Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 19 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Um cigarro de maconha equivale a até 5 de tabaco para o pulmão

31 Jul 2007 - 17h10

Fumar um cigarro de maconha é tão nocivo aos pulmões quanto até cinco de tabaco, segundo pesquisa divulgada por cientistas neozelandeses. Os usuários de maconha apresentam danos nos bronquíolos, usados para o transporte de oxigênio, e nas grandes vias áreas, o que bloqueia o fluxo de ar, segundo os pesquisadores. Por isso, os usuários de maconha costumam se queixar de chiados na respiração, tosse e peito carregado, de acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia.

Eles examinaram 339 pessoas, divididas em quatro grupos -- fumantes de maconha, fumantes de tabaco, fumantes de ambos e não-fumantes. Só os tabagistas sofriam de enfisema, mas o consumo de maconha também afeta o funcionamento perfeito dos pulmões.

"A extensão deste dano estava diretamente relacionada ao número de cigarros fumados, com um consumo mais alto ligado a uma maior incapacidade", disseram os autores do estudo, publicado na revista médica Thorax.

"O efeito sobre os pulmões de cada cigarro de maconha era equivalente a fumar entre 2,5 e 5 cigarros (de tabaco) de uma só vez", diz o estudo.

O governo britânico está discutindo se a maconha deve ser re-classificada como uma droga mais pesada, devido aos riscos associados às variedades mais fortes.

"O perigo que a canabis representa à saúde respiratória está sendo consistentemente ignorado", observou Helena Shovelton, executiva-chefe da Fundação Britânica do Pulmão.

"Fumar um baseado é mais nocivo para os pulmões do que fumar um cigarro, e acabamos de proibir as pessoas de fazerem isso em lugares públicos devido aos riscos para a saúde." Na semana passada, pesquisadores britânicos disseram que o uso da maconha amplia os riscos de surgimento de doenças psíquicas, como a esquizofrenia.

 

Reuters

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares