens encapuzados incendeiam ônibus do transporte coletivo
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta versões de Creme Acetinado da perfumaria de Botica 214 em Fátima do Sul
CAMPO BELO RESORT - FERIADÃO DE JUNHO
Campo Belo Resort com pacote especial para o feriadão de Corpus Christi, confira e faça sua reserva
MÁ SORTE
Morador do PR diz ter acertado os números da Mega-Sena acumulada, mas caixa não registra cartão