Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

UFGD apresenta Nando Reis dia 23, no Parque dos Ipês em Dourados

10 Set 2010 - 14h29Por Fátima News com assessoria

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) apresenta dia 23 de setembro, o show de aniversário da Universidade com o cantor Nando Reis, que integra a programação dos 5 anos da UFGD. O evento surge como um presente musical à comunidade acadêmica e a todos os douradenses. A apresentação será às 20h, no estacionamento do Parque dos Ipês.

Os preparativos para a apresentação de Nando Reis em Dourados se iniciaram juntamente com a organização de uma série de atividades voltadas à comunidade acadêmica, como forma de comemoração dos 5 anos de existência da UFGD. Integraram a programação já o lançamento do selo comemorativo e nacional de 5 anos da UFGD; lançamento da segunda edição da revista Premissas e do vídeo institucional da Universidade; a Mostra de Cinema Vídeo Índio Brasil e entrega de obras com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda neste mês de setembro, a comunidade acadêmica e douradense poderá prestigiar o Celebração. Serão 5 horas de música, poesia, dança, teatro e outras histórias como forma de celebrar a produção cultural acadêmica. O evento acontece no dia 18 de setembro, sábado, das 19h às 22h, na frente do prédio da Reitoria (Rua João Rosa Góes, 1761).

Também estão na agenda das festividades de setembro, a segunda edição do FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, que terá a presença do presidente da Andifes; a Feira das Faculdades da UFGD; o II Encontro de Cooperação e Intercâmbio Internacional de Dourados – ECIND e o IV Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania e II Fórum de Segurança Pública.

NANDO REIS

Filho de professora de violão, Nando Reis era fã de Jorge Ben. Com o irmão aprendeu a ouvir rocknroll e com a irmã mais velha a tocar violão. Com o outro irmão, Zeco, que era surdo, aprendeu a respeitar o silêncio e, com a Lulu, a mais nova, excepcional, aprendeu a brincar.

Nando ganhou o primeiro violão da avó. O músico passou por Beatles, Led Zeppelin, Alice Cooper, que imitava aos 11 anos na frente ao espelho vestindo um minhocão (que era uma calça de pijama) com umas botas de cano alto da irmã e tocando uma vassoura piaçava. Teve aulas de harmonia, violão clássico e popular e sempre escreveu muito, fazia “livros”, poesias e gostava de mandar cartas.

Entrou no Colégio Equipe em 1978. Com colegas músicos, criou “Os Camarões”, uma banda inspirada na Banda do Zé Pretinho de Jorge Ben e nos Wailers de Bob Marley, com backing vocais femininos e tudo o mais. Na universidade conheceu Os Titãs, que já começavam a montar o seu primeiro show.

Abandonou o curso de Matemática antes de completar o primeiro ano. Em 82, os Titãs entraram no palco pela primeira vez para apresentar um show inteiramente seu – nosso, no caso. Depois de mandar fitas cassetes para todas as gravadoras com repertório gravado e ensaiado à exaustão assinam um contrato para gravação de um Long-Play com a Warner Music. No começo, Nando era apenas backing vocalista dos Titãs e gravou como cantor pela primeira vez duas versões próprias: “Marvin” (com Sergio Britto) e “Querem meu Sangue”.

Nando se casou em 1985 com a colega de classe conhecida no Equipe e, segundo ele, musa de sua primeira canção, a Vânia, com quem tem quatro filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião e Zoé. Separou, passou por Anna, Nani, com quem tem o filho Ismael, e Dri para quem compôs 14 músicas do álbum Drês.

Com Vange Leonel , Marisa Monte, Cássia Eller e Samuel Rosa, suas composição foram gravadas fora dos Titãs e Nando começa a se livrar de tantas dúvidas a respeito de sua capacidade criativa e a acreditar que suas músicas podem ser boas. É convidado a participar como produtor do programa “Gastão Redescobre o Brasil” da MTV. Produz o CD da banda “Nomad”. Cidade Negra estoura com “Onde Você Mora”, dele e de Marisa. É premiado (ele, Marisa e Carlinhos Brown) pela APCA como melhores compositores pelo disco “Cor de Rosa e Carvão” e por aí vai.

Até que em janeiro de 95 entra no estúdio para gravar seu primeiro disco solo. O single “Me Diga” vai muito bem nas rádios. O segundo video-clip “A Fila”, recebe o clip de ouro da MTV na categoria MPB. É premiado, de novo, como melhor compositor pela APCA pelo disco solo. Nando deixou os Titãs no dia 7 de Setembro de 2001. Termina uma história de vinte anos para começar outra etapa de sua vida.

Produziu “Sim e Não”, “Luau MTV”, “MTV ao vivo” e “A Letra A”. Suas músicas emplacam em novelas das 8 da Globo, como“Espatódea” que fez para a filha Zoe entra em “Paraíso Tropical”; “Sou dela” é resgatada para “A Favorita”; e para a novela “Caminho das Índias” grava uma versão de “Eu nasci há dez mil anos atrás” de Raul Seixas e Paulo Coelho.

Um lote de 14 músicas que batiza secretamente de Drês, é o começo do novo disco, que grava em janeiro de 2009 com os Infernais. Com a participação de Ana Cañas canta “Pra você guardei o amor”, lança “Drês” em maio de 2009 – 12 músicas inéditas, todas de sua autoria.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis